Literaturafunções da linguagem Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
IGFX
Veterano
Mensagens: 275
Registrado em: Qua 29 Mar, 2017 00:50
Última visita: 08-05-21
Jun 2018 17 23:31

funções da linguagem

Mensagem não lida por IGFX »

"Desculpem-me, mas não dá pra fazer uma cronicazinha divertida hoje.Simplesmente não dá. Não tem como disfarçar: esta é uma típica manhã de segunda-feira. A começar pela luz acesa da sala que esqueci ontem à noite. Seis recados para serem respondidos na secretária eletrônica. Recados chatos. Contas para pagar que venceram ontem. Estou nervoso. Estou Zangado."
--
Nos textos em geral, é comum a manifestação simultânea de várias funções da linguagem,com o predomínio, entretanto, de uma sobre as outras. No fragmento da crônica " Desabafo ",a função da linguagem predominante é a emotiva ou a expressiva, pois:

a) o discurso do enunciador tem como foco o próprio código.
b) a atitude do enunciador se sobrepõe àquilo que está sendo dito.
c) o interlocutor é o foco do enunciador na construção da mensagem.
d) o referente é o elemento que se sobressai em detrimento dos demais.
e) o enunciador tem como objetivo principal a manutenção da comunicação.
Resposta

B




Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Jun 2018 18 10:25

Re: funções da linguagem

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá IGFX,

Sem ler o texto já dá pra fazer, mas essa não é a forma ideal. Lendo função emotiva já dá pra remeter a um foco no emissor da mensagem. Algo mais pessoal e relacionado aos sentimentos de quem escreve.
Mas, lendo o texto, percebemos que ele expressa seus sentimentos, ações e problemas e isso ratifica a ideia.

Assim, temos como resposta correta a letra b), já que o foco é no enunciador e em suas atitudes.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Literatura”