GramáticaPronomes

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Tiagão
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: Ter 29 Abr, 2014 17:26
Última visita: 25-01-20
Out 2019 08 16:53

Pronomes

Mensagem não lida por Tiagão »

"Dir-ME-ás o endereço? - Dir-TO-ei."

Ob.: Essas orações estão corretas, minha dúvida é do porquê estão, pois não entendi.

Nessas orações, há caso de Mesóclise? se SIM, a segunda dúvida é sobre a utilização do pronome "ME" e do "TO (TE + O)".
Obs1: Acredito que há mesóclise pelo fato de que os dois verbos ("Dizer" das duas orações) encontram-se, respectivamente, no futuro do presente do indicativo.
>>Dúvida da primeira oração >>> Reescrevendo a primeira oração, ficará: "Dirás (VTDI) o endereço (OD) a mim (OI)?". Como essa sentença se transformou em "Dir-ME-ás o endereço?", se havia um pronome oblíquo tônico "MIM"? Como houve essa mudança do "MIM" para o "ME" em mesóclise?
Obs2: Acho que esse "ME" não pode ser usado antes do verbo "Dizer" nesta oração, por que ele não é o sujeito, logo, há possibilidade de existir mesóclise, já que não cabe próclise. Então essa oração não poderia ficar como "Me dirás o endereço?".

>>> Dúvida da segunda oração >>> Reescrevendo-a: "Direi a ti". É a msm situação da primeira oração: um pronome oblíquo tônico preposicionado, que remete a objeto indireto, que ao passar para caso de mesóclise, torna-se oblíquo átono, que remete a objeto direto.

P.S: Tenho suspeitas de que os pronomes oblíquos tônicos, que eu esperava existir nas duas orações em vez dos átonos, não estão lá por que tais pronomes não podem ser sujeitos de orações. Me ajudem, PFVR!!! :(:(:(




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem UFMG- PRONOMES Relativos
    por Literária » » em Gramática
    1 Respostas
    620 Exibições
    Última msg por alison590

Voltar para “Gramática”