Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

GramáticaConjunção enquanto como adversativa Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Jun 2019 21 20:42

Conjunção enquanto como adversativa

Mensagem não lida por legislacao »

“Em 2011, cerca de 25% dos domicílios com internet tinham internet com velocidade acima de 2 megabaites, enquanto em junho de 2012, esse número passou para 40%”

Nesse período o "enquanto" foi considerado como adversativo e não como temporal, já que não há simultaneidade nas ações devido a diferença de um ano entre elas (2011-2012), e por isso o "enquanto" tem ideia de adversidade. Eu entendi esse raciocínio, mas e quando houver ideia de adversidade e ao mesmo tempo ideia de simultaneidade, a conjunção será temporal e adversativa ao mesmo tempo? Um exemplo disso seria o período abaixo:

“Enquanto a consciência do homem se obliterava, a do alferes tornava-se viva e intensa”

Ao meu ver, há tanto ideia de contrariedade e de simultaneidade. Como ficaria nesse caso?


Augustus
2 - Nerd
Mensagens: 180
Registrado em: 10 Jun 2019, 23:50
Última visita: 02-01-22
Agradeceu: 39 vezes
Agradeceram: 65 vezes
Jun 2019 21 21:09

Re: Conjunção enquanto como adversativa

Mensagem não lida por Augustus »

Além do contexto, eu creio que a interpretação está ligada ao que você quer dar mais importância. Muitas vezes, você pode substituir uma conjunção de uma oração e continuará tendo sentido completo (como a que você citou), mas o peso será em coisas distintas.
Na frase que você citou, realmente, dá pra colocar uma conjunção adversativa ou até uma concessiva, mas cada conjunção dá um destaque a coisas diferentes da oração.
Quando você usa enquanto, o destaque está no tempo. Ao mesmo tempo que X ocorre, Y ocorre também.
Na adversativa, a conjunção irá introduzir uma oração que trará uma ideia oposta ou uma quebra de expectativa que tem mais peso do que a outra.
Na concessiva, a conjunção irá introduzir uma ideia que tem menos peso que a outra.

Avatar do usuário

Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: 14 Mar 2019, 05:19
Última visita: 19-03-24
Agradeceu: 509 vezes
Agradeceram: 62 vezes
Jun 2019 22 07:43

Re: Conjunção enquanto como adversativa

Mensagem não lida por legislacao »

Augustus escreveu: 21 Jun 2019, 21:09 Além do contexto, eu creio que a interpretação está ligada ao que você quer dar mais importância. Muitas vezes, você pode substituir uma conjunção de uma oração e continuará tendo sentido completo (como a que você citou), mas o peso será em coisas distintas.
Na frase que você citou, realmente, dá pra colocar uma conjunção adversativa ou até uma concessiva, mas cada conjunção dá um destaque a coisas diferentes da oração.
Quando você usa enquanto, o destaque está no tempo. Ao mesmo tempo que X ocorre, Y ocorre também.
Na adversativa, a conjunção irá introduzir uma oração que trará uma ideia oposta ou uma quebra de expectativa que tem mais peso do que a outra.
Na concessiva, a conjunção irá introduzir uma ideia que tem menos peso que a outra.
Entendi perfeitamente. Muito obrigado!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Conjunção concessiva e modo verbal
    por legislacao » » em Gramática
    4 Respostas
    1802 Exibições
    Última mensagem por legislacao
  • Nova mensagem Conjunção condicional é função sintática?
    por legislacao » » em Gramática
    1 Respostas
    1069 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25
  • Nova mensagem Conjunção Coordenativa
    por Tiagão » » em Gramática
    1 Respostas
    925 Exibições
    Última mensagem por Augustus
  • Nova mensagem VUNESP 2012- Conjunção subjuntiva
    por raphael133 » » em Gramática
    1 Respostas
    905 Exibições
    Última mensagem por ASPIRADEDEU
  • Nova mensagem AFA-2010-Conjunção
    por JohnnyEN » » em Gramática
    1 Respostas
    1034 Exibições
    Última mensagem por chiarinha

Voltar para “Gramática”