Gramáticahífen Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
erastóstones
Veterano
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb 13 Jun, 2015 19:45
Última visita: 12-11-23
Jun 2020 30 23:38

hífen

Mensagem não lida por erastóstones »

Boa noite meu querido! Procurei em um dicionário o significado de semi-hospitalar mas não entendi.Alguém poderia explicar com exemplos?

Última edição: erastóstones (Ter 30 Jun, 2020 23:39). Total de 1 vez.



anastacialina
1 - Trainee
Mensagens: 446
Registrado em: Dom 26 Abr, 2020 14:22
Última visita: 03-11-22
Jul 2020 01 08:19

Re: hífen

Mensagem não lida por anastacialina »

Bem, o Aurélio não traz a definição também de "semi-hospitalar". Todavia ele traz a definição do elemento de composição "semi-", que é:
= 'metade', 'meio', 'um de dois'; 'um tanto': semianular, semicírculo, semiprecioso, semieixo. [É seguido de hífen quando anteposto a palavra iniciada por h ou i: semi-habitável, semi-infantil (em tais casos, apenas o 2.º el. é flexionado na formação do plural); é grafado com r ou s duplicados quando anteposto a palavra iniciada por r ou s: semirracional, semissólido.]
Pode parece estranho, mas vamos analisar por inferência. Ora, seu os dícionários que consutei não trazem a definiçao de "semi-hospitalar" — nem o VOLP traz sua existência, talvez por causa de se tratar de um vocábulo formado com o elemento de composição "semi-" —, mas trás a definição de "semi-", posso inferir que se trata de algo que se aproxima do significado do vocábulo "hospitalar", mas não se iguala a seu todo. Eis a definição do vocábulo "hospitalar", segundo o Aurélio:
Adjetivo de dois gêneros
Referente a, ou próprio de hospital ou de hospício.

Verbo transitivo direto
V. hospitalizar
Aqui eu o utilizo em uma frase. Particularmente:
"Aquilo não era uma UTI, no máximo suas condições eram semi-hospitaleres."

Última edição: anastacialina (Qua 01 Jul, 2020 08:20). Total de 1 vez.


Trabalhar e estudar pro ITA não rola! :( Mas vou continuar a estudar, simplesmente estudar, talvez não pro ITA. Em qualquer caso não jogarei fora essas horas de estudo. Damn it!

Avatar do usuário
Autor do Tópico
erastóstones
Veterano
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb 13 Jun, 2015 19:45
Última visita: 12-11-23
Jul 2020 01 11:39

Re: hífen

Mensagem não lida por erastóstones »

anastacialina escreveu:
Qua 01 Jul, 2020 08:19
Bem, o Aurélio não traz a definição também de "semi-hospitalar". Todavia ele traz a definição do elemento de composição "semi-", que é:
= 'metade', 'meio', 'um de dois'; 'um tanto': semianular, semicírculo, semiprecioso, semieixo. [É seguido de hífen quando anteposto a palavra iniciada por h ou i: semi-habitável, semi-infantil (em tais casos, apenas o 2.º el. é flexionado na formação do plural); é grafado com r ou s duplicados quando anteposto a palavra iniciada por r ou s: semirracional, semissólido.]
Pode parece estranho, mas vamos analisar por inferência. Ora, seu os dícionários que consutei não trazem a definiçao de "semi-hospitalar" — nem o VOLP traz sua existência, talvez por causa de se tratar de um vocábulo formado com o elemento de composição "semi-" —, mas trás a definição de "semi-", posso inferir que se trata de algo que se aproxima do significado do vocábulo "hospitalar", mas não se iguala a seu todo. Eis a definição do vocábulo "hospitalar", segundo o Aurélio:
Adjetivo de dois gêneros
Referente a, ou próprio de hospital ou de hospício.

Verbo transitivo direto
V. hospitalizar
Aqui eu o utilizo em uma frase. Particularmente:
"Aquilo não era uma UTI, no máximo suas condições eram semi-hospitaleres."
Obrigado!




Responder

Voltar para “Gramática”