Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

LiteraturaENEM-Arcadismo Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
DarkKnight
Pleno
Mensagens: 54
Registrado em: 04 Jul 2016, 22:09
Última visita: 09-01-21
Agradeceu: 24 vezes
Agradeceram: 11 vezes
Mar 2018 05 21:04

ENEM-Arcadismo

Mensagem não lida por DarkKnight »

Torno a ver-vos, ó montes; o destino
Aqui me torna a pôr nestes outeiros,
Onde um tempo os gabões deixei grosseiros
Pelo traje da Corte, rico e fino.

Aqui estou entre Almendro, entre Corino,
Os meus fiéis, meus doces companheiros,
Vendo correr os míseros vaqueiros
Atrás de seu cansado desatino.

Se o bem desta choupana pode tanto,
Que chega a ter mais preço, e mais valia
Que, da Cidade, o lisonjeiro encanto,
Aqui descanse a louca fantasia,
E o que até agora se tornava em pranto
Se converta em afetos de alegria.

Considerando o soneto de Cláudio Manoel da Costa e os elementos constitutivos do Arcadismo brasileiro, assinale a opção correta acerca da relação entre o poema e o momento histórico de sua produção.
a) Os “montes” e “outeiros”, mencionados na primeira estrofe, são imagens relacionadas à Metrópole, ou seja, ao lugar onde o poeta se vestiu com traje “rico e fino”.
b) A oposição entre a Colônia e a Metrópole, como núcleo do poema, revela uma contradição vivenciada pelo poeta, dividido entre a civilidade do mundo urbano da Metrópole e a rusticidade da terra da Colônia.
c) O bucolismo presente nas imagens do poema é elemento estético do Arcadismo que evidencia a preocupação do poeta árcade em realizar uma representação literária realista da vida nacional.
d) A relação de vantagem da “choupana” sobre a “Cidade”, na terceira estrofe, é formulação literária que reproduz a condição histórica paradoxalmente vantajosa da Colônia sobre a Metrópole.
e) A realidade de atraso social, político e econômico do Brasil Colônia está representada esteticamente no poema pela referência, na última estrofe, à transformação do pranto em alegria.
Resposta

Qual o motivo de a alternativa D estar incorreta ? A alternativa diz que essa superioridade é paradoxal,logo não seria contraditório afirma-la.Por sua vez,a B revela que o poeta está vivenciando uma contradição,porém a meu ver ele não vivencia,pois tem certeza de que o campo é melhor para ele do que a cidade.

Editado pela última vez por DarkKnight em 05 Mar 2018, 21:05, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Mar 2018 06 07:57

Re: ENEM-Arcadismo

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Dark,
De cara já eliminamos a a), c) e e) pela proposta do Arcadismo.

b) Ele vivenciou uma contradição, pois antes de ir para o campo, como o arcadismo valoriza, ele viveu a vida pouco simples da cidade. O Arcadismo valoriza a fuga da cidade, como é expresso pelo termo Fugere Urbem, do latim. Ele contradiz pois fala dos trajes finos e dos montes, choupanas e vaqueiros.

d) Também analisei como correto inicialmente. No entanto, não é paradoxalmente vantajosa, mas simplesmente vantajosa, pois não é contraditório. Os arcadistas realmente valorizam o simples em detrimento do urbano. Acredito que o erro esteja em paradoxal, pois o paradoxo é relacionado a ideias inversas.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Responder

Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão

Você precisa ser um membro para postar uma resposta

Crie uma nova conta

Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto

Registrar

Entrar

  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Enem 2016 - Arcadismo
    por Liss15 » » em Literatura
    1 Respostas
    1296 Exibições
    Última mensagem por Auto Excluído (ID:20047)
  • Nova mensagem (UEL) Arcadismo
    por NathaliaBr » » em Literatura
    4 Respostas
    3963 Exibições
    Última mensagem por NathaliaBr
  • Nova mensagem Arcadismo
    por Madu1 » » em Literatura
    1 Respostas
    2067 Exibições
    Última mensagem por CogitoErgoGre
  • Nova mensagem Arcadismo
    por Madu1 » » em Literatura
    1 Respostas
    2746 Exibições
    Última mensagem por selteneauster
  • Nova mensagem Enem x Enem PPL
    por CogitoErgoGre » » em Off-Topic
    2 Respostas
    2145 Exibições
    Última mensagem por CogitoErgoGre

Voltar para “Literatura”