GramáticaEstrutura das Palavras

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
HenryInfa
Guru
Mensagens: 379
Registrado em: Sáb 04 Nov, 2017 19:00
Última visita: 08-11-21
Fev 2018 04 00:30

Estrutura das Palavras

Mensagem não lida por HenryInfa »

1) FCC - São da mesma família (ou seja, têm o mesmo radical) as seguintes palavras:
a)absorver-proteger-requerer;
b)sabido-sabem-sapiência
c)fluxo-migração-deslocamento;
d)região-reforma-redução;
e)rural-agrícola-fundiário.

GAB: c

Minha dúvida: Radicais não são apenas a parte da palavra que se repete ou podem ser considerados palavras com sentidos semelhantes, como é o caso desta questão?

2) UFRJ Assinale a opção em que há erro na identificação do elemento mórfico grifado:
a)Alunas: desinência de feminino
b)Comprar: radical
c)Aluguei: vogal temática
d)Pareceram: vogal temática
e)Influência: desinência de feminino

GAB: e

Por que o "a" da palavra "influência" não é desinência de feminino?


Alguma alma boa me ajuda nestas questões? :lol: Agradeço desde já



"O ruim é que eu sou o teu freguês, tua vítima inquieta e ofegante que só descansa quando te aniquila e te transfere para o outro extremo. Para o teu azar eu tenho no meu peito o antídoto construído pelos teus filhos: A persistência.":arrow:

Avatar do usuário
PedroCosta
2 - Nerd
Mensagens: 179
Registrado em: Ter 02 Jan, 2018 19:21
Última visita: 23-06-21
Abr 2018 15 19:43

Re: Estrutura das Palavras

Mensagem não lida por PedroCosta »

Radical é uma unidade portadora de significado (morfema) que está relacionada ao universo real. O que isso quer dizer? Vejamos a palavra médico. O radical dessa palavra é "médic" e tem um significado no universo real: aquele que cura. Por isso, nós podemos inferir que medicina e medicamentos possuem o mesmo significado e a mesma família. E o "o" de médico? O "o" de médico refere-se ao universo linguístico. Nesse universo, nós temos afixos, desinências, vogais e consoantes de ligação que servem para alterar o sentido, a classe gramatical ou simplesmente para gerar a eufonia.
No exercício da FCC, eu acredito que houve a ideia de associar o significado de radical. As palavras fluxo, migração e deslocamento possuem o significado de uma ação de movimento.
Já o exercício da UFRJ é mais simples. Comece se perguntando: o que é a desinência de gênero? É uma unidade morfológica que enquadra uma palavra no gênero masculino/feminino. Por exemplo, a palavra "influenciadora". Você pensa mentalmente em uma mulher (ou uma criança) que tem a habilidade de influenciar. Se eu suprimir o "a" do nosso exemplo o que teríamos? Um homem. Mas o que temos no exercício? Nenhum dos dois. O "a" não é uma desinência de gênero. O "a" é parte do sufixo "ncia". Sendo uma palavra derivada de fluir.



"Se vai tentar, vá até o fim.
Caso contrário, nem comece.
Se vai tentar, vá até o fim.
Pode perder namoradas, esposas, parentes, empregos e talvez até a cabeça.
Vá até o fim."
Charles Bukowski

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”