Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

LiteraturaEnem PPL 2019, interpretação. "CANÇADO, M. L. Hospício é Deus" Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
matheuscrj16
Junior
Mensagens: 11
Registrado em: 24 Jul 2014, 22:03
Última visita: 25-11-21
Agradeceram: 1 vez
Jul 2020 14 16:50

Enem PPL 2019, interpretação. "CANÇADO, M. L. Hospício é Deus"

Mensagem não lida por matheuscrj16 »

Questão 07
19-11-1959
Eu a conheci da primeira vez em que estive aqui. Parece-me que é esquizofrênica, caso crônico, doente há
mais de vinte anos — não estou bem certa. Foi transferida para a Colônia Juliano Moreira e nunca mais a vi. [...]
À tarde, quando ia lá, pedia-lhe para cantar a ária da Bohème, “Valsa da Musetta”. Dona Georgiana, recortada no
meio do pátio, cantava — e era de doer o coração. As dementes, descalças e rasgadas, paravam em surpresa,
rindo bonito em silêncio, os rostos transformados. Outras, sentadas no chão úmido, avançavam as faces inundadas
de presença — elas que eram tão distantes. Os rostos fulgiam por instantes, irisados e indestrutíveis. Me deixava
imóvel, as lágrimas cegando-me. Dona Georgiana cantava: cheia de graça, os olhos azuis sorrindo, aquele passado
tão presente, ela que fora, ela que era, se elevando na limpidez das notas, minhas lágrimas descendo caladas, o
pátio de mulheres existindo em dor e beleza. A beleza terrífica que Puccini não alcançou: uma mulher descalça,
suja, gasta, louca, e as notas saindo-lhe em tragicidade difícil e bela demais — para existir fora de um hospício.
CANÇADO, M. L. Hospício é Deus. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

O diário da autora, como interna de hospital psiquiátrico, configura um registro singular, fundamentado por uma
percepção que:

A) atenua a realidade do sofrimento por meio da música.
B) redimensiona a essência humana tocada pela sensibilidade.
C) evidencia os efeitos dos maus-tratos sobre a imagem feminina.
D) transfigura o cotidiano da internação pelo poder de se emocionar.
E) aponta para a recuperação da saúde mental graças à atividade artística.
Resposta

Gabarito: B
Obs: Tentando entender a "lógica" de algumas questões de interpretação do enem. Claro que as alternativas A, C e E são instantaneamente descartadas, mas veja, como, ou quem - ou melhor dizendo, qual a melhor definição - define-se "essência humana" para que eu possa entendê-la como redimensionada através da sensibilidade?
Na alternativa D, ainda, por que não posso entender a situação como uma ruptura ou mudança no cotidiano, no dia a dia comum, das internadas?

Agradeço demais quem puder me auxiliar, tenho uma certa dificuldade em reconhecer o que descarta certas alternativas de interpretação exclusivas do enem.

Editado pela última vez por matheuscrj16 em 14 Jul 2020, 16:51, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: 11 Mai 2019, 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Agradeceu: 126 vezes
Agradeceram: 146 vezes
Jul 2020 14 17:49

Re: Enem PPL 2019, interpretação. "CANÇADO, M. L. Hospício é Deus"

Mensagem não lida por carlosaugusto »

Olá, matheuscrj16,
matheuscrj16 escreveu: 14 Jul 2020, 16:50 Na alternativa D, ainda, por que não posso entender a situação como uma ruptura ou mudança no cotidiano, no dia a dia comum, das internadas?
Acredito que não é uma mudança no cotidiano do hospital psiquiátrico, pois era algo que o autor estava habituado, note na terceira linha:
matheuscrj16 escreveu: 14 Jul 2020, 16:50 [...] À tarde, quando ia lá, pedia-lhe para cantar a ária da Bohème [...]
Não sei se você vai concordar comigo, mas nesse trecho passa a ideia de que era um hábito apreciar a Dona Georgiana cantar.

Agora sobre a alternativa B: a ideia de redimensionar a essência humana é que não importa naquele momento que ela estava suja, gasta, louca, internada em um hospício, isso tudo cai por terra a partir do momento que a Dona Georgiana consegue expressar todo seu talento/sentimento através do seu canto, até é feito uma comparação com esse Puccini (pesquisei aqui e ele é um compositor de ópera, apesar que na hora da prova nem precisava saber essa informação, era só assimilar que provavelmente o nome estava relacionado com um artista). Acredito que seja isso.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Literatura”