Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Interpretação de Textosinterpretação de texto Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
marcos178178
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: 16 Ago 2017, 16:05
Última visita: 11-06-18
Ago 2017 23 22:16

interpretação de texto

Mensagem não lida por marcos178178 »

Quando temos uma prova de matemática, física, história ou gramática estudamos suas respectivas teorias. Mas e quando vamos fazer um teste de interpretação de texto? Não há uma teoria para se estudar e refletir, aparentemente, cada texto é um caso em particular onde ou você conhece o assunto do texto ou não conhece. Tendo isso em mente pode-se concluir que não há como estudar para uma prova de interpretação de texto, mesmo com o habito da leitura fica-se a mercê da sorte. Como melhorar a interpretação de texto?

Avatar do usuário

fismatpina
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: 26 Jun 2017, 10:29
Última visita: 07-05-19
Agradeceram: 194 vezes
Ago 2017 23 22:50

Re: interpretação de texto

Mensagem não lida por fismatpina »

Acredito que assim como qualquer outra matéria, você só coloca seu conhecimento em prática quando faz exercícios. Uma boa maneira de treinar interpretação é fazendo exercícios. Se seu objetivo é melhorar para algum vestibular, procure fazer as provas antigas de português. Ter um bom professor para sanar suas dúvidas também é importante. Espero ter ajudado.
:D

Jack of all trades :wink:
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Out 2017 06 13:26

Re: interpretação de texto

Mensagem não lida por Brunoranery »

Sei que o tópico está solucionado, mas gostaria de acrescentar algumas coisas.

Primeiramente você deve estudar as tipologias textuais e as funções de linguagem, pois elas te ajudarão a olhar para uma fonte, ou para um trecho do texto e já conectar características típicas com o que você lerá. Por exemplo: Viu uma questão do ENEM com a fonte "Folha de São Paulo", já ligue à função referencial, já busque equalizar seu cérebro para um viés mais informativo e impessoal.

Segundo, procure escolher certo tipo de linguagem que seja compatível com a banca que você quer prestar. Por exemplo, se for a FUVEST é bom já ter um hábito de leitura de trechos ou dos próprios livros mesmo do Machado de Assis, José de Alencar e de um Português mais arcaico. Não ignore palavras que não conhece, já fui salvo milhares de vezes por uma palavra. Eu já tentei ignorar significados e tentar descobrir por lógica. Um dia não funcionará.

Procure se manter acostumado à linguagem da sua prova, como disse o fismatpina, faça questões e leia enunciados pelo menos. Uma coisa que eu faço é pesquisar os links das fontes do ENEM, ler notícias por essas fontes e ler coisas nessas fontes, pois sempre se repetem.

Outra coisa importante: estude sempre os conectivos, conheça-os, pois saber quando uma oração está em concordância com uma ou divergência pode ser o diferencial na questão.

Em síntese, temos uma linguagem bem ampla; por conseguinte, gostaria de dizer que conhecer as variedades linguísticas é super importante. O vestibular não quer alguém que seja "o cara" no Português padrão, mas que conheça boa parte das formas de comunicação. Ser fera em linguagens não é usar palavras difíceis, mas reconhecer a legitimidade desde o Português, digamos assim, erudito ao Português regional utilizado em grande parte no interior.
Enfim, falei demais aqui, mas espero ter ajudado. :D
Editado pela última vez por Brunoranery em 06 Out 2017, 13:29, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Avatar do usuário

pensadornato
Avançado
Mensagens: 124
Registrado em: 22 Jun 2016, 22:06
Última visita: 13-07-20
Localização: Jaraguá do sul/SC
Agradeceu: 31 vezes
Agradeceram: 23 vezes
Nov 2017 29 17:32

Re: interpretação de texto

Mensagem não lida por pensadornato »

Interpretação de texto é bom ter raciocinio lógíco ou dedução lógíca,o que ajuda muito é logica de programação,pode começar pela linguagem pascal.

O homem não é nada sem o ser e o agir,o ser é o que tu é,e o agir é sua atitude.
Movido de Redação para Interpretação de Textos em 07 Out 2020, 16:51 por caju

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Interpretação de Textos”