GramáticaAnalise Morfológica

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
vicamandha
sênior
Mensagens: 23
Registrado em: Seg 20 Mai, 2019 20:37
Última visita: 13-08-20
Mai 2019 30 16:42

Analise Morfológica

Mensagem não lida por vicamandha »

Na região metropolitana de São Paulo, vários bairros são submetidos a rodízio de água durante todo o ano, apesar de a cidade estar em uma região com grande oferta hídrica. Somente na bacia de Guarapiranga, da qual dependem mais de 3 milhões de paulistanos, foram eliminados 15% da mata protetora de nascentes, córregos e rios.
Esse é apenas um exemplo de como a destruição da Mata Atlântica, uma das tragédias ecológicas do país, afeta a vida dos 70% da população brasileira que habitam a área original desse ecossistema. Além de regular o fluxo dos mananciais hídricos, a Mata Atlântica é essencial para a fertilidade do solo, o controle do clima e a estabilidade de escarpas e encostas. Serve também para proteger a maior biodiversidade de árvores do planeta. O assassinato da floresta induz ao suicídio da vida que dela depende.
A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Inpe, e o Instituto Socioambiental, acaba de apresentar os números de seu último estudo sobre a situação da Mata Atlântica. Os dados são impressionantes: meio milhão de hectares de florestas destruído em nove Estados, entre os anos de 1990 e 1995, a uma velocidade de um campo de futebol devastado a cada quatro minutos.
O líder absoluto desse campeonato macabro foi o Estado do Rio de Janeiro, com 140 000 hectares desmatados, uma perda de 13% da cobertura florestal que tinha em 1990. Nos Estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, o quadro também se agravou. Apenas Paraná e Santa Catarina reduziram o ritmo. Somando os novos números aos do estudo referente ao período 1985-1990, chegamos à cifra de 11% da Mata Atlântica destruída nos últimos dez anos. Mantida essa situação, eliminaremos completamente o que sobrou dela fora das áreas de preservação nos próximos cinquenta anos.
É bom lembrar que esses desmatamentos não estão ocorrendo em regiões distantes e de difícil acesso. Derrubam-se enormes áreas de Mata Atlântica impunemente a poucos quilômetros das cidades, onde há telefone e se chega por estradas asfaltadas. Os fiscais, se quisessem, poderiam atuar em boa parte dos casos sem sequer sujar os sapatos.
Em geral, o desmatamento decorre da especulação imobiliária, da expansão da agricultura, de pastagens e de assentamentos para reforma agrária. Num sobrevoo na região serrana do Rio de Janeiro, onde foi registrada a pior devastação, constatamos que grandes áreas de floresta foram substituídas por pastagens de baixíssima produtividade, pois o relevo acidentado não é adequado para esse tipo de atividade. Mata perdida para nada.
A urgente reversão desse quadro depende de um conjunto de ações. Maior fiscalização, embora fundamental, não será suficiente. É necessário estabelecer uma política ampla que contemple não apenas a punição para quem degrada, mas, principalmente, o estímulo para quem preserva. Parte da solução do problema está nas mãos dos deputados, que analisam um projeto de lei específico para a Mata Atlântica desde 1992.
Nestes longos seis anos de tramitação pelos corredores da Câmara Federal, perdemos 600 000 hectares de florestas. Esperamos que esses números estimulem nossos legisladores a apressar seu trabalho.

João Paulo Copobianco, biológo e secretário executivo do Instituto Socioambiental. Veja, 3/6/98

Marque a alternativa em que o termo assinalado tem a mesma função sintática de
"da Mata Atlântica" em:

Esse é apenas um exemplo de como a destruição da Mata Atlântica… (linha 5)

a)eliminaremos completamente o que sobrou dela fora das áreas de preservação … (linha 23)

b)Somando os novos números aos do estudo referente ao período 1985-1990 … (linha 21)

c)O assassinato da floresta induz ao suicídio da vida que dela depende. (linha 10)

d)O líder absoluto desse campeonato macabro foi o Estado do Rio de Janeiro … (linha 17)

e)… acaba de apresentar os números de seu último estudo sobre a situação da Mata Atlântica. (linhas 12-13)
Resposta

letra B




Avatar do usuário
rumoafa
Pleno
Mensagens: 82
Registrado em: Seg 30 Abr, 2018 20:13
Última visita: 24-02-22
Mai 2019 31 12:09

Re: Analise Morfológica

Mensagem não lida por rumoafa »

Olá !

Essa questão se trata de uma analise entre complemento nominal e adjunto adnominal.

Uma definição rápida sobre o tema:

o adjunto adnominal:
pode ou não ter preposição;
pode indicar posse;
tem valor ativo (que pratica a ação);
completa o sentido de substantivos concretos ou abstratos.

o complemento nominal:
tem preposição;
nunca é indicativo de posse;
tem valor passivo (que sofre a ação);
completa o sentido de adjetivos, advérbios e substantivos abstratos.
vicamandha escreveu:
Qui 30 Mai, 2019 16:42
Esse é apenas um exemplo de como a destruição da Mata Atlântica… (linha 5)
Nessa frase, primeiramente, observa-se que a palavra destruição é um substantivo abstrato, logo da Mata Atlântica pode ser complemento nominal ou adjunto adnominal.

Vamos fazer a análise de se esse termo pratica ou sofre a ação. A Mata Atlântica destrói ou é destruída? Ela é destruída! :D Logo é um complemento nominal!

Vamos para a analise das alternativas:

De cara já podemos eliminar a A,D pelo fato de os substantivos aos quais os termos se referem serem concretos.
Na alternativa E, o termo da Mata Atlântica pode ser substituído por delas sem alteração de sentido, nesse caso indica posse. Quando isso ocorre temos um adjunto adnominal!


Na alternativa B, vamos fazer a análise de se esse termo pratica ou sofre a ação. O período 1985-1990 refere ou é referido? Ele é referido! :D Logo é um complemento nominal!

Espero ter ajudado! Bons estudos!

Última edição: rumoafa (Sex 31 Mai, 2019 12:13). Total de 3 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”