Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

RedaçãoRedação FUVEST 2012- Avaliação

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Out 2017 18 23:20

Redação FUVEST 2012- Avaliação

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Vou deixar a minha redação aqui também para vocês me lincharem, estou precisando...
Proposta:
"Os textos aqui reproduzidos falam de política, seja para enfatizar sua necessidade, seja para indicar suas limitações e impasses no mundo atual. Reflita sobre esses textos e redija uma dissertação em prosa, na qual discuta as ideias neles apresentadas, argumentando de modo a deixar claro o seu ponto de vista sobre o tema Participação política: indispensável ou superada?"

Redação:

Piparote de Sabedoria
A política carrega em seu cerne uma importância imutável: o meio de ordenação humana perante a própria Natureza e o homem. Aqueles que entendem, criam ou disseminam estratégias políticas detêm a arte de governar. Estudiosos da Escola Austríaca, Escola de Frankfurt, Míses, Karl Marx e outros são bons exemplos.
Primeiramente, o estudo e participação política são indispensáveis, de modo que tais sabedorias acarretaram modificações globais, como o Imperialismo Norte Americano e o Colonialismo Europeu.
Ademais, é incontestável a presença da participação política da Escola de Frankfurt no pensamento do homem moderno, porque a partir de Theodor Adorno, Walter Benjamin e outros filósofos frankfurtiano, o pensamento sobre direitos humanos e o politicamente correto foram estruturados
Certamente, a participação política é necessária. A falta desta levou o Brasil, por exemplo, a votar irresponsavelmente e, por conseguinte, à uma crise estrutural. A Terra Tupiniquim tem um grande potencial hídrico, mas o desinteresse da população pela ordenação do país levou-os à um severo recesso e escassez hídrica.
Por fim, a consideração e a participação política do cidadão é importantíssima, pois dessa saíra a História e seu legado.

Editado pela última vez por ivanginato23 em 19 Out 2017, 01:29, em um total de 1 vez.
Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Out 2017 19 09:50

Re: Redação FUVEST 2012- Avaliação

Mensagem não lida por Brunoranery »

Bom dia, Ivan!

Primeiro aspecto que eu mudaria: Nós, que prestamos vestibular, conhecemos tais filósofos e escolas. No entanto, o corretor talvez não. Então eu explicaria o que Karl Marx disse que está relacionado à participação política e o que os estudiosos da Escola Austríaca fizeram nesse âmbito.

Há um erro de concordância em "outros filósofos frankfurtiano". Pela forma com a qual a redação foi redigida, acredito que tenha sido um pequeno erro de digitação.

Procure não usar adjetivos superlativos como "importantíssimo", pois o corretor pode visualizar como uma intensa carga de pessoalidade, visto que a intensa adjetivação, em certo aspecto, pode marcar um excesso de avaliações pessoais. O argumento é pessoal, mas é construído com avaliações universais, por exemplo: É evidente que a corrupção ocorre em demasia no país. Acho que 99% da população concorda com isso, os outros 1% são os políticos. :lol:

Bem, quanto ao argumento de autoridade, no campo da participação política, eu citaria Rousseau, um dos pais da democracia. Há também a possibilidade de inserir em seu texto a retirada do direito consuetudinário aplicado à lei, com a criação da Lei das doze tábulas. As leis eram passadas oralmente de acordo com o interesse dos Patrícios, com a escrita das leis, houve a diminuição da manipulação e uma extensão do ideário democrático.
Como me disse na minha redação, pode citar a constituição de 88 como referência, já que é a Constituição Cidadã, enriquecerá seu texto.

A princípio, são esses pontos.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Out 2017 19 21:57

Re: Redação FUVEST 2012- Avaliação

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Boa!! Eu estava precisando desses argumentos. Quanto à introdução, eu sempre tenho essa dúvida, muitas vezes eu cito algo na introdução que não será "dissecado" na argumentação, você acha isso ruim?
Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Out 2017 20 08:41

Re: Redação FUVEST 2012- Avaliação

Mensagem não lida por Brunoranery »

ivanginato23 escreveu: 19 Out 2017, 21:57 Boa!! Eu estava precisando desses argumentos. Quanto à introdução, eu sempre tenho essa dúvida, muitas vezes eu cito algo na introdução que não será "dissecado" na argumentação, você acha isso ruim?
Sim, pois faltará uma relação. Você é o responsável pelo lado didático do seu texto.
Imagine. Você coloca uma referência filosófica, provavelmente seu examinador não saberá, dependendo da especifidade. Procure causar o menor transtorno a ele. Explique tudo, deixe claro.
Eu poderia muito bem chegar e dizer "Autores como Ariscreudo, Josenildo e Seu Firmino defendiam essa tese". Karl Marx tem várias teorias. Se disser: ele disse, fica vago. Portanto, ter no texto o Ariscreudo (autor fictício) é como inserir o Karl Marx sem explicar o que ele tem a ver com aquele tema.
Não digo isso para o Karl Marx, pois ele é um clichê entre os professores de redação. Mas imagine você citando um cara como o Jacques Lacan, que poucos conhecem? Citar um Eadweard Muybridge? O corretor vai babar em cima da redação, pois não vai saber quem é.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

Ittalo25
5 - Mestre
Mensagens: 2349
Registrado em: 18 Nov 2013, 22:11
Última visita: 27-03-24
Agradeceu: 299 vezes
Agradeceram: 1401 vezes
Out 2017 20 11:07

Re: Redação FUVEST 2012- Avaliação

Mensagem não lida por Ittalo25 »

A escrita tá boa, mas eu lendo como um leigo no assunto achei tudo meio "jogado".

Tá faltando organizar melhor as informações, acredito que seja melhor se concentrar em 2 ou 3 informações e dissecá-las, ao invés de simplesmente expor várias informações.

Ninguém pode ser perfeito, mas todos podem ser melhores. [\Bob Esponja]
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Redação [Chegue com sua opinião]
    por Brunoranery » » em Redação
    4 Respostas
    3412 Exibições
    Última mensagem por Brunoranery
  • Nova mensagem Adjetivos na Redação
    por ivanginato23 » » em Redação
    2 Respostas
    1998 Exibições
    Última mensagem por pensadornato
  • Nova mensagem Referência [REDAÇÃO] - Breve Dùvida
    por Brunoranery » » em Redação
    2 Respostas
    2103 Exibições
    Última mensagem por Optmistic
  • Nova mensagem Material de Redação
    por Brasileiro312 » » em Redação
    0 Respostas
    1323 Exibições
    Última mensagem por Brasileiro312
  • Nova mensagem Redação na Marinha
    por PedroCosta » » em Redação
    3 Respostas
    2261 Exibições
    Última mensagem por WagnerMachado

Voltar para “Redação”