LiteraturaEnem PPL 2019, interpretação. "CANÇADO, M. L. Hospício é Deus" Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
matheuscrj16
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: Qui 24 Jul, 2014 22:03
Última visita: 25-11-21
Jul 2020 14 16:50

Enem PPL 2019, interpretação. "CANÇADO, M. L. Hospício é Deus"

Mensagem não lida por matheuscrj16 »

Questão 07
19-11-1959
Eu a conheci da primeira vez em que estive aqui. Parece-me que é esquizofrênica, caso crônico, doente há
mais de vinte anos — não estou bem certa. Foi transferida para a Colônia Juliano Moreira e nunca mais a vi. [...]
À tarde, quando ia lá, pedia-lhe para cantar a ária da Bohème, “Valsa da Musetta”. Dona Georgiana, recortada no
meio do pátio, cantava — e era de doer o coração. As dementes, descalças e rasgadas, paravam em surpresa,
rindo bonito em silêncio, os rostos transformados. Outras, sentadas no chão úmido, avançavam as faces inundadas
de presença — elas que eram tão distantes. Os rostos fulgiam por instantes, irisados e indestrutíveis. Me deixava
imóvel, as lágrimas cegando-me. Dona Georgiana cantava: cheia de graça, os olhos azuis sorrindo, aquele passado
tão presente, ela que fora, ela que era, se elevando na limpidez das notas, minhas lágrimas descendo caladas, o
pátio de mulheres existindo em dor e beleza. A beleza terrífica que Puccini não alcançou: uma mulher descalça,
suja, gasta, louca, e as notas saindo-lhe em tragicidade difícil e bela demais — para existir fora de um hospício.
CANÇADO, M. L. Hospício é Deus. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

O diário da autora, como interna de hospital psiquiátrico, configura um registro singular, fundamentado por uma
percepção que:

A) atenua a realidade do sofrimento por meio da música.
B) redimensiona a essência humana tocada pela sensibilidade.
C) evidencia os efeitos dos maus-tratos sobre a imagem feminina.
D) transfigura o cotidiano da internação pelo poder de se emocionar.
E) aponta para a recuperação da saúde mental graças à atividade artística.
Resposta

Gabarito: B
Obs: Tentando entender a "lógica" de algumas questões de interpretação do enem. Claro que as alternativas A, C e E são instantaneamente descartadas, mas veja, como, ou quem - ou melhor dizendo, qual a melhor definição - define-se "essência humana" para que eu possa entendê-la como redimensionada através da sensibilidade?
Na alternativa D, ainda, por que não posso entender a situação como uma ruptura ou mudança no cotidiano, no dia a dia comum, das internadas?

Agradeço demais quem puder me auxiliar, tenho uma certa dificuldade em reconhecer o que descarta certas alternativas de interpretação exclusivas do enem.

Última edição: matheuscrj16 (Ter 14 Jul, 2020 16:51). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Jul 2020 14 17:49

Re: Enem PPL 2019, interpretação. "CANÇADO, M. L. Hospício é Deus"

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Olá, matheuscrj16,
matheuscrj16 escreveu:
Ter 14 Jul, 2020 16:50
Na alternativa D, ainda, por que não posso entender a situação como uma ruptura ou mudança no cotidiano, no dia a dia comum, das internadas?
Acredito que não é uma mudança no cotidiano do hospital psiquiátrico, pois era algo que o autor estava habituado, note na terceira linha:
matheuscrj16 escreveu:
Ter 14 Jul, 2020 16:50
[...] À tarde, quando ia lá, pedia-lhe para cantar a ária da Bohème [...]
Não sei se você vai concordar comigo, mas nesse trecho passa a ideia de que era um hábito apreciar a Dona Georgiana cantar.

Agora sobre a alternativa B: a ideia de redimensionar a essência humana é que não importa naquele momento que ela estava suja, gasta, louca, internada em um hospício, isso tudo cai por terra a partir do momento que a Dona Georgiana consegue expressar todo seu talento/sentimento através do seu canto, até é feito uma comparação com esse Puccini (pesquisei aqui e ele é um compositor de ópera, apesar que na hora da prova nem precisava saber essa informação, era só assimilar que provavelmente o nome estava relacionado com um artista). Acredito que seja isso.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Literatura”