Interpretação de Textosinterpretação de texto Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
marcos178178
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Qua 16 Ago, 2017 16:05
Última visita: 11-06-18
Ago 2017 23 22:16

interpretação de texto

Mensagem não lida por marcos178178 »

Quando temos uma prova de matemática, física, história ou gramática estudamos suas respectivas teorias. Mas e quando vamos fazer um teste de interpretação de texto? Não há uma teoria para se estudar e refletir, aparentemente, cada texto é um caso em particular onde ou você conhece o assunto do texto ou não conhece. Tendo isso em mente pode-se concluir que não há como estudar para uma prova de interpretação de texto, mesmo com o habito da leitura fica-se a mercê da sorte. Como melhorar a interpretação de texto?




Avatar do usuário
fismatpina
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: Seg 26 Jun, 2017 10:29
Última visita: 07-05-19
Ago 2017 23 22:50

Re: interpretação de texto

Mensagem não lida por fismatpina »

Acredito que assim como qualquer outra matéria, você só coloca seu conhecimento em prática quando faz exercícios. Uma boa maneira de treinar interpretação é fazendo exercícios. Se seu objetivo é melhorar para algum vestibular, procure fazer as provas antigas de português. Ter um bom professor para sanar suas dúvidas também é importante. Espero ter ajudado.
:D



Jack of all trades :wink:

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Out 2017 06 13:26

Re: interpretação de texto

Mensagem não lida por Brunoranery »

Sei que o tópico está solucionado, mas gostaria de acrescentar algumas coisas.

Primeiramente você deve estudar as tipologias textuais e as funções de linguagem, pois elas te ajudarão a olhar para uma fonte, ou para um trecho do texto e já conectar características típicas com o que você lerá. Por exemplo: Viu uma questão do ENEM com a fonte "Folha de São Paulo", já ligue à função referencial, já busque equalizar seu cérebro para um viés mais informativo e impessoal.

Segundo, procure escolher certo tipo de linguagem que seja compatível com a banca que você quer prestar. Por exemplo, se for a FUVEST é bom já ter um hábito de leitura de trechos ou dos próprios livros mesmo do Machado de Assis, José de Alencar e de um Português mais arcaico. Não ignore palavras que não conhece, já fui salvo milhares de vezes por uma palavra. Eu já tentei ignorar significados e tentar descobrir por lógica. Um dia não funcionará.

Procure se manter acostumado à linguagem da sua prova, como disse o fismatpina, faça questões e leia enunciados pelo menos. Uma coisa que eu faço é pesquisar os links das fontes do ENEM, ler notícias por essas fontes e ler coisas nessas fontes, pois sempre se repetem.

Outra coisa importante: estude sempre os conectivos, conheça-os, pois saber quando uma oração está em concordância com uma ou divergência pode ser o diferencial na questão.

Em síntese, temos uma linguagem bem ampla; por conseguinte, gostaria de dizer que conhecer as variedades linguísticas é super importante. O vestibular não quer alguém que seja "o cara" no Português padrão, mas que conheça boa parte das formas de comunicação. Ser fera em linguagens não é usar palavras difíceis, mas reconhecer a legitimidade desde o Português, digamos assim, erudito ao Português regional utilizado em grande parte no interior.
Enfim, falei demais aqui, mas espero ter ajudado. :D
Última edição: Brunoranery (Sex 06 Out, 2017 13:29). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: Qua 22 Jun, 2016 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Nov 2017 29 17:32

Re: interpretação de texto

Mensagem não lida por pensadornato »

Interpretação de texto é bom ter raciocinio lógíco ou dedução lógíca,o que ajuda muito é logica de programação,pode começar pela linguagem pascal.



O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.

Movido de Redação para Interpretação de Textos em Qua 07 Out, 2020 16:51 por caju

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Interpretação de Textos”