Leia o trecho da entrevista a seguir feita com o linguista Marcos Bagno, conduzida pela revista Discutindo a Língua Portuguesa.
“DLP – Pode-se afirmar que a língua portuguesa é um instrumento de exclusão social?
MB – Não. A língua portuguesa assim, com artigo definido e no singular, não exclui ninguém. Talvez só os brasileiros falantes de línguas indígenas e de outras que não têm o português como língua materna. Ela [a língua portuguesa] é o elemento mais importante da identidade nacional da imensa maioria dos brasileiros. A exclusão social é provocada pela identificação dessa “língua portuguesa” com um modelo muito restrito de língua, uma idealização e ideologização da escrita literária de um punhado de escritos selecionados a dedo por meia dúzia de gramáticos. Quando o aluno chega na escola (“na escola”, porque na gramática do português brasileiro as pessoas chegam “em” algum lugar), se vê confrontado com uma coisa chamada “português” que não corresponde em nada à sua intuição lingüística, nem mesmo ele sendo oriundo das classes médias urbanas. Ali ele vai descobrir que é preciso dizer “chegar à escola”, ou que vendem-se casas (como se as casas pudessem vender a si mesmas!) e outras regras que compõem um modelo antiquado de português correto, que não corresponde sequer à prática dos nossos melhores escritores dos últimos cem anos ou mais. O que exclui é querer convencer alguém que é errado dizer “eu custo a crer”, quando isso aparece em textos de José de Alencar (que morreu em 1877!) ou que é preciso “imitar os clássicos”, mas que, ao mesmo tempo, é errado usar, como Machado de Assis usou, o advérbio “meia” no feminino (“Filomena era meia sem-graça”), como se faz na língua há mais de mil anos!”
Marque a proposição correta.
(A) Na frase “[...] se vê confrontado com uma coisa chamada 'português' que não corresponde em nada à sua intuição linguística”, pode-se inferir que a variedade do português ensinado na escola desconsidera o conhecimento intuitivo dos falantes sobre a língua.
(B) Segundo o entrevistado, as construções “chegar à escola” e “chegar na escola” correspondem, respectivamente, à modalidade escrita e à modalidade oral da língua portuguesa.
(C) Segundo o entrevistado, a regra gramatical que considera correta a construção “vendem-se casas” é lógica.
(D) Na frase “Talvez só os brasileiros falantes de línguas indígenas e de outras que não têm o português como língua materna”, o sujeito do verbo “têm” é “línguas indígenas”.
(E) Os termos “idealização” e “ideologização” podem ser substituídos, sem alteração de sentido, por “deformação” e
“corrompimento”, respectivamente.
Qual o erro da B)? Pelo texto, até parece ser ela como correta, e também o texto não diz que a escola ensina variedades do português, como diz na A), e sim que ensina a norma culta.
Olá, Comunidade!
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).
Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero )
Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!
Vamos crescer essa comunidade juntos
Grande abraço a todos,
Prof. Caju
Gramática ⇒ (UFGD-2009) Modalidade oral e escrita da Língua Tópico resolvido
Moderador: [ Moderadores TTB ]
-
- Mensagens: 983
- Registrado em: 28 Jun 2017, 15:01
- Última visita: 25-04-21
- Agradeceu: 161 vezes
- Agradeceram: 794 vezes
Set 2017
02
05:55
Re: (UFGD-2009) Modalidade oral e escrita da Língua
Bom dia.
Você tem que entender que na b ele diz "segundo o entrevistado". Em nenhum momento ele diz isso. O que o entrevistado faz é estabelecer uma relação entre o português culto e o intuitivo. Tanto que ele cita os antigos escritores, não citando essa modalidade oral.
Quanto à letra A, analise com cuidado: a variedade do português ensinado na escola desconsidera o conhecimento intuitivo. Ou seja, a escola ao invés de respeitar as variedades linguísticas, acaba batendo apenas na tecla do português culto.
