GramáticaUnb- Gramática Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Mai 2019 14 12:58

Unb- Gramática

Mensagem não lida por andrezza »

Trecho 1: Nhenhem? Eu cacei onça, demais. (...) Eu não mato mais onça, mato não. Onça meu parente.
Trecho 2: Eu sou onça... Eu-onça! (...) Mecê acha que eu pareço onça? Mas tem horas em que eu pareço mais.
Trecho 3: Hum, nhem? Cê fala que eu matei? Eu sou onça. Jaguaretê tio meu, irmão de minha mãe, tutira... Meus parentes! Meus parentes!
Trecho 4: De repente, eh, eu oncei... lá. (...) Levei pra o Papa —Gente. Papa gente, onça chefe, onço comeu jababora Gugué.
Trecho 5: Mecê tá ouvindo, nhem? Tá aperceiando... Eu sou onça, não falei? Axi. Não falei — eu viro onça? Onça grande, tubixaba.
Trecho 6: Mecê brinca não, vira esse revólver pra lá. (...) Ói: cê quer me matar, ui?

1-No trecho “Não falei — eu viro onça?” (trecho 5), o travessão poderia ser substituído, sem prejuízo para o sentido e para a correção gramatical do texto, por dois-pontos.
2- A oração inicial do período “Mecê brinca não, vira esse revólver pra lá.” (trecho 6) seria também aceitável na língua portuguesa se a palavra “não” fosse retirada da posição em que se encontra e colocada antes de “brinca”, ou se a oração, além do “não” já existente, recebesse outro não antes de “brinca”.
Resposta

E C
Alguém explica?




Avatar do usuário
WestHamBubble
iniciante
Mensagens: 3
Registrado em: Dom 12 Mai, 2019 19:35
Última visita: 26-05-19
Mai 2019 14 21:05

Re: Unb- Gramática

Mensagem não lida por WestHamBubble »

2 - A afirmação sugere que, ao alterar a frase para "Mecê não brinca, vira esse revólver pra lá" e "Mecê não brinca não, vira esse revólver pra lá", o sentido seria mantido. Perceba que mudar a posição da negativa apenas confere maior ênfase ao pedido para evitar brincar com a arma por segurança, sem alterar, portanto, o sentido.

1 - A primeira frase confesso que fiquei um pouco confuso quanto ao seu significado. Mas, pelo que eu entendi, o travessão exerce a função de uma conjunção: "Não falei que eu viro onça?". Sendo assim, inserir dois pontos na oração alteraria seu sentido.

Espero ter te ajudado :)

Última edição: WestHamBubble (Ter 14 Mai, 2019 21:07). Total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Autor do Tópico
andrezza
Veterano
Mensagens: 342
Registrado em: Ter 16 Abr, 2019 11:04
Última visita: 24-09-22
Mai 2019 14 22:19

Re: Unb- Gramática

Mensagem não lida por andrezza »

Fiquei na dúvida na 2 se com essa alteração, seria mantido a correção gramatical. :roll:




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Fuvest Gramática
    por Lars » » em Gramática
    1 Respostas
    758 Exibições
    Última msg por ASPIRADEDEU
  • Nova mensagem Gramática Inglês
    por albeistein » » em Gramática
    2 Respostas
    1558 Exibições
    Última msg por albeistein
  • Nova mensagem Unifesp gramatica
    por Lars » » em Gramática
    1 Respostas
    1045 Exibições
    Última msg por deBroglie
  • Nova mensagem Estudar gramática para o ITA?
    por Gagázeiro » » em Links e Livros
    0 Respostas
    918 Exibições
    Última msg por Gagázeiro
  • Nova mensagem IFPR - Gramática
    por honhon » » em Gramática
    0 Respostas
    490 Exibições
    Última msg por honhon

Voltar para “Gramática”