GramáticaInterpretação unifesp Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lars
Guru
Mensagens: 387
Registrado em: Seg 19 Nov, 2018 16:02
Última visita: 03-01-22
Dez 2021 03 15:28

Interpretação unifesp

Mensagem não lida por Lars »

Pai, afasta de mim esse cálice!
Pai, afasta de mim esse cálice!
Pai, afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue.
Como beber dessa bebida amarga,
Tragar a dor, engolir a labuta.O
Mesmo calada a boca, resta o peito,
Silêncio na cidade não se escuta.
De que me vale ser filho da santa,
Melhor seria ser filho da outra,
Outra realidade menos morta,
Tanta mentira, tanta força bruta.
Gilberto Gil declarou, numa entrevista, que escreveu a primeira estrofe de "Cálice" inspirado na contemplação de uma procissão de Sexta-feira Santa, em
Salvador. Levou-a Chico Buarque, pois deveriam compor uma canção em parceria. Naquela época, os artistas brasileiros viviam sob fortes restrições à liberdade
de expressão, impostas pelo Regime Militar. Chico leu
a estrofe, ponderou, pensou e, em dado momento,
pronunciou em voz alta: Cálice... Cale-se!
Assim, com o cale-se em mente, viu-se estimulado dar continuidade à letra da canção, e, em linguagem figurada, escreveu a segunda estrofe. Leia-a com atenção,
aponte em qual verso, com a expressão correspondente, poeta demarcou o referido estímulo.
a) Como beber dessa bebida amarga.
b) Mesmo calada a boca, resta o peito.
c) De que me vale ser filho da santa.
d) Melhor seria ser filho da outra.
e) Outra realidade menos morta.
Galera eu não consegui entender o que foi pedido na questão, seria a parte figurada? Se sim, qual o erro na a?
Resposta

B




Avatar do usuário
deBroglie
2 - Nerd
Mensagens: 79
Registrado em: Seg 22 Nov, 2021 15:58
Última visita: 11-10-23
Dez 2021 03 16:27

Re: Interpretação unifesp

Mensagem não lida por deBroglie »

Lars.
Com a censura imposta pelo Regime Militar , muitos poetas tiveram seus poemas censurados por fazerem críticas ao regime militar , foi assim então que tiveram a ideia de fazer críticas de forma "escondida" no poema, como se fosse um código , por meio de linguagem figurada, ou trocadilhos , e um desses poetas foi Chico Buarque ,e é justamente um desses "códigos" que a questão pede que você ache , mas não um qualquer , e sim a expressão correspondente a uma continuação do estímulo que o autor teve ( cale-se ) na primeira estrofe , como se fosse uma resposta ao Regime Militar . " Cale-se ... mesmo calada a boca , resta o peito " .

Última edição: deBroglie (Sex 03 Dez, 2021 16:30). Total de 2 vezes.


“A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.” ~ Bertrand Russell .
EFOMM - 2022

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”