RedaçãoTexto para exercício de correção.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
CarlosAlê
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: Sex 26 Ago, 2022 09:40
Última visita: 07-08-23
Ago 2023 07 00:06

Texto para exercício de correção.

Mensagem não lida por CarlosAlê »

Vou colocar aqui um texto de humor, mas que é próprio para um exercício de correção gramatical, que uma vez feita, torna-se muito útil como exemplo de muitos problemas da escrita.

Aqui vão as 30 dicas do que você deve ou não fazer na elaboração do seu texto:

01. Seu texto deve primar pela clareza, coesão, coerência e sapatilhas douradas. Não fugir ao tema proposto é um cuidado básico que todo redator precisa ter. Quero aproveitar o ensejo pra mandar um parabéns pra estagiária Lourdes Maria que se formou em Letras este mês e trabalha na revisão deste texto.

02. Vc. deve evitar ao máx. a abrev. em s.m., s.f., adj., pron., adv., prep., pron. e etc.

03. Avalie abolir absolutamente aquelas aliterações apenas abertamente acumulativas.

04. nunca esquecer das maiúsculas é o que aprendi com loreta cavalcanti, minha professora lá no colégio alexandre de gusmão, no ipiranga.

05. Na aplicabilidade significante do vernáculo, com espeque no que dilucidam os gramáticos, vale consignar, no que tange ao precípuo desabrochar das operações cognitivas, ser escusável adotar, mormente na didática, uma retórica rebuscada e pernóstica.

06. Não construa frases de efeito, que são bonitas mas sem conteúdo. Escreva somente frases que brilhem como uma estrela, encantem como uma flor ou inspirem como uma aurora.

07. Palavras, expressões e construções alheias ao idioma não devem ser empregadas em nossa Portuguese Language.

08. O lance é o seguinte, assim ó, na moral, desencana no emprego de gíria, tá ligado? Papo reto! Não rola! Mesmo que sejam maneiríssimas, vai flopar! Pode até parecer da hora, mas vai deixar o leitor boladão, sacou? Vai entregar que o figura não entende lhufas do esquema, morou? Pegou a visão? Valeu!

09. Segundo os manuais de estilo, as palavras de baixo calão vão transformar sua porcaria de texto numa bosta.

10. Nunca generalize: generalizar, em qualquer gênero textual, é sempre um erro.

11. Evite repetir uma palavra, pra não deixar a palavra repetitiva. Ficar repetindo uma palavra vai fazer com que a palavra repetida deixe menos elegante o texto onde a palavra se repete, ainda que você tente justificar a repetição da palavra.

12. Nunca abuse das citações ao texto de outros. Lembre sempre o que já escreveu o grande Vouchard de Mesquieu no passado : - Quem cita os outros não tem idéias próprias…

13. Ignorar o público-alvo ocorre quando um escritor não leva em consideração quem será o leitor do texto, escrevendo receita de barriga de porco no espeto em livro para veganos apenas porque soube que o seu editor é louco por assados. No exemplo dado o erro é ainda maior considerando que lombo, pernil ou costelinha de porco são muito mais deliciosos.

14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes, isto é, a expressão exata é suficiente. Em outras palavras, não fique repetindo a mesma idéia, evitando assim a tautologia.

15. Antes de começar a escrever, organize suas idéias com o esboço do que pretende abordar em seu texto. Este planejamento ajudará a estabelecer a melhor ordem em que as informações serão apresentadas. Esse ítem, aliás, é tão importante que deveria ter sido o primeiro da presente lista.

16. Tem macanudo que ainda não entendeu que configura defeito de estilo, uma baita rateada, o uso da linguagem regional, tchê! É uma barbaridade o vivente usar as expressões do seu rincão só para deixar o texto mais enfeitado que penteadeira de meretriz, lona de circo e burro de cigano em festa. Te liga bico de luz!

17. A voz passiva deve ser evitada.

18. O uzo esthetico das phormas archaicas da orthographia vai difficultar a comprehensão da sua producção escripta.

19. Perguntas retóricas são realmente necessárias?

20. Conforme é recomendado pela A.G.O.P.E., nunca use siglas desconhecidas.

21. Exagerar é mil bilhões de vezes pior do que a moderação.

22. Um renomado linguista já ensinava: - Mesóclises? Evitá-las-ei!

23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.

24. Por causa da correção gramatical, em sua estrita acepção, nem por exceção faz-se aceitação do eco como expressão na elaboração da redação.

25. Evite, visando a concisão, a frase exageradamente longa, pois esta dificulta a compreensão da idéia central contida nela (e sua própria elaboração estrutural), e como em certos casos pode ainda apresentar mais de uma, nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçando, desta forma, o empenhado leitor a separá-la em segmentos diversos para torná-la mais compreensível, o que não deve de modo algum acontecer, afinal de contas, deixar o texto prolixo poderá invalidar o processo natural de leitura fluente que se almeja proporcionar. A curta também!

26. O neologisamento é desnecessariante, mesmo pra quem esteja desejariando maior ampliariedade, expressiveza, diversificatura e enriquecência na sua vocabulagem.

27. Tenha coidado com a hortografia, porcurando não dez valorizar a lingua portuguêsa.

28. Sempre revisar a digitalização do texto é tarefa mprescindível e que requer apenasatenção.

29. Para abrir seu leque de opções expressivas e dar asas a sua imaginação, é de vital importância que você evite os lugares-comuns, os quais podem empanar o brilho do seu texto.

30. Dica mais importante: não abuse da metalinguagem.

P.S. Te liga bico de luz!

Última edição: CarlosAlê (Seg 07 Ago, 2023 00:10). Total de 3 vezes.


Ressuscitado pela última vez por CarlosAlê em Seg 07 Ago, 2023 00:06.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”