Gramáticapronome oblíquo átono retomando termos -está correto? Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
gustavoreche
iniciante
Mensagens: 8
Registrado em: Qua 08 Jul, 2020 16:53
Última visita: 14-07-20
Jul 2020 08 17:12

pronome oblíquo átono retomando termos -está correto?

Mensagem não lida por gustavoreche »

na construçao:
''A minha expectativa ante o curso é a de me preparar na teoria e na prática e a de formar vários laços para fins de amizade.''

aqui eu coloquei o pronome ''a'' para retomar EXPECTATIVAS duas vezes.

Estaria errado se eu não colocasse este ''a''?

e qual a função sintática de 'a' na oraçao ''a de me preparar na teoria e na prática''? help me




Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Jul 2020 08 21:01

Re: pronome oblíquo átono retomando termos -está correto?

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá!

Então, tanto me, te, o, a, nos, vos, os, as agem como objeto direto do verbo, no entanto, o verbo presente na sua construção é o "ser" que é um verbo irregular, anômalo, de ligação e auxiliar e que está conjugado na 3º pessoa do Presente do Indicativo: "é". Além do mais o verbo "ser" é transitivo indireto ou intransitivo, portanto não se encaixa nele pronomes oblíquos átonos que possuem a essencial função de objeto direto, que é o caso do "a". No caso o "a" está empregado incorretamente e no momento da leitura ele faz referência ao verbo, de forma errada.
Nessa construção o verbo "ser" assume-se transitivo indireto, necessitando de preposição, neste caso "de", pois "A minha expectativa ante o curso é..." Nesse caso "é de algo ou de alguma coisa", que você completa: "de me preparar na teoria e na prática...".

E o "me" ali após a preposição está correto, fazendo referência a primeira pessoa do singular: "eu".

Para não repetir "expectativa" na construção, basta omitir o termo, não precisa colocar qualquer outro termo no lugar pois o "é" já faz referência a "expectativa".

Quando você coloca o "a" é como se a construção pedisse a palavra "expectativa", neste caso o "a" iria agir como artigo definido (morfologicamente) e adjunto adnominal (sintaticamente). Mas como se você colocar "expectativa" repetidas vezes ficará massante então basta omitir esse termo sem a necessidade de colocar outro no lugar.

Por fim, o correto será: A minha expectativa ante o curso é de me preparar na teoria e na prática e de formar vários laços de amizade.

Espero ter ajudado, fique em paz :D

Última edição: Holanda1427 (Qua 08 Jul, 2020 21:04). Total de 2 vezes.


Pulvis sumus

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”