GramáticaSintagmas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
danimedrado
Guru
Mensagens: 458
Registrado em: Qui 02 Mar, 2017 12:08
Última visita: 10-09-19
Abr 2019 01 21:25

Sintagmas

Mensagem não lida por danimedrado »

Fragmentos do texto "A formação médica em xeque", de João Rosa, que dão suporte à questão:

"Ser médico deveria ser sempre uma opção diretamente relacionada ao compromisso social. Afinal, quem trata de saúde tem de focar o próximo, o bem-estar dos cidadãos."

( ) O modificador verbal "diretamente" apresenta uma circunstância de tempo, evidenciando o contato essencial do médico com o paciente.

"Tocoginecologia e Pediatria ainda figuram entre as especialidades mais escolhidas por médicos com menos de 35 anos. Entretanto, não formam quadros suficientes para atender à demanda social."

( ) A marca linguística "mais" explicita uma ideia de quantidade indefinida em relação ao termo que modifica, generalizando as especialidades mais procurada pelos médicos jovens.
Resposta

F - F
Alguém poderia me auxiliar nessa questão? Estou tendo dificuldade em classificar a classe gramatical das palavras "relacionada" e "escolhidas". São verbos ou adjetivos?




Avatar do usuário
ALANSILVA
2 - Nerd
Mensagens: 1381
Registrado em: Sex 26 Jul, 2013 22:59
Última visita: 15-03-23
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Abr 2019 02 23:38

Re: Sintagmas

Mensagem não lida por ALANSILVA »

danimedrado, Boa noite!
1) a palavra diretamente indica nesse contexto uma afirmação.
2) mais é quantidade mas não me parece que é indefinida.

Agora as palavras "relacionada" e "escolhidas" estão no particípio e são formas nominais dos verbos



No meio da dificuldade se encontra a oportunidade (Albert Einstein)

Responder

Voltar para “Gramática”