GramáticaUnifesp gramatica Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Lars
Guru
Mensagens: 387
Registrado em: Seg 19 Nov, 2018 16:02
Última visita: 03-01-22
Dez 2021 03 14:31

Unifesp gramatica

Mensagem não lida por Lars »

Nas falas "Minha terra tem Corinthians, onde canta o sabiá!" e "cada um tem o time que quiser!...", da
segunda tirinha, os vocábulos em destaques estabelecem, respectivamente, as relações sintático-semânticas de
a) conector de oração adjetiva em relação a minha ter-
ra e conector de oração adjetiva em relação a o time.
b) conector de oração adverbial em relação a terra e
conector de oração adjetiva em relação a time.
c) conector de oração adjetiva em relação a Corinthians
e conector de oração adjetiva em relação a cada um.
d) conector de oração adverbial em relação a Corin-
thians e conector de oração adverbial em relação a
um.
e) conector de oração adverbial de lugar em relação a
minha terra e conector de oração adjetiva em rela-
ção a cada um.
Não entendi a A como correta, pelo fato de ao meu ver, o primeiro termo se refere a una situação locativa, adverbial e não adjetiva.
Resposta

A




Avatar do usuário
deBroglie
2 - Nerd
Mensagens: 79
Registrado em: Seg 22 Nov, 2021 15:58
Última visita: 11-10-23
Dez 2021 03 16:00

Re: Unifesp gramatica

Mensagem não lida por deBroglie »

Olá ,Lars.
Para ser uma oração adverbial , essa oração teria que estar se referindo a um verbo, porém na primeira frase "onde canta o sabiá" está ligado a "minha terra" que é um substantivo (um nome) , além do mais esse ''onde'' se trata de um pronome relativo(que retoma o termo "minha terra") , o qual inicia na maioria das vezes as orações adjetivas ; "Minha terra tem Corinthians , o sabiá canta em minha terra" . Ao contrário das orações subordinadas adverbiais , que iniciam por uma conjunção subordinativa( com exclusão das integrantes), o que concluímos que se trata então de uma oração subordinada adjetiva( explicativa nesse caso) , e não adverbial.
Já a segunda se trata de uma oração subordinada adjetiva , nesse caso, restritiva.

Última edição: deBroglie (Sex 03 Dez, 2021 16:03). Total de 1 vez.


“A matemática, vista corretamente, possui não apenas verdade, mas também suprema beleza - uma beleza fria e austera, como a da escultura.” ~ Bertrand Russell .
EFOMM - 2022

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”