GramáticaPalavras denotativas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Mar 2018 06 00:22

Palavras denotativas

Mensagem não lida por Liss15 »

Gente, eu não entendi muito bem essa questão. Não poderia ser a letra C?

Filme
Berenice não gostava de ir ao cinema, de modo que o pai a levava à força. Cinema era coisa que ele adorava, sempre sonhara em se tornar cineasta; não o conseguira, claro, mas queria que a filha partilhasse sua paixão, com o que se sentiria, de certa forma, indenizado pelo destino. Uma responsabilidade que só fazia aumentar o verdadeiro terror que Berenice sentia quando se aproximava o sábado, dia que habitualmente o pai, homem muito ocupado, escolhia para a sessão cinematográfica semanal. À medida que se aproximava o dia fatídico, ela ia ficando cada vez mais agitada e nervosa; e quando o pai, chegado o sábado, finalmente lhe dizia, está na hora, vamos, ela frequentemente se punha a chorar e mais de uma vez caíra de joelhos diante dele, suplicando, não, papai, por favor, não faça isso comigo. Mas o pai, que era um homem enérgico e além disso julgava ter o direito de exigir da filha que o acompanhasse (viúvo desde há muito, criara Berenice sozinho e com muito sacrifício),
mostrava-se intransigente: não tem nada disso, você vai me acompanhar. E ela o fazia, em meio a intenso sofrimento. Por fim, aprendeu a se proteger. Ia ao cinema, sim. Mas antes que o filme começasse, corria ao banheiro, colocava cera nos ouvidos. Voltava ao lugar, e mal as luzes se apagavam cerrava firmemente os olhos, mantendo-os assim durante toda a sessão. O pai, encantado com o filme, de nada se apercebia; tudo o que fazia era perguntar a opinião de Berenice, que respondia, numa voz neutra mas firme:
- Gostei. Gostei muito.
Era de outro filme que estava falando, naturalmente. Um filme que o pai nunca veria.
MOACYR SCLIAR In: Contos reunidos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.


Era de outro filme que estava falando, naturalmente.
Neste trecho, o termo em destaque cumpre a função de:
a) afirmar ponto de vista
b) projetar ideia de modo
c) revelar sentimento oculto
d) expressar sentido reiterativo

PS: coloquei o texto, caso haja a necessidade de compreender o contexto da palavra.
Resposta

A

Última edição: Liss15 (Ter 06 Mar, 2018 00:24). Total de 1 vez.


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mar 2018 06 07:33

Re: Palavras denotativas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Olá Liss,
Eu entendo que o termo naturalmente esteja sendo utilizado como o obviamente, deixando clara a avaliação do autor de que era outro filme do qual Berenice falou que gostou.
O naturalmente também pode projetar a ideia de modo, mas foi utilizado em outro contexto.
Quanto à c, não é um sentimento oculto, mas uma avaliação. Troque por obviamente e verás que não há nada de sentimento.



Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liss15
1 - Trainee
Mensagens: 416
Registrado em: Sáb 14 Out, 2017 11:58
Última visita: 10-05-19
Mar 2018 06 09:09

Re: Palavras denotativas

Mensagem não lida por Liss15 »

Brunoranery, realmente.. ao olhar a questão descartei a C mesmo.
Mas ainda estou confusa com a letra B... :?


"O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos." - Eleanor Roosevelt

Avatar do usuário
Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: Qua 28 Jun, 2017 15:01
Última visita: 25-04-21
Mar 2018 06 09:36

Re: Palavras denotativas

Mensagem não lida por Brunoranery »

Liss15 escreveu:
Ter 06 Mar, 2018 09:09
Brunoranery, realmente.. ao olhar a questão descartei a C mesmo.
Mas ainda estou confusa com a letra B... :?
Berenice agiu naturalmente. Traz ideia de modo.

Agora no contexto usado, traz uma avaliação do autor, pois não foi nesse contexto. O autor usa naturalmente no sentido de obviamente, o que caracteriza simplesmente uma avaliação dele. Ele diz que obviamente não foi do filme do cinema que Berenice gostou.

O naturalmente não é usado como o modo com o qual Berenice disse que gostou, mas como é óbvio ela ter gostado de um filme (modo de dizer) que não é o do cinema, já que ela não tinha nenhum interesse.

O termo usado surgiu como um posicionamento do autor. Como se fosse " É lógico que não foi do filme do cinema que ela gostou".

O que marca a diferença entre os dois usos é a vírgula.
Estava falando naturalmente, indicaria modo
Estava falando, naturalmente, indica a posição do autor que acha obvio essa atitude dela.
Basta entender o contexto do escrito.

Última edição: Brunoranery (Ter 06 Mar, 2018 09:37). Total de 1 vez.


Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”