RedaçãoAs consequências da biopirataria no Brasil- Red Enem

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Out 2018 16 15:09

As consequências da biopirataria no Brasil- Red Enem

Mensagem não lida por Liliana »

Aceito dicas, críticas, correções... tudo será muito bem vindo! :D




Criado na floresta, o "rei da selva", personagem fictício do Tarzan, aborda sobre como a chegada da tripulação culminou na exploração dos recursos naturais. Já na vida real, é possível fazer uma analogia entre essa história e a biopirataria, presente no território brasileiro desde 1500, com a exploração do pau-brasil pelos portugueses. Nesse contexto, a apropriação da fauna e da flora brasileiras por terceiros traz prejuízos não apenas ao patrimônio genético e ambiental, mas também à economia. Dessa maneira, é preciso analisar esse cenário, à fim de revertê-lo.
Inicialmente, é preciso frisar que a fauna e a flora fazer parte do patrimônio natural, sobretudo, por terem levado anos para serem encontradas na natureza sobre a forma atual. Com isso, a biopirataria, além de afetar o equilíbrio das cadeias alimentares, também desrespeita os anos de seleção natural, pregada por Darwin em "A origem das espécies", além de desrespeitar todo o fluxo gênico e a interferência do meio natural para o ser vivo finalmente apresentar seu fenótipo atual.
Por outro lado, esse tráfico ilegal também afeta a economia nacional, na medida em que a OMC desobriga a comprovação da origem do material genético pirata. Por conseguinte, o Brasil é obrigado a acatar a patente no exterior do material genético aqui roubado, sem direito a participar dos lucros advindos de um remédio a base de uma planta brasileira, por exemplo. Nessa intempérie, as legislações atuais legitimam a dominação de alguns países sobre outros, que se apropriam dos recursos naturais e da economia de outrem, o que demonstra que o neocolonialismo ainda permanece no mundo Contemporâneo.
Portanto, diante do exposto, com o fito de preservar o patrimônio natural do Brasil, o Poder Legislativo, em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, deve criar uma Lei de Patentes, que obrigue o reconhecimento pelo Governo Federal de qualquer ser vivo, animal ou planta, que vá sair do país, condicionando-os a patentes da nacionalidade brasileira. Dessa forma, haverá controle sobre a fauna e a flora, respeitando seu processo de evolução, e a garantia de que o país usufruirá de seus direitos econômicos.




Avatar do usuário
caderno27
sênior
Mensagens: 29
Registrado em: Sáb 15 Dez, 2018 23:01
Última visita: 12-03-19
Mar 2019 04 12:34

Re: As consequências da biopirataria no Brasil- Red Enem

Mensagem não lida por caderno27 »

Off Topic
Inicialmente, é preciso frisar que a fauna e a flora fazer parte do patrimônio natural,
Não entendi o "fazer", o que quis dizer?

A propósito, "a fim de" não ocorre crase, Você poderia muito bem substituir essa expressão por "com o propósito de", que ficaria desta forma:
"Dessa maneira, é preciso analisar esse cenário, com o propósito de revertê-lo." Há mais sinônimos neste link.

Ficou ótimo o texto. Não ajudo mais porque meu português é... mais ou menos. Até.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Redação”