Get a better experience by installing our free app!
Not now
Install
Get a better experience by installing our web app!
Hide
How to do it?
In Safari, tap on the menu bar. Scroll down the list of options, then tap Add to Home Screen.(If you don’t see Add to Home Screen, you can add it. Scroll down to the bottom of the list, tap Edit Actions, then tap Add to Home Screen.)
(UNIFESP 2024) A expressão sublinhada em “É escusado dizer a quem”(1o parágrafo) exerce a mesma função sintática daquela sublinhada em:
(A) “principiou a roda a desandar-lhe em quase todos os sentidos” (2o parágrafo).
(B) “ninguém escapa neste mundo” (1o parágrafo).
(C) “o Leonardo em matéria de amor não prometia decerto grande fortuna” (2o parágrafo).
(D) “Luisinha […] voltara de novo ao seu antigo estado”
(2o parágrafo).
(E) “chegara ao Leonardo a hora de pagar o tributo”
(1o parágrafo).
Resposta
(A)
Eu pensei que a função sintática fosse predicado verbal, mas não tenho certeza. Alguém pode me dizer qual é a função sintática e o porquê?
Desde já agradeço
Editado pela última vez por RypKai em 30 Mar 2024, 11:14, em um total de 1 vez.
Sobre essa questão, desenvolvi o seguinte raciocínio:
Em "É escusado dizer a quem", temos um período composto por subordinação: oração principal ("É ESCUSADO") + oração subordinada ("DIZER A QUEM"). Conforme a nomenclatura, poderíamos classificar essa oração subordinada em ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA SUBJETIVA, uma vez que segue aquele padrão verbo de ligação + predicativo do sujeito.
Logo, ela desempenha a função sintática de sujeito da oração. Então, cabe achar, dentre as alternativas, o elemento sublinhado que também exerce esse papel. => Só pode ser a letra A, afinal, mudando a ordem: "A RODA principiou a desandar-lhe em quase todos os sentidos".
Não sei se tal pensamento está correto, mas espero ter te ajudado. Talvez, mais colegas nos auxiliem nesse exercício...
''A firmeza de propósito é um dos mais necessários elementos do carácter e um dos melhores instrumentos do sucesso. Sem ele , o gênio desperdiça os seus esforços num labirinto de inconsistências.''...
Leia o enunciado abaixo:
O bom humor é, antes de tudo, a expressão de que o corpo está bem.
Sobre ele é correto afirmar que
a) a expressão antes de tudo enfatiza um aspecto temporal
b) o...
Últ. msg
Olá, a expressão antes de tudo não está exercendo um aspecto temporal e sim posicional e enfatiza a importância.
Já o adjetivo bem não pode estar exercendo a função de predicativo, pois o sujeito é,...