Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

GramáticaOração subordinada

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Out 2017 20 13:59

Oração subordinada

Mensagem não lida por ivanginato23 »

O Vítor domina o vocabulário, porque lê muito. = Como o Vítor lê muito, domina o vocabulário. (Or. Subordinada)
Come a sopa toda, que está muito boa. = Come a sopa toda, pois está muito boa. (Or. Coordenada)

Pessoal nao entendo o porquê da segunda oração ser coordenada, na segunda parte não está faltando o sujeito, portanto não deveria estar subordinada a primeira? Sendo, assim, uma oração subordinada adjetiva?

Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Out 2017 20 14:31

Re: Oração subordinada

Mensagem não lida por Brunoranery »

Boa tarde!
É uma oração Coordenada Sindética.
Se você disser: "Coma a sopa toda." Estará inteligível, certo? O restante da oração é apenas para explicar o motivo da ordem. Nesse sentido, a segunda parte é opcional, apenas complementa.

Na primeira vemos que até faria sentido dizermos: "Como Victor lê muito.", mas não seria o sentido desejado. Sendo assim, classifica-se, eu acho que, como Adverbial Causal.

Editado pela última vez por Brunoranery em 20 Out 2017, 14:33, em um total de 2 vezes.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.

Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Out 2017 20 15:10

Re: Oração subordinada

Mensagem não lida por ivanginato23 »

Eu tinha pensado nisso, mas e a questao do sujeito, que eu havia dito?
Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Avatar do usuário

Brunoranery
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 983
Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
Última visita: 25-04-21
Agradeceu: 161 vezes
Agradeceram: 794 vezes
Out 2017 20 15:46

Re: Oração subordinada

Mensagem não lida por Brunoranery »

ivanginato23 escreveu: 20 Out 2017, 15:10 Eu tinha pensado nisso, mas e a questao do sujeito, que eu havia dito?
E o que o sujeito vai ter a ver com ser subordinada?
O sujeito é a sopa. O sujeito está na primeira oração, portanto, na segunda, só tem um advérbio de intensidade, verbo de ligação não significativo e adjetivo. Há também a conjunção ligando as orações.
Como o sujeito e verbo significativo estão na primeira oração, torna-se inútil a segunda, não havendo relação de subordinação.

Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Voltar para “Gramática”