GramáticaValor semântico das conjunções

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
matheustorres
Pleno
Mensagens: 61
Registrado em: Sáb 30 Mar, 2019 00:18
Última visita: 16-12-22
Ago 2019 25 16:31

Valor semântico das conjunções

Mensagem não lida por matheustorres »

Alguém me ajuda a compreender o gabarito dessa questão, pois, ao meu ver, a conjunção empregada na letra A equivale a presente nas alternativas B, C e E, adversativas. Não sei onde estou equivocado.
(PAES UEMA 2019) Os trechos a seguir, em que estão sublinhadas palavras de ligação, são artes do romance O Mulato. Aquela cujo valor semântico é diferente das demais é a seguinte:
a)"Desse lado, montes e vales tinham orlas de ouro; era tudo vermelho e esfogueado; ( ao passo que ), do ponto contrário, lhe o punha o luar o doce contraste da sua luz argentina e fresca, [...]"
b)"Doía aquele coração amoroso ver expatriar-se, assim, tão sem mãe, uma pobre criança de cinco anos. O pequeno, ( todavia ), depois de preparado com todo desvelo, foi metido a chorar, dentro de um navio, e partiu."
c)"a capital, ( entretanto ), acalmavam-se os ânimos. José prosperou rapidamente no rosário; cercou amante e o filho com cuidados; relacionou-se com a vizinhança de fritas; [...]"
d)"( Não obstante ), ia já escurecendo, as cigarras estridulavam em coro; ouvia-se o lamentoso piar das rolas que se aninhavam para dormir; toda a natureza se embruçava em sombras, bocejando."
e)Além desse, ninguém lhe conhecia outra relação particular; uma bela manhã, ( porém ), o "exemplar moço" aparecera e pedira ao patrão que lhe deixasse ficar aquele dia no quarto."
Gabarito: Letra A.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”