RedaçãoAnálise de textos (argumentativos / predominantemente argumentativo)

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
simonecig
Elite
Mensagens: 185
Registrado em: Sáb 18 Jul, 2020 16:03
Última visita: 06-03-23
Jul 2020 25 16:23

Análise de textos (argumentativos / predominantemente argumentativo)

Mensagem não lida por simonecig »

Abaixo você tem excertos de variados textos. Identifique os textos em:
PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVO e

ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO.

1) O mercado de palestras no Brasil vive uma fase de reaquecimento decorrente da retomada do crescimento da economia. Na ânsia de treinar os funcionários, melhorar o ambiente de trabalho e aumentar a produtividade, as maiores companhias brasileiras voltaram a gastar dinheiro contratando gurus. Na lista de convidados para falar, aparecem profissionais de especialidades variadas, desde economistas, consultores estrangeiros e professores, até mágicos, esportistas e um carnavalesco. “Estamos falando de uma atividade muito bem remunerada, um filão que atrai cada vez mais gente”, diz Priscila David, da agência de contratação de palestrantes Palavra.

A) ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO

b) PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVO



2) Há, desde a entrada, um sentimento de tempo na casa materna. As grades do portão têm uma velha ferrugem e o trinco se encontra num lugar que só a mão filial conhece. O jardim pequeno parece mais verde e úmido que os demais, com suas palmas, tinhorões e samambaias, que a mão filial, fiel a um gesto de infância, desfolha ao longo da haste. É sempre quieta a casa materna, mesmo aos domingos, quando as mãos filiais se pousam sobre a mesa farta do almoço, repetindo uma antiga imagem.

a) ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO

B) PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVO



3) A produção, a divulgação e a transmissão de conhecimentos e a formação de pessoas com consciência crítica sobre a sociedade são, no seu conjunto, as características principais de uma universidade. A universidade constituiu-se, durante o último milênio, em uma instância de reflexão crítica da sociedade e em um importante espaço de produção de conhecimentos artísticos, técnicos e científicos; e, mais importante ainda, como um dos pilares mais significativos da formação histórica da sociedade moderna e das gerações que se sucederam desde o século XII.


A) ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO

b) PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVO



4) Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida. Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a ideia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar à luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.


A) ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO

b) PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVO



5) Censurar, proibir e reprimir são atitudes antipáticas, porque geralmente são vistas pela sociedade como inimigas da liberdade individual, da criatividade e da verdade. A censura esconde dilemas e armadilhas sutis que podem causar mais confusão do que esclarecer os problemas relacionados a ela, até porque nem todo tipo de censura representa uma interferência odiosa na vida da população. Um exemplo simples de censura socialmente aceitável — ou até considerada necessária para o bom andamento da vida social — é a tentativa de proteger crianças contra filmes, livros e outras manifestações do pensamento que possam incitar à violência ou a outras situações consideradas prejudiciais à formação dos jovens.


a) ARGUMENTATIVO/INFORMATIVO

B) PREDOMINANTEMENTE ARGUMENTATIVO




Avatar do usuário
Lauzinha04
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Qua 16 Fev, 2022 11:57
Última visita: 12-05-22
Mar 2022 18 01:26

Re: Análise de textos (argumentativos / predominantemente argumentativo)

Mensagem não lida por Lauzinha04 »

Os textos predominantemente argumentativos possuem foco na tese e persuasão. Já os argumentativos/informativos há mistura. Normalmente apresentam-se informações (fatos) e também há defesa de tese. Nesse último caso a defesa da tese pode ser sutil, sendo possível só observá-la em algumas marcas linguísticas, como conjugação verbal e etc.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”