Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

LiteraturaGregório de Matos - Interpretação Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
jopagliarin
Avançado
Mensagens: 136
Registrado em: 17 Dez 2019, 07:58
Última visita: 08-05-22
Agradeceu: 16 vezes
Agradeceram: 6 vezes
Abr 2020 09 11:37

Gregório de Matos - Interpretação

Mensagem não lida por jopagliarin »

Benze-se o poeta de várias ações que observa na sua pátria

Destes que campam no mundo/ sem ter engenho profundo,/ e, entre gabos dos amigos,/ os vemos em papa-figos/ sem tempestade, nem vento: Anjo Bento.

De quem com letras secretas/ tudo que alcança é por tretas,/ baculejando sem pejo, / por matar o seu desejo,/ desde a manhã té a tarde: Deus me guarde.

Do que passeia farfante,/ muito prezado de amante/ por fora luvas, galões,/insígnias, armas, bastões,/ por dentro pão bolorento:/ Anjo Bento.

Destes beatos fingidos,/ cabisbaixos, encolhidos,/ por dentro fatais maganos,/ sendo nas caras uns Janos,/ que fazem do vício alarde:/Deus me guarde.

Que vejamos teso andar,/ quem mal sabe engatinhar,/ meio inteiro e presumido,/ ficando o outro abatido/ com maior merecimento:/ Anjo Bento.

Destes avaros mofinos,/ que põem na mesa pepinos/ de toda iguaria isenta,/ com seu limão e pimenta,/porque diz que queima e arde:/ Deus me guarde.

Que pregue um douto sermão/ um alarve, um asneirão,/ e que esgrima em demasia/ quem nunca lá na Sofia/ soube por um argumento:/ Anjo Bento.

Desse santo emascarado,/ que fala do meu pecado,/ e se tem por Santo Antônio,/mas em lutas com o demônio/ se mostra sempre cobarde:/ Deus me guarde

Que atropelando a justiça/ só com virtude postiça,/ se premeie o delinquente,/ castigando o inocente/ por um leve pensamento:/ Anjo Bento

alguém pode me ajudar na interpretação do poema?

Avatar do usuário

Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: 15 Fev 2020, 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Agradeceu: 129 vezes
Agradeceram: 136 vezes
Abr 2020 09 13:29

Re: Gregório de Matos - Interpretação

Mensagem não lida por Tassandro »

jopagliarin,
Lembre que Gregório de Matos era conhecido como boca do inferno pelas duras críticas que ele fez à sociedade em que vivia. Interpretei que nesse poema ele está fazendo duras críticas ao clero católico pelas suas ações corruptas e hipócritas em relação ao que era pregado nas Igrejas.
As várias referências ao nome de Deus e ao Anjo Bento foram a base de minha interpretação.

Dias de luta, dias de glória.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Literatura”