Gramáticaconjunções Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
ElAxo
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Jun 2020, 12:00
Última visita: 01-12-22
Set 2022 08 15:46

conjunções

Mensagem não lida por ElAxo »

Não entendi, tal funciona como adjetivo nesse caso??


As Casas de Cultura Estrangeira (CCE) da UFC enfrentam há anos dificuldades na oferta de seus cursos, problemas causados em especial pelo baixo número de professores. Com a lei Nº 12.772, de 28.12.2012, esperava-se assegurar o prosseguimento deste fabuloso projeto dedicado à comunidade cearense desde sua criação nos anos 1960 pelo Reitor-Fundador Antônio Martins Filho.

Em setembro passado, o CH e a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas propuseram que cada professor das CCE fosse obrigado a dar, no mínimo, uma disciplina num curso de graduação da UFC, sendo esta disciplina determinada pela graduação. Se levada a cabo, esta proposta retiraria completamente das CCE a relativa autonomia que possuem em gerir seus cursos, tendo como consequência o corte imediato de vagas e o desmonte de um projeto de extensão presente no imaginário do cearense como um espaço de aprendizado de línguas e de oferta de oportunidades.

A Administração afirma que a atuação das CCE seria ilegal, pois os cursos ali oferecidos seriam só Extensão e não Ensino – tal como no tripé Ensino-Pesquisa-Extensão – e aludiu a uma advertência do MEC sobre o problema, porém não apresentou tal documento à comunidade diretamente atingida, servidores docentes, técnico-administrativos e alunos.

Há nesta proposta a real preocupação em defender o interesse da comunidade? Se assim for, está na hora de chamar a principal interessada – a sociedade cearense – para se inteirar e participar do debate acerca do futuro dos cursos das CCE da UFC.

(G1 - ifce 2016) Quanto ao emprego e reconhecimento
das classes de palavras, é correto afirmar-se que
a) se (2º parágrafo) é pronome apassivador e for (4º
parágrafo) é verbo.
b) só (3º parágrafo) é substantivo e principal (4º
parágrafo) é adjetivo.
c) ambos os termos se do 4º parágrafo são pronomes
reflexivos.
d) se (1º parágrafo) é pronome reflexivo e desde (1º
parágrafo) é advérbio.
e) porém (3º parágrafo) é conjunção e tal (3º parágrafo)
é adjetivo.
Resposta

E

Editado pela última vez por ElAxo em 08 Set 2022, 15:47, em um total de 1 vez.
Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: 19 Abr 2019, 21:21
Última visita: 24-10-22
Agradeceram: 3 vezes
Set 2022 10 17:12

Re: conjunções

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá. Vamos iniciar isolando a oração para facilitar o entendimento.

"A Administração não apresentou tal documento."
Estamos de acordo que essa é a oração, estamos? Afinal de contas quem não apresentou "tal documento"? "A Administração".

É necessário saber que na Língua Portuguesa há palavras regentes e palavras regidas. O "tal" orbita em torno de qual palavra? "Documento". A qual é núcleo do complemento verbal do verbo "apresentar", sendo portanto um substantivo. Logo "tal" gira ao redor de um substantivo e é um pronome demonstrativo. Por fim, sabemos que os pronomes, que sempre se relacionam com os nomes (substantivos), quando colocados junto a esses, serão pronomes com valor de adjetivo, e quando substituirem os nomes serão pronomes com valor de substantivo. Estando "tal" ao lado do nome, é um pronome demonstrativo que tem valor de adjetivo. Compreenda, que o vocábulo não deixa de ser pronome para se tornar adjetivo ou substantivo, pelo contrário, continua sendo pronome mas com "valor" (é diferente de ser) de adjetivo ou substantivo.
Perceba também que "tal" poderia ser substituído, sem prejuízo para a coesão e para a coerência, ou seja, para a correção gramatical e para o sentido textual, por outros pronomes demonstrativos, como nos exemplos abaixo:
A Administração não apresentou este documento.
A Administração não apresentou esse documento.
A Administração não apresentou aquele documento.
Todos estes são pronomes demonstrativos com valor de adjetivo.
Mais exemplos:
Eu quero esta caneta. (pronome demonstrativo com valor de adjetivo)
Eu vou a tal evento daqui um mês. (pronome demonstrativo com valor de adjetivo)
Ir a Paris. É isto que eu quero. (pronome demonstrativo com valor de substantivo)
Vamos paseear no parque? Não, melhor não, deixemos isto para amanhã. (pronome demonstrativo com valor de substantivo)
Lembrando que isto não ocorre somente com pronome demonstrativo mas com outras classes de pronomes também:
O meu sonho é tornar-me rico. (pronome possessivo com valor de adjetivo)
Ei, não toque na bolsa. É minha. (pronome possessivo com valor de substantivo)
A dignidade. Devemos buscar mante-la à todo custo. (pronome oblíquo átono com valor de substantivo)

Com base nas normas gramaticais, busquei lhe mostrar o motivo pelo qual o vocábulo "tal" tem valor de adjetivo. É possível perceber isto, também, com uma leitura cautelosa do período. Pois o que "não foi apresentado", foi "tal documento", como se alguém perguntasse: O que a Administração não apresentou? E a resposta viesse: Tal documento (Este documento/ Esse documento/ Aquele documento). Perceba também que não é qualquer documento que não foi apresentado, foi o "tal" documento, o documento "tal", como uma qualidade do documento ser "tal".

Sei que a primeira vista pode parecer complicado, afinal estamos acostumados com um entendimento engessado do que é pronome, do que é adjetivo, etc. Achamos que pronomes demonstrativos são somente "este, esse, aquele" e suas variações e achamos que adjetivos são somente "bonito, feio, magro, gordo" e todas as palavras que claramente são adjetivos. Mas devemos buscar abrir nossos horizontes e compreender a nossa língua, patrimônio imaterial da nação, em sua essência, levando em consideração os diversos contextos que as palavras podem ser inseridas.

Estou disponível para possíveis dúvidas que possam aparecer.
Atenciosamente, João Guilherme.

Pulvis sumus
Avatar do usuário
ElAxo
Junior
Mensagens: 17
Registrado em: 05 Jun 2020, 12:00
Última visita: 01-12-22
Set 2022 19 17:45

Re: conjunções

Mensagem não lida por ElAxo »

muito obrigado, cara!

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem
  • Nova mensagem UFRRJ - Conjunções
    por Liss15 » » em Gramática
    2 Respostas
    1387 Exibições
    Última mensagem por Liss15
  • Nova mensagem UFAL - conjunções
    por Liss15 » » em Gramática
    4 Respostas
    2806 Exibições
    Última mensagem por Ittalo25
  • Nova mensagem Enem 2001 - conjunções
    por Liss15 » » em Gramática
    2 Respostas
    7244 Exibições
    Última mensagem por Liss15
  • Nova mensagem Valor semântico das conjunções
    por matheustorres » » em Gramática
    0 Respostas
    803 Exibições
    Última mensagem por matheustorres
  • Nova mensagem Conjunções
    por ASPIRADEDEU » » em Gramática
    1 Respostas
    1034 Exibições
    Última mensagem por raphael133

Voltar para “Gramática”