GramáticaUEL _ Uso da vírgula

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Rachelvf
iniciante
Mensagens: 7
Registrado em: Qua 27 Out, 2021 19:12
Última visita: 20-03-22
Fev 2022 05 17:48

UEL _ Uso da vírgula

Mensagem não lida por Rachelvf »

Galera, em "tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro" o gabarito aponta que essa vírgula separa dois sujeitos. Não consegui identificar, alguém pode me explicar, por gentileza?

Leia o fragmento, a seguir, retirado do livro Clara dos Anjos, de Lima Barreto, e responda.

Cassi Jones, sem mais percalços, se viu lançado em pleno Campo de Sant’Ana, no meio da multidão que jorrava das portas da Catedral, cheia da honesta pressa de quem vai trabalhar. A sua sensação era que estava numa cidade estranha. No subúrbio tinha os seus ódios e os seus amores; no subúrbio, tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro percorria todo ele, e, em qualquer parte, era apontado; no subúrbio, enfim, ele tinha personalidade, era bem Cassi Jones de Azevedo; mas, ali, sobretudo do Campo de Sant’Ana para baixo, o que era ele? Não era nada. Onde acabavam os trilhos da Central, acabava a sua fama e o seu valimento; a sua fanfarronice evaporava-se, e representava-se a si mesmo como esmagado por aqueles “caras” todos, que nem o olhavam. [...]

Na “cidade”, como se diz, ele percebia toda a sua inferioridade de inteligência, de educação; a sua rusticidade, diante daqueles rapazes a conversar sobre cousas de que ele não entendia e a trocar pilhérias; em face da sofreguidão com que liam os placards dos jornais, tratando de assuntos cuja importância ele não avaliava, Cassi vexava-se de não suportar a leitura; comparando o desembaraço com que os fregueses pediam bebidas variadas e esquisitas, lembrava-se que nem mesmo o nome delas sabia pronunciar; olhando aquelas senhoras e moças que lhe pareciam rainhas e princesas, tal e qual o bárbaro que viu, no Senado de Roma, só reis, sentia-se humilde; enfim, todo aquele conjunto de coisas finas, de atitudes apuradas, de hábitos de polidez e urbanidade, de franqueza no gastar, reduziam-lhe a personalidade de medíocre suburbano, de vagabundo doméstico, a quase cousa alguma.

BARRETO, Lima. Clara dos Anjos. Rio de Janeiro: Garnier, 1990. p. 130-131.

Em relação aos recursos linguísticos presentes no texto, assinale a alternativa correta.

a) Em “ele percebia toda a sua inferioridade de inteligência, de educação; a sua rusticidade”, o ponto e vírgula é usado para enumeração dos complementos do termo “inferioridade”.
b) No trecho “e, em qualquer parte, era apontado”, a palavra “apontado” está no masculino para concordar com “subúrbio”.
c) No fragmento “Onde acabavam os trilhos da Central”, o verbo está no plural para concordar com seu complemento “trilhos”.
d) Em “acabava a sua fama e o seu valimento”, o verbo está no singular para concordar com o sujeito “Campo de Sant’Ana”.
e) Em “tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro”, a vírgula é utilizada para separar sujeitos diferentes.
Resposta

LETRA E




Avatar do usuário
vinyso
sênior
Mensagens: 25
Registrado em: Sex 22 Out, 2021 08:24
Última visita: 10-04-23
Fev 2022 14 10:52

Re: UEL _ Uso da vírgula

Mensagem não lida por vinyso »

Trata-se de sujeito oculto antes e depois da vírgula.

(ELE) tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro


Este é o primeiro, mas sua dúvida deve ser sobre o segundo:

tinha os seus companheiros, e a sua fama de violeiro (QUEM TINHA FAMA DE VIOLEIRO? O SUJEITO DETERMINADO NA ORAÇÃO ANTECEDENTE)

-> Sujeito oculto ou sujeito elíptico é aquele que não está explícito na oração, mas pode ser determinado pela flexão número-pessoa do verbo, ou por sua presença em alguma oração antecedente.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Gramática”