Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

Interpretação de TextosInterpretação de texto Tópico resolvido

Questões com conteúdo de interpretação de textos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: 02 Mar 2017, 12:08
Última visita: 10-09-19
Agradeceu: 152 vezes
Agradeceram: 12 vezes
Jan 2018 30 18:00

Interpretação de texto

Mensagem não lida por danimedrado »

"Até hoje os noticiários passam e repassam a imagem de aviões explodindo contra as Torres Gêmeas. Mas aquela corrente de solidariedade que se formou quando a poeira da explosão ainda nem tinha baixado, aquela gente que chegava afoita, trazendo de casa o que encontrava para ajudar os bombeiros (toalhas molhadas que refrescavam suas faces crestadas, litros de leite para aplacar a sede, celulares que passavam de mão em mão, intermináveis filas de pessoas oferecendo sangue e remédio) - essa imagem parece esquecida. Mas eu não esqueci e tenho certeza de que a massa que nos constitui, os humanos, é feita mais dessa solidariedade que daquele ódio."
ARATANGY, Lídia Rosenberg. Artigo. Cláudia, São Paulo
Para a articulista, a humanidade
01) é movida pelo ódio até mesmo para praticar o bem.
02) torna-se igual diante de guerras e tragédias coletivas.
03) caracteriza-se pela ambivalência entre o bem e o mal.
04) deve ser reconhecida pelo compromisso mútuo entre os indivíduos.
05) é fruto da solidariedade que se engendra durante as grandes catástrofes.


Alguém poderia, por favor, me explicar o erro da alternativa 5?

Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Jan 2018 30 18:38

Re: Interpretação de texto

Mensagem não lida por Brunoranery »

A solidariedade que é fruto da humanidade, e não o contrário, mas o que pega mesmo nessa questão é o seguinte detalhe escondido. "que se engendra durante as grandes catástrofes". Não foi durante, foi depois de ter ocorrido a catástrofe, então essa relação temporal torna o item incorreto.
Uma frase que nos traz a ideia de que a catástrofe ocorreu antes é "quando a poeira da explosão nem tinha abaixado". A poeira é consequência da catástrofe (explosão).

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Movido de Literatura para Interpretação de Textos em 07 Out 2020, 16:52 por caju

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Interpretação de Textos”