Olá, Comunidade!

Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

Grande abraço a todos,
Prof. Caju

GramáticaFuvest 2001- Concordância

Moderador: [ Moderadores TTB ]


Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Set 2017 25 04:14

Fuvest 2001- Concordância

Mensagem não lida por ivanginato23 »

a) “Se eu não tivesse atento e olhado o rótulo, o paciente teria morrido”, declarou o médico. Reescreva a frase acima, corrigindo a impropriedade gramatical que nela ocorre.
Resposta

Se eu não estivesse atento e não tivesse olhado o rótulo, o paciente teria morrido.
Eu reescrevi dessa forma: "Se não tivesse olhado atenciosamente, o paciente teria morrido." Seria outra resposta plausível?

Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Avatar do usuário

fismatpina
2 - Nerd
Mensagens: 218
Registrado em: 26 Jun 2017, 10:29
Última visita: 07-05-19
Agradeceram: 194 vezes
Set 2017 27 16:26

Re: Fuvest 2001- Concordância

Mensagem não lida por fismatpina »

Veja que existe uma diferença de sentido entra a frase original e a sua frase. Na sua frase o atento está relacionado ao modo como você observou algo (você não chegou a citar o rótulo). Já na original o sentido está na atenção de sempre olhar o rótulo do medicamento antes de proceder, seja para verificar algum efeito colateral ou substância presente naquele remédio que ocasionou a ação seguinte (o paciente sobreviveu). Acredito que a proposta da banca era você separar a ação de estar atento e a ação de olhar o rótulo (veja que o gabarito esclareceu tudo), logo para mostrar que entendeu a frase você deveria citar essas duas ações. Você deveria falar que estava atento e essa atenção fez você observar o rótulo e salvar o paciente. A sua frase não seguiu essa ideia e pelo fato de você não citar o rótulo ficou meio incompleta, acredito que você não pontuaria nessa questão.
Espero ter ajudado!
:D

(Editei muito pois o corretor do celular não estava colaborando)

Editado pela última vez por fismatpina em 27 Set 2017, 16:50, em um total de 3 vezes.
Jack of all trades :wink:

Autor do Tópico
ivanginato23
1 - Trainee
Mensagens: 185
Registrado em: 20 Jun 2017, 10:53
Última visita: 06-05-23
Agradeceu: 30 vezes
Agradeceram: 63 vezes
Set 2017 27 20:12

Re: Fuvest 2001- Concordância

Mensagem não lida por ivanginato23 »

fismatpina escreveu: 27 Set 2017, 16:26 Veja que existe uma diferença de sentido entra a frase original e a sua frase. Na sua frase o atento está relacionado ao modo como você observou algo (você não chegou a citar o rótulo). Já na original o sentido está na atenção de sempre olhar o rótulo do medicamento antes de proceder, seja para verificar algum efeito colateral ou substância presente naquele remédio que ocasionou a ação seguinte (o paciente sobreviveu). Acredito que a proposta da banca era você separar a ação de estar atento e a ação de olhar o rótulo (veja que o gabarito esclareceu tudo), logo para mostrar que entendeu a frase você deveria citar essas duas ações. Você deveria falar que estava atento e essa atenção fez você observar o rótulo e salvar o paciente. A sua frase não seguiu essa ideia e pelo fato de você não citar o rótulo ficou meio incompleta, acredito que você não pontuaria nessa questão.
Espero ter ajudado!
:D

(Editei muito pois o corretor do celular não estava colaborando)
Eu errei na digitação. Eu cito o rótulo.

Editado pela última vez por ivanginato23 em 27 Set 2017, 20:13, em um total de 1 vez.
Quer nos ver vencer, o único que pode nos deter.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem Concordância Verbal
    por lorramrj » » em Gramática
    1 Respostas
    2077 Exibições
    Última mensagem por AndreBRasera
  • Nova mensagem Concordância verbal
    por lorramrj » » em Gramática
    1 Respostas
    2989 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25
  • Nova mensagem Concordância verbal
    por lorramrj » » em Gramática
    3 Respostas
    13646 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25
  • Nova mensagem Concordância verbal
    por lorramrj » » em Gramática
    1 Respostas
    1060 Exibições
    Última mensagem por Brunoranery
  • Nova mensagem Concordância verbal
    por lorramrj » » em Gramática
    0 Respostas
    1000 Exibições
    Última mensagem por lorramrj

Voltar para “Gramática”