RedaçãoRedação ENEM 2017 - Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
lmsodre
1 - Trainee
Mensagens: 74
Registrado em: Sex 03 Out, 2014 21:13
Última visita: 29-04-19
Mai 2018 30 18:45

Redação ENEM 2017 - Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil

Mensagem não lida por lmsodre »

È notório que no Brasil ainda existam desafios para a formação educacional de surdos. Dentre tantos fatores relevantes, temos: a carência de profissionais educadores e a adaptação das escolas.
Sabe-se que a quantidade de professores do ensino regular não é suficiente para abranger toda a população e quanto à professores da educação inclusiva, tais como: libras e braille, é quase inexistente. Portanto, a formação de novos educadores deve ser incentivada pelos órgãos competentes de cada estado brasileiro.
Além disso, as escolas devem ser adaptadas para o ingresso de alunos com deficiências. Visto que estes alunos estarão em contato social com alunos regulares e em igualdade. Sendo assim, as adaptações devem ser tanto na infraestrutura da escola quanto na recepção dos alunos surdos, protegendo-os de discriminações e preconceitos.
Como se vê, a formação educacional de surdos ainda é um desafio para o Brasil, tanto na formação de profissionais educadores quanto na adaptação das escolas. Desse modo, devemos investir na formação de novos educadores, proporcionando-os melhores condições de trabalho e recursos materiais para serem utilizados na escola.




Avatar do usuário
Ittalo25
5 - Mestre
Mensagens: 1823
Registrado em: Seg 18 Nov, 2013 22:11
Última visita: 27-05-20
Mai 2018 30 19:42

Re: redação enem 2017 - desafios para a formação educacional de surdos no Brasil

Mensagem não lida por Ittalo25 »

Gramaticalmente encontrei estes erros, talvez algo tenha passado batido:

É notório que no Brasil ainda existem desafios para a formação educacional de surdos. Dentre tantos fatores relevantes, temos: a carência de profissionais educadores e a adaptação das escolas.
Sabe-se que a quantidade de professores do ensino regular não é suficiente para abranger toda a população e quanto a professores da educação inclusiva, tais como: libras e braille, é quase inexistente. Portanto, a formação de novos educadores deve ser incentivada pelos órgãos competentes de cada estado brasileiro.
Além disso, as escolas devem ser adaptadas para o ingresso de alunos com deficiências. Visto que esses alunos estarão em contato social com alunos regulares e em igualdade. Sendo assim, as adaptações devem ser tanto na infraestrutura da escola quanto na recepção dos alunos surdos, protegendo-os de discriminações e preconceitos.
Como se vê, a formação educacional de surdos ainda é um desafio para o Brasil, tanto na formação de profissionais educadores quanto na adaptação das escolas. Desse modo, devemos investir na formação de novos educadores, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho e recursos materiais para serem utilizados na escola.

Sobre a redação em si:

É notório que no Brasil ainda existem desafios para a formação educacional de surdos. Dentre tantos fatores relevantes, temos: a carência de profissionais educadores (seria interessante deixar claro que a carência é de educadores especializados em lidar com surdos) e a adaptação das escolas.
Sabe-se que a quantidade de professores do ensino regular não é suficiente para abranger toda a população e quanto a professores da educação inclusiva, tais como: libras e braille, é quase inexistente (além de uma redação confusa, por que "gastar" versos escrevendo sobre os professores da educação regular? O foco não é eles) . Portanto, a formação de novos educadores deve ser incentivada pelos órgãos competentes de cada estado brasileiro. (Como seria esse incentivo?)
Além disso, as escolas devem ser adaptadas para o ingresso de alunos com deficiências (Quais seriam essas adaptações?). Visto que esses alunos estarão em contato social com alunos regulares e em igualdade. Sendo assim, as adaptações devem ser tanto na infraestrutura da escola quanto na recepção dos alunos surdos, protegendo-os de discriminações e preconceitos.
Como se vê, a formação educacional de surdos ainda é um desafio para o Brasil, tanto na formação de profissionais educadores quanto na adaptação das escolas (Não precisa repetir a mesma frase da introdução). Desse modo, devemos investir na formação de novos educadores, proporcionando-lhes melhores condições de trabalho e recursos materiais para serem utilizados na escola.

Última edição: Ittalo25 (Qua 30 Mai, 2018 19:44). Total de 1 vez.


Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores. [\Bob Esponja]

Autor do Tópico
lmsodre
1 - Trainee
Mensagens: 74
Registrado em: Sex 03 Out, 2014 21:13
Última visita: 29-04-19
Mai 2018 30 20:13

Re: Redação ENEM 2017 - Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil

Mensagem não lida por lmsodre »

valeu pela ajuda!
mas na sua opinião, foi bom, mau ou péssimo?



Auto Excluído (ID:20876)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 30 20:28

Re: Redação ENEM 2017 - Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20876) »

Cara, caso tu não tenha grana mesmo e queira correções, eu conheço um site de redações gratuitas(não são professores, mas alunos também) : http://escreveronline.com.br . Eu não uso, pois pago um, mas para quem tá sem grana é uma boa... Aí seria legal se tu tivesse opinião das pessoas daqui e de lá. (Esse site também tem pago)



Avatar do usuário
IGFX
Veterano
Mensagens: 268
Registrado em: Qua 29 Mar, 2017 00:50
Última visita: 05-04-20
Jun 2018 13 21:20

Re: Redação ENEM 2017 - Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil

Mensagem não lida por IGFX »

lmsodre escreveu:
Qua 30 Mai, 2018 20:13
valeu pela ajuda!
mas na sua opinião, foi bom, mau ou péssimo?
vc pode dizer qual foi sua nota ? :)




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”