LiteraturaUFPR - Relato de um Certo Oriente

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GustavoO
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UFPR - Relato de um Certo Oriente

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Escritores de uma nova geração, Milton Hatoum (nascido em 1952) e Bernardo Carvalho (nascido em 1960) já garantiram seu lugar no panorama multifacetado da literatura brasileira contemporânea. Relato de um certo oriente, publicado em 1989, marcou a estreia de Milton Hatoum na literatura. Nove noites, publicado em 2002, é o sétimo livro lançado por Bernardo Carvalho, que estreou na literatura em 1993 com o livro de contos Aberração.

A respeito das comparações entre Relato de um certo oriente e Nove noites, considere as seguintes afirmativas:

1. Milton Hatoum consegue trazer para a sua ficção o espaço amazonense sem cair no exagero do exotismo; Bernardo Carvalho, por sua vez, tensiona o realismo pela inclusão, na ficção, de fatos e personagens históricos, autobiografia e experiências pessoais.

2. Através de estratégias diferentes, os dois romances buscam compreender o passado, conscientes da obrigação histórica de recuperá-lo tal como aconteceu: Relato de um certo oriente resgata a memória trágica de uma família que viveu em Manaus; Nove noites investiga a morte de um antropólogo no sul do Maranhão, para entregar ao leitor a solução de um mistério até então não resolvido.

3. A epígrafe de W.H. Auden – “Que a memória refaça/A praia e os passos/O rosto e o ponto do encontro” (em tradução de Sandra Stroparo e Caetano Galindo) – anuncia o elemento central da narrativa de Milton Hatoum. O título do romance de Bernardo Carvalho se refere às nove noites que o antropólogo Buell Quain passou na companhia de Manoel Perna, durante a sua estada entre os índios Krahô.

4. O tratamento dado aos nativos em Relato de um certo oriente pode ser verificado na humilhação e nos abusos sofridos pelas caboclas e índias que trabalhavam na casa de Emilie, principalmente por parte dos dois “inomináveis”. Em Nove noites, a narração do jornalista volta a momentos centrais da história do Brasil no século XX – Estado Novo, Ditadura Militar e Período Democrático –, marcando a situação de vulnerabilidade permanente dos índios num mundo de brancos.

5. Na Manaus multicultural da primeira metade do século XX, Emilie e seus filhos, com a curiosidade natural do imigrante, atravessam constantemente o rio que separa a cidade da floresta. Da mesma forma, o narrador-jornalista de Nove noites visita inúmeras vezes os índios Krahô, em busca de informações sobre o suicídio de Buell Quain.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras

b) Somente as afirmativas 2 e 5 são verdadeiras

c) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 são verdadeiras

d) Somente as afirmativas 2, 3 e 5 são verdadeiras

e) As afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5 são verdadeiras.

Gabarito:
Resposta

C
1 - Qual o erro da 2? Seria o trecho "para entregar ao leitor a solução"? Já que não ocorre o desvendamento do mistério no livro

2 - Qual o erro da 5? A Emilie e seus filhos realmente não tinham esse costume? Não ouvi falar disso nos resumos que vi




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eivitordias
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Re: UFPR - Relato de um Certo Oriente

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Olá, GustavoO.

Suas considerações sobre os erros dos itens estão corretas.

2 --> Em Nove Noites não é revelado o real motivo da morte de Buell, segue o mistério.
5 --> Não há relatos sobre esse costume de atravessar o rio no livro. Também é estranho afirmar essa "curiosidade natural do imigrante". Evite generalizações.



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eivitordias
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Re: UFPR - Relato de um Certo Oriente

Mensagem não lida por eivitordias »

Olá, GustavoO.

Suas considerações sobre os erros dos itens estão corretas.

2 --> Em Nove Noites não é revelado o real motivo da morte de Buell, segue o mistério.
5 --> Não há relatos sobre esse costume de atravessar o rio no livro. Também é estranho afirmar essa "curiosidade natural do imigrante". Evite generalizações.



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