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LiteraturaParnasianismo Tópico resolvido

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olhaavista
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Set 2021 28 17:50

Parnasianismo

Mensagem não lida por olhaavista »

Analise o seguinte poema:

Vaso chinês

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez por contraste à desventura,
Quem o sabe?... de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura.

Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,
Sentia um não sei quê com aquele chim
De olhos cortados à feição de amêndoa.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Parnasianismo encontrados no poema Vaso chinês, de Alberto de Oliveira, são
a) Desvio das formas clássicas e liberdade artística.
b) Predomínio de sonetos e dualismo.
c) Linguagem subjetiva e idealização amorosa.
d) Liberdade formal da estrutura poética e evidente preocupação do eu lírico com a realidade social.
e) Presença de versos decassílabos e racionalismo.
No gabarito fala que seria a D, mas a parte "evidente preocupação do eu lírico com a realidade social" não faz sentido, alguém pode ajudar?
Resposta

D

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vinyso
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Out 2021 22 13:09

Re: Parnasianismo

Mensagem não lida por vinyso »

olhaavista escreveu: 28 Set 2021, 17:50 Analise o seguinte poema:

Vaso chinês

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez por contraste à desventura,
Quem o sabe?... de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura.

Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,
Sentia um não sei quê com aquele chim
De olhos cortados à feição de amêndoa.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Parnasianismo encontrados no poema Vaso chinês, de Alberto de Oliveira, são
a) Desvio das formas clássicas e liberdade artística.
b) Predomínio de sonetos e dualismo.
c) Linguagem subjetiva e idealização amorosa.
d) Liberdade formal da estrutura poética e evidente preocupação do eu lírico com a realidade social.
e) Presença de versos decassílabos e racionalismo.
No gabarito fala que seria a D, mas a parte "evidente preocupação do eu lírico com a realidade social" não faz sentido, alguém pode ajudar?
Resposta

D
A "evidente preocupação do eu lírico com a realidade social" se mostra mais claramente nos termos destacados:

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

O sentimento do eu-lírico no final do poema em "Sentia um não sei quê com aquele chim" demonstra um sentimento indefinido que não é comum, o que acontece em nossa realidade social quando nos deparamos com figuras ou situações diferentes das quais estamos acostumados.

Espero ter ajudado.

Editado pela última vez por vinyso em 22 Out 2021, 13:09, em um total de 1 vez.
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Menitham
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Out 2021 23 14:28

Re: Parnasianismo

Mensagem não lida por Menitham »

O desinteresse pelo lirico nao significa ignorancia de interesse real no parnasianismo. As poesias parnasianas geralmente sao sobre temas intangiveis da realidade de todos, enquanto na prosa, a exemplo de Euclides da Cunha, o parnasianismo tem forma sociologicas. Como no livro Os sertoes.
Portanto, faz todo o sentido o parnasinismo ter interesse social. Ja que nao é uma escola literaria que discute temas intangiveis imaginarios. Eles sao sempre reais e sentido por cada um, por isso a o parnasionaismo é o que se aproxima de uma literatura de cunho sociologico intimista. Se o realismo fala de fatos sociais, o parnasianismo fala de açoes sociais pessoais. Como dizia os poetas do Simbolismo, o parnasianismo nao suja a poesia de lirismo.
O parnasianismo é de longe uma das melhores escolas e formas de se escrever sem se sujar de lirismo para contar o que sente. Muito baseado nas formas literarias do Simbolismo, berço da literatura pós-moderna.
O lirismo comedido denunciado por Manuel Bandeira nunca foi diferecionado para a escola parnasiana;como muitos ensinam. Mas sim para as heranças literarias do proprio romantismo, que ainda pairavam pela literatura

Editado pela última vez por Menitham em 23 Out 2021, 14:38, em um total de 4 vezes.
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