GramáticaAdjunto adnominal x Complemento nominal

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário

Autor do Tópico
gabrielqpinho
iniciante
Mensagens: 2
Registrado em: 26 Jan 2024, 19:46
Última visita: 27-01-24
Jan 2024 26 20:01

Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por gabrielqpinho »

"Não serei o poeta de um mundo caduco". A expressão destacada exerce a função de:

A) Complemento nominal
B) Adjunto adnominal
Resposta

O gabarito é "A", mas gostaria de saber o porquê, afinal complemento nominal não pode se referir a substantivos concretos, e esse é o caso de "poeta".

Última edição: gabrielqpinho (26 Jan 2024, 20:02). Total de 1 vez.
Avatar do usuário

dudaox
Elite
Mensagens: 177
Registrado em: 04 Mai 2022, 11:37
Última visita: 25-04-24
Abr 2024 18 21:15

Re: Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por dudaox »

Olá!

Acho que essa frase, a depender do contexto, possuirá um substantivo abstrato ao invés de concreto, que é o caso de "poeta" como uma representação do pensamento de ser alguém que exerce tal ofício, a singularidade do fazer poético... Assim, seria definido como um substantivo abstrato que necessita do complemento nominal para completar seu sentido.

Espero que eu tenha te ajudado a esclarecer melhor.

Abraço, bons estudos.


FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Abr 2024 18 21:33

Re: Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por FelipeMartin »

é estranho mesmo.

Para mim, "de um mundo melhor" continua sendo parte do predicativo do sujeito, então eu julgaria como sendo adjunto adnominal também.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Abr 2024 23 22:11

Re: Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por FelipeMartin »

dudaox, acho que poeta neste caso é um adjetivo. Será que pode ser isso? Não sei se um mesmo substantivo pode flutuar entre concreto e abstrato.
Última edição: FelipeMartin (23 Abr 2024, 22:12). Total de 1 vez.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

dudaox
Elite
Mensagens: 177
Registrado em: 04 Mai 2022, 11:37
Última visita: 25-04-24
Abr 2024 24 00:46

Re: Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por dudaox »

FelipeMartin escreveu: 23 Abr 2024, 22:11 dudaox, acho que poeta neste caso é um adjetivo. Será que pode ser isso? Não sei se um mesmo substantivo pode flutuar entre concreto e abstrato.
Muito confusa essa questão... O artigo "o" define poeta como substantivo. Porém, se caso fosse um adjetivo, "de um mundo caduco" não poderia ser considerado um adjunto adnominal, já que adjuntos se ligam aos núcleos representados por um nome (substantivo concreto ou abstrato), e assim estaria correto o seu raciocíno.

Eu ainda continuo acreditando que "o poeta" assume uma conotação abstrata, ou seja, nome de uma característica que precisa de um complemento. Outro detalhe que poderia surgir é ficarmos na incerteza entre o adjunto e o complemento nominal quando o substantivo abstrato é seguido do termo preposicionado, já que o complemento nominal se liga por meio de preposição. Assim, para elucidar a dúvida, se o termo exercer a função de agente ele será um adjunto, se o termo exercer a função de alvo, destino da ação, ele será complemento.

Vou dar um exemplo : Amor de mãe. Amor é um substantivo abstrato e de mãe é um adjunto, porque possui a ideia de agente da ação, o amor é provocado pela mãe. Nesse caso da questão em específico, "de um mundo caduco" seria um termo preposicionado ligado a um substantivo abstrato que expressa a ideia de alvo, destino da ação do "poeta", funcionando como paciente desse agente abstrato. Portanto, a alternativa A está correta. Espero que eu tenha conseguido ajudar a desvendar esse enigma gramatical kkkkk
Abraço
Última edição: dudaox (24 Abr 2024, 01:04). Total de 1 vez.

FelipeMartin
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 2223
Registrado em: 04 Jul 2020, 10:47
Última visita: 26-04-24
Agradeceu: 20 vezes
Agradeceram: 7 vezes
Abr 2024 24 08:53

Re: Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por FelipeMartin »

dudaox, a questão do artigo faz sentido. Os artigos substantivam os outros termos. Eu tentei definir como adjetivo para a expressão poder ser complemento.

Só é estranha a mudança na morfologia da palavra poeta. Eu nunca tinha visto ela ser substantivo abstrato.
φως εσύ και καρδιά μου εγώ πόσο σ' αγαπώ.
Avatar do usuário

dudaox
Elite
Mensagens: 177
Registrado em: 04 Mai 2022, 11:37
Última visita: 25-04-24
Abr 2024 24 11:39

Re: Adjunto adnominal x Complemento nominal

Mensagem não lida por dudaox »

FelipeMartin, essa frase deve ter saído de um algum texto seguido da questão, com certeza. Não é possível que ela seja solta assim. Eu entendo que não tem como fluir entre substantivo concreto e como substantivo abstrato mesmo, então caberia ter entrado com recursos se tiver sido uma questão de vestibular.

Última edição: dudaox (24 Abr 2024, 11:56). Total de 1 vez.
Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”