LiteraturaParnasianismo Tópico resolvido

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olhaavista
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Set 2021 28 17:50

Parnasianismo

Mensagem não lida por olhaavista »

Analise o seguinte poema:

Vaso chinês

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez por contraste à desventura,
Quem o sabe?... de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura.

Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,
Sentia um não sei quê com aquele chim
De olhos cortados à feição de amêndoa.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Parnasianismo encontrados no poema Vaso chinês, de Alberto de Oliveira, são
a) Desvio das formas clássicas e liberdade artística.
b) Predomínio de sonetos e dualismo.
c) Linguagem subjetiva e idealização amorosa.
d) Liberdade formal da estrutura poética e evidente preocupação do eu lírico com a realidade social.
e) Presença de versos decassílabos e racionalismo.
No gabarito fala que seria a D, mas a parte "evidente preocupação do eu lírico com a realidade social" não faz sentido, alguém pode ajudar?
Resposta

D




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vinyso
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Re: Parnasianismo

Mensagem não lida por vinyso »

olhaavista escreveu:
Ter 28 Set, 2021 17:50
Analise o seguinte poema:

Vaso chinês

Estranho mimo aquele vaso! Vi-o,
Casualmente, uma vez, de um perfumado
Contador sobre o mármor luzidio,
Entre um leque e o começo de um bordado.

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

Mas, talvez por contraste à desventura,
Quem o sabe?... de um velho mandarim
Também lá estava a singular figura.

Que arte em pintá-la! A gente acaso vendo-a,
Sentia um não sei quê com aquele chim
De olhos cortados à feição de amêndoa.

Os elementos formais e temáticos relacionados ao contexto cultural do Parnasianismo encontrados no poema Vaso chinês, de Alberto de Oliveira, são
a) Desvio das formas clássicas e liberdade artística.
b) Predomínio de sonetos e dualismo.
c) Linguagem subjetiva e idealização amorosa.
d) Liberdade formal da estrutura poética e evidente preocupação do eu lírico com a realidade social.
e) Presença de versos decassílabos e racionalismo.
No gabarito fala que seria a D, mas a parte "evidente preocupação do eu lírico com a realidade social" não faz sentido, alguém pode ajudar?
Resposta

D
A "evidente preocupação do eu lírico com a realidade social" se mostra mais claramente nos termos destacados:

Fino artista chinês, enamorado,
Nele pusera o coração doentio
Em rubras flores de um sutil lavrado,
Na tinta ardente, de um calor sombrio.

O sentimento do eu-lírico no final do poema em "Sentia um não sei quê com aquele chim" demonstra um sentimento indefinido que não é comum, o que acontece em nossa realidade social quando nos deparamos com figuras ou situações diferentes das quais estamos acostumados.

Espero ter ajudado.

Última edição: vinyso (Sex 22 Out, 2021 13:09). Total de 1 vez.



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Menitham
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Re: Parnasianismo

Mensagem não lida por Menitham »

O desinteresse pelo lirico nao significa ignorancia de interesse real no parnasianismo. As poesias parnasianas geralmente sao sobre temas intangiveis da realidade de todos, enquanto na prosa, a exemplo de Euclides da Cunha, o parnasianismo tem forma sociologicas. Como no livro Os sertoes.
Portanto, faz todo o sentido o parnasinismo ter interesse social. Ja que nao é uma escola literaria que discute temas intangiveis imaginarios. Eles sao sempre reais e sentido por cada um, por isso a o parnasionaismo é o que se aproxima de uma literatura de cunho sociologico intimista. Se o realismo fala de fatos sociais, o parnasianismo fala de açoes sociais pessoais. Como dizia os poetas do Simbolismo, o parnasianismo nao suja a poesia de lirismo.
O parnasianismo é de longe uma das melhores escolas e formas de se escrever sem se sujar de lirismo para contar o que sente. Muito baseado nas formas literarias do Simbolismo, berço da literatura pós-moderna.
O lirismo comedido denunciado por Manuel Bandeira nunca foi diferecionado para a escola parnasiana;como muitos ensinam. Mas sim para as heranças literarias do proprio romantismo, que ainda pairavam pela literatura

Última edição: Menitham (Sáb 23 Out, 2021 14:38). Total de 4 vezes.



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