GramáticaAdjetivo Efomm

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
Martinsjoao
iniciante
Mensagens: 6
Registrado em: Seg 14 Fev, 2022 14:57
Última visita: 16-07-22
Jul 2022 15 20:19

Adjetivo Efomm

Mensagem não lida por Martinsjoao »

Resposta

EFOMM 2018) Assinale a opção em que a expressão
sublinhada NÃO tem valor de um adjetivo.
a) Talvez você fosse como aquela menina rica, DE FORA, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco.
b) Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados DE CANOA dando tiros (...).
c) O menino da roça que pela primeira vez vê as
algas DO MAR,se balançando sob a onda clara, junto da pedra.
Off Topic
GAB: A




Holanda1427
1 - Trainee
Mensagens: 152
Registrado em: Sex 19 Abr, 2019 21:21
Última visita: 24-10-22
Set 2022 03 21:10

Re: Adjetivo Efomm

Mensagem não lida por Holanda1427 »

Olá, Sr. Martinsjoao. Como já sabes o gabarito, vou procurar esclarecer o porquê deste gabarito e também lhe explicar um pouco o assunto.
Adianto-lhe: A alternativa "a" é um adjunto adverbial de lugar, e as demais são adjuntos adnominais. Agora vamos a explicação, preste atenção:

Na Língua Portuguesa existem palavras que atuam como regentes e outras que atuam como regidos. Um exemplo é o adjetivo, que possui a função de caracterizar o nome (substantivo), ou seja, basicamente um adjetivo aparecerá sempre em relação a um substantivo. Assim, para identificar se determinada palavra é um adjetivo basta ver se está caracterizando um substantivo. Outro exemplo é o advérbio, que tem a função de modificar um verbo ou locução verbal, adjetivo ou locução adjetiva (em relação ao advérbio, o adjetivo será regente) ou outro advérbio. Logo para identificar se determinada palavra é um advérbio, basta verificar se está modificando um verbo, adjetivo, ou outro advérbio. Para fazer estes exercícios que mostrei ao senhor neste parágrafo, é necessário uma leitura atenta do período, buscando estabelecer as relações entre as palavras, que neste caso é tomar nota dos regentes e seus respectivos regidos.
Exemplo: O menino ruivo está um pouco triste.
Vamos, Sr. Martins, analise a oração comigo. Leia atentamente e tente fazer as devidas conexões entre regentes e regidos conforme eu lhe disse anteriormente. Veja bem: "menino" é substantivo (núcleo do sujeito) e "ruivo" é adjetivo. Pois quem é "ruivo"? É "o menino". Deste modo, sendo "ruivo" uma palavra que está atribuindo uma qualidade ao "menino" (que é substantivo), só pode ser adjetivo. O mesmo ocorre com "triste", analise o senhor.
Agora vamos aos termos "um pouco" que é uma locução adverbial de intensidade, pois são duas palavras (podem ser mais) que exercