Literatura(UNEB 2016) Interpretação de texto

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Abr 2019 03 21:28

(UNEB 2016) Interpretação de texto

Mensagem não lida por danimedrado »

Os últimos anos do século XX testemunharam grandes mudanças em toda a face da Terra. O mundo torna-se unificado – em virtude das novas condições técnicas, bases sólidas para uma ação humana mundializada. Esta, entretanto, impões-se à maior parte da humanidade como uma globalização perversa.
Consideramos, em primeiro lugar, a emergência de uma dupla tirania, a do dinheiro e a da informação, intimamente relacionadas. Ambas, juntas, fornecem as bases do sistema ideológico que legitima as ações mais características da época e, ao mesmo tempo, buscam conformar segundo um novo ethos as relações sociais e interpessoais, influenciando o caráter das pessoas. A competitividade, sugerida pela produção e pelo consumo, é a fonte de novos totalitarismos, mais facilmente aceitos graças à confusão dos espíritos que se instala. Tem as mesmas origens a produção, na base mesma da vida social, de uma violência estrutural, facilmente visível nas formas de agir dos Estados, das empresas e dos indivíduos. A perversidade sistêmica é um dos seus corolários.
Dentro desse quadro, as pessoas sentem-se desamparadas, o que também constitui uma incitação a que adotem, em seus comportamentos ordinários, práticas que alguns decênios atrás eram moralmente condenadas. Há um verdadeiro retrocesso quanto à noção de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social.
[...]
Um dos traços marcantes do atual período histórico é, pois, o papel verdadeiramente despótico da informação. [...] O que é transmitido à maioria da humanidade é, de fato, uma informação manipulada que, em lugar de esclarecer, confunde. [...] O fato de que, no mundo
de hoje, o discurso antecede quase obrigatoriamente uma parte substancial das ações humanas – sejam elas a técnica, a produção, o consumo, o poder – explica o porquê da presença generalizada do ideológico em todos esses pontos. Não é de estranhar, pois, que realidade e ideologia se confundam
na apreciação do homem comum, sobretudo porque a ideologia se insere nos objetos e apresenta-se como coisa. Estamos diante de um novo “encantamento do mundo”, no qual do discurso e a retórica são o princípio e o fim. Esse imperativo e essa onipresença da informação são insidiosos, já que a informação atual tem dois rostos, um pelo qual ela busca instruir, e um outro, pelo qual ela busca convencer. [...] Há uma relação carnal entre o mundo da produção da notícia e o mundo da produção das coisas e das normas. A publicidade tem, hoje, uma penetração muito grande em todas as atividades. [...] Hoje, propaga-se tudo, e a própria política é, em grande parte, subordinada às suas regras.
As mídias nacionais se globalizam, não apenas pela chatice e mesmice das fotografias e dos títulos, mas pelos protagonistas mais presentes. Falsificam-se os eventos, já que não é propriamente o fato o que a mídia nos dá, mas uma interpretação, isto é, a notícia. [...] O evento já é entregue maquiado ao leitor, ao ouvinte, ao telespectador, e é também por isso que se produzem no mundo de hoje, simultaneamente, fábulas e mitos.
SANTOS, Milton. Uma globalização perversa. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência moral.

As ideias apresentadas no texto permitem afirmar que o articulista estabelece uma relação direta entre
01) avanços tecnológicos e insatisfação da humanidade.
02) globalização e ampliação das relações sociais.
03) desamparo humano e violência estrutural da sociedade.
04) crescimento das funções do Estado e a ampliação da pobreza.
05) ações humanas mundializadas e competitividade.
Resposta

05
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Eu havia marcado a 3!

Última edição: danimedrado (Qua 03 Abr, 2019 21:38). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
ALANSILVA
2 - Nerd
Mensagens: 1381
Registrado em: Sex 26 Jul, 2013 22:59
Última visita: 15-03-23
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Abr 2019 05 15:40

Re: (UNEB 2016) Interpretação de texto

Mensagem não lida por ALANSILVA »

As ideias chaves do texto realmente é uma queixa de ações humanas
"o que também constitui uma incitação a que adotem, em seus comportamentos ordinários, práticas que alguns decênios atrás eram moralmente condenadas. Há um verdadeiro retrocesso quanto à noção de bem público e de solidariedade, do qual é emblemático o encolhimento das funções sociais e políticas do Estado com a ampliação da pobreza e os crescentes agravos à soberania, enquanto se amplia o papel político das empresas na regulação da vida social."



No meio da dificuldade se encontra a oportunidade (Albert Einstein)

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Literatura”