Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

LiteraturaQuestões de concurso

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
ricardosmbv
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jan 2019, 15:29
Última visita: 10-01-19
Agradeceu: 3 vezes
Jan 2019 09 15:50

Questões de concurso

Mensagem não lida por ricardosmbv »

Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 03.

“Ou mudamos ou morremos”, alerta Leonardo Boff.

"Hoje vivemos uma crise dos fundamentos de nossa convivência pessoal, nacional e mundial. Se olharmos a Terra como um todo, percebemos que quase nada funciona a contento". A opinião é do teólogo e professor Leonardo Boff, que escreveu artigo recente para o site do Instituto Ethos.
Segundo Boff, a Terra está doente. "E como somos, enquanto humanos também Terra (homem vem de humus=terra fértil), nos sentimos todos, e certa forma, doentes. A percepção que temos é de que não podemos continuar nesse caminho, pois nos levará a um abismo. Fomos tão insensatos nas últimas gerações que construímos o princípio de autodestruição. Não é fantasia holywoodiana", observou.
De acordo com ele, a humanidade tem condições de destruir várias vezes a biosfera e impossibilitar o projeto planetário humano. "Desta vez não haverá uma Arca de Noé que salve a alguns e deixa perecer os demais. Os destinos da Terra e da humanidade coincidem: ou nos salvamos juntos ou sucumbimos juntos", ressaltou Boff.
"Em primeiro lugar, há de se entender o eixo estruturador de nossas sociedades hoje mundializadas, principal responsável por esse curso perigoso. É o tipo de economia que inventamos. A economia é fundamental, pois ela é responsável pela produção e reprodução de nossa vida. O tipo de economia vigente se monta sobre a troca competitiva. Tudo na sociedade e na economia se concentra na troca. A troca aqui é qualificada, é competitiva. Só o mais forte triunfa. Os outros ou se agregam como sócios subalternos ou desaparecem. O resultado desta lógica da competição de todos com todos é duplo: de um lado uma acumulação fantástica de benefícios em poucos grupos e de outro, uma exclusão fantástica da maioria das pessoas, dos grupos e das nações."
Para Boff, atualmente, o grande crime da humanidade é o da exclusão social. "Por todas as partes reina fome crônica, aumento das doenças antes erradicadas, depredação dos recursos limitados da natureza e um ambiente geral de violência, de opressão e de guerra."
“Ou mudamos ou morremos, essa é a alternativa. Onde buscar o princípio articulador de uma outra sociabilidade, de um novo sonho para frente? Em momentos de crise total, precisamos consultar a fonte originária de tudo, a natureza. Que ela nos ensina? Ela nos ensina, foi o que a ciência já há um século identificou, que a lei básica do universo não é a competição que divide e exclui, mas a cooperação que soma e inclui. Todas as energias, todos os elementos, todos os seres vivos, desde as bactérias e os vírus até os seres mais complexos, somos inter-retro-relacionados e, por isso, interdependentes. Uma teia de conexões nos envolve por todos os lados, fazendo-nos seres cooperativos e solidários. Quer queiramos ou não, pois essa é a lei do universo. Por causa desta teia, chegamos até aqui e poderemos ter futuro.”

(Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts ... u-morremos alerta-leonardo-boff Fragmento do texto –Adaptado).

01- Analise as afirmativas a seguir:
I -Boff sugere uma nova lógica de sociabilidade por meio do princípio de contributos.
II - O teólogo faz um alerta, mas é otimista quanto à existência da vida na Terra.
III - Para Boff é importante buscar a suplantação para se alcançar uma sociedade sustentável.

Estão de acordo com a opinião de Leonardo Boff as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

02 - "Os outros ou se agregam como sócios subalternos ou desaparecem.” 4º§.O emprego de conectivo nessa frase estabeleceu uma relação de ideia de:

a) Adição.
b) Explicação.
c) Alternância.
d) Conclusão.

03 - "Uma teia de conexões nos envolve por todos os lados, fazendo-nos seres cooperativos e solidários.”6º§. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a colocação pronominal destacada nessa frase:

a) Ênclise – verbo no particípio.
b) Ênclise – verbo no gerúndio.
c) Próclise – verbo no infinitivo pessoal.
d) Próclise – verbo no imperativo afirmativo.

Obrigado pela atenção.

Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Literatura”