Gramática(UEG) Artigo

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Liliana
Ultimate
Mensagens: 975
Registrado em: Ter 11 Out, 2016 21:17
Última visita: 07-02-19
Fev 2018 09 15:09

(UEG) Artigo

Mensagem não lida por Liliana »

CELULARES EXPLOSIVOS, IDEIAS NEM TANTO
Sou uma nulidade no uso do celular. Mal conheço a senha para tirar as mensagens lá de dentro e, pelo que vejo, meu aparelho é forte candidato a uma dessas explosões que têm acontecido ultimamente. Pinóquio não primava pela responsabilidade nos compromissos assumidos, mas seu Grilo Falante, de cartola e guarda-chuva, conhecia as virtudes da polidez e da adequação. Não tomava a palavra antes de um minúsculo pigarro de advertência. Inseto mutante, o celular está para o grilo de Pinóquio um pouco como a guitarra elétrica para o antigo violão. Adota os tons mais estridentes, descabelados e imperativos, a que as pessoas obedecem numa coreografia alucinada. A pose mais estudada da grã-fina se estilhaça em aflição e pânico enquanto ela remexe na bolsa à procura do aparelho; o taxista mais inerte e distraído pula ao menor toque, como se tivesse uma aranha dentro do carro. E nem se sabia que aquilo era carregado de dinamite.

No texto, o artigo definido pode ser identificado em todas as orações a seguir, EXCETO em:
a) “Não tomava a palavra”
b) “Mal conheço a senha”
c) “é forte candidato a uma dessas explosões”
d) “ela remexe na bolsa à procura do aparelho”

Fiquei em dúvida entre a c) e a d).
Alguém pode me falar por que na d) existe artigo??




Avatar do usuário
leomaxwell
3 - Destaque
Mensagens: 564
Registrado em: Ter 11 Jul, 2017 07:30
Última visita: 09-03-19
Fev 2018 09 15:39

Re: (UEG) Artigo

Mensagem não lida por leomaxwell »

Liliana, esse ''a'' craseado (à) mostra a junção de um ''a'' preposição com um ''a'' artigo( a + a = à)
''ela remexe na bolsa a a procura do aparelho'' = ''ela remexe na bolsa à procura do aparelho''.
O artigo ficou ''escondido'' :mrgreen: .
Espero que tenha entendido :D



All you touch and all you see is all your life will ever be...

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”