LiteraturaQuestões de concurso

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
ricardosmbv
iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Qua 09 Jan, 2019 15:29
Última visita: 10-01-19
Jan 2019 09 15:50

Questões de concurso

Mensagem não lida por ricardosmbv »

Leia o texto a seguir para responder às questões de 01 a 03.

“Ou mudamos ou morremos”, alerta Leonardo Boff.

"Hoje vivemos uma crise dos fundamentos de nossa convivência pessoal, nacional e mundial. Se olharmos a Terra como um todo, percebemos que quase nada funciona a contento". A opinião é do teólogo e professor Leonardo Boff, que escreveu artigo recente para o site do Instituto Ethos.
Segundo Boff, a Terra está doente. "E como somos, enquanto humanos também Terra (homem vem de humus=terra fértil), nos sentimos todos, e certa forma, doentes. A percepção que temos é de que não podemos continuar nesse caminho, pois nos levará a um abismo. Fomos tão insensatos nas últimas gerações que construímos o princípio de autodestruição. Não é fantasia holywoodiana", observou.
De acordo com ele, a humanidade tem condições de destruir várias vezes a biosfera e impossibilitar o projeto planetário humano. "Desta vez não haverá uma Arca de Noé que salve a alguns e deixa perecer os demais. Os destinos da Terra e da humanidade coincidem: ou nos salvamos juntos ou sucumbimos juntos", ressaltou Boff.
"Em primeiro lugar, há de se entender o eixo estruturador de nossas sociedades hoje mundializadas, principal responsável por esse curso perigoso. É o tipo de economia que inventamos. A economia é fundamental, pois ela é responsável pela produção e reprodução de nossa vida. O tipo de economia vigente se monta sobre a troca competitiva. Tudo na sociedade e na economia se concentra na troca. A troca aqui é qualificada, é competitiva. Só o mais forte triunfa. Os outros ou se agregam como sócios subalternos ou desaparecem. O resultado desta lógica da competição de todos com todos é duplo: de um lado uma acumulação fantástica de benefícios em poucos grupos e de outro, uma exclusão fantástica da maioria das pessoas, dos grupos e das nações."
Para Boff, atualmente, o grande crime da humanidade é o da exclusão social. "Por todas as partes reina fome crônica, aumento das doenças antes erradicadas, depredação dos recursos limitados da natureza e um ambiente geral de violência, de opressão e de guerra."
“Ou mudamos ou morremos, essa é a alternativa. Onde buscar o princípio articulador de uma outra sociabilidade, de um novo sonho para frente? Em momentos de crise total, precisamos consultar a fonte originária de tudo, a natureza. Que ela nos ensina? Ela nos ensina, foi o que a ciência já há um século identificou, que a lei básica do universo não é a competição que divide e exclui, mas a cooperação que soma e inclui. Todas as energias, todos os elementos, todos os seres vivos, desde as bactérias e os vírus até os seres mais complexos, somos inter-retro-relacionados e, por isso, interdependentes. Uma teia de conexões nos envolve por todos os lados, fazendo-nos seres cooperativos e solidários. Quer queiramos ou não, pois essa é a lei do universo. Por causa desta teia, chegamos até aqui e poderemos ter futuro.”

(Fonte:http://www.ecodesenvolvimento.org/posts ... u-morremos alerta-leonardo-boff Fragmento do texto –Adaptado).

01- Analise as afirmativas a seguir:
I -Boff sugere uma nova lógica de sociabilidade por meio do princípio de contributos.
II - O teólogo faz um alerta, mas é otimista quanto à existência da vida na Terra.
III - Para Boff é importante buscar a suplantação para se alcançar uma sociedade sustentável.

Estão de acordo com a opinião de Leonardo Boff as afirmativas:
a) I e II, apenas.
b) I e III, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I, II e III.

02 - "Os outros ou se agregam como sócios subalternos ou desaparecem.” 4º§.O emprego de conectivo nessa frase estabeleceu uma relação de ideia de:

a) Adição.
b) Explicação.
c) Alternância.
d) Conclusão.

03 - "Uma teia de conexões nos envolve por todos os lados, fazendo-nos seres cooperativos e solidários.”6º§. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa para a colocação pronominal destacada nessa frase:

a) Ênclise – verbo no particípio.
b) Ênclise – verbo no gerúndio.
c) Próclise – verbo no infinitivo pessoal.
d) Próclise – verbo no imperativo afirmativo.

Obrigado pela atenção.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Literatura”