Você tem que entender que na b ele diz "segundo o entrevistado". Em nenhum momento ele diz isso. O que o entrevistado faz é estabelecer uma relação entre o português culto e o intuitivo. Tanto que ele cita os antigos escritores, não citando essa modalidade oral.
Quanto à letra A, analise com cuidado: a variedade do português ensinado na escola desconsidera o conhecimento intuitivo. Ou seja, a escola ao invés de respeitar as variedades linguísticas, acaba batendo apenas na tecla do português culto.
Editado pela última vez por Brunoranery em 02 Set 2017, 05:57, em um total de 1 vez.
Ajudei-te? Confira minhas resoluções no canal: https://www.youtube.com/channel/UCFy9BChtDB9V2GfvtRvWwqw
Projeto Med.
Projeto Med.
-
- Mensagens: 975
- Registrado em: 11 Out 2016, 21:17
- Última visita: 07-02-19
- Agradeceu: 558 vezes
- Agradeceram: 62 vezes
Set 2017
02
16:49
Re: (UFGD-2009) Modalidade oral e escrita da Língua
Mas o entrevistado diz na entrevista "Quando o aluno chega na escola (“na escola”, porque na gramática do português brasileiro as pessoas chegam “em” algum lugar)..." e "Ali ele vai descobrir que é preciso dizer 'chegar à escola' ", conforme está na b)
-
- Mensagens: 1483
- Registrado em: 02 Ago 2015, 13:51
- Última visita: 30-09-22
- Agradeceu: 104 vezes
- Agradeceram: 1197 vezes
Set 2017
02
17:44
Re: (UFGD-2009) Modalidade oral e escrita da Língua
No meu entendimento, em momento algum ele distingue modalidade oral de escrita, mas sim portugues intuitivo e "português". Além disso, ele dá um exemplo muito forte que contraria a B:
"que não corresponde sequer à prática dos nossos melhores escritores dos últimos cem anos ou mais."
Ou seja, nem mesmo na modalidade escrita essa modalidade é utilizada. Isso vai de frente com a letra B. Por outro lado, a letra A trata de um pressuposto bem claro do texto: se o aluno é CONFRONTADO com o "português", é porque a escola desconsidera o conhecimento intuitivo, pois, se houvesse consideração, não haveria confronto.
"que não corresponde sequer à prática dos nossos melhores escritores dos últimos cem anos ou mais."
Ou seja, nem mesmo na modalidade escrita essa modalidade é utilizada. Isso vai de frente com a letra B. Por outro lado, a letra A trata de um pressuposto bem claro do texto: se o aluno é CONFRONTADO com o "português", é porque a escola desconsidera o conhecimento intuitivo, pois, se houvesse consideração, não haveria confronto.
Editado pela última vez por undefinied3 em 02 Set 2017, 17:45, em um total de 1 vez.
Ocupado com início do ano no ITA. Estarei fortemente inativo nesses primeiros meses do ano, então busquem outro moderador para ajudar caso possível.
Crie uma conta ou entre para participar dessa discussão
Você precisa ser um membro para postar uma resposta
Crie uma nova conta
Ainda não é um membro? Registre-se agora!
Membro pode iniciar seus próprios tópicos e inscrever-se no dos outros para ser notificado sobre atualizações.
É gratuito e leva apenas 1 minuto
Entrar
-
- Tópicos Semelhantes
- Respostas
- Exibições
- Última mensagem
-
- 0 Respostas
- 884 Exibições
-
Última mensagem por nat19
-
- 2 Respostas
- 1253 Exibições
-
Última mensagem por Carlosft57
-
- 3 Respostas
- 4135 Exibições
-
Última mensagem por caju
-
- 0 Respostas
- 3328 Exibições
-
Última mensagem por caju
-
- 2 Respostas
- 1443 Exibições
-
Última mensagem por Ittalo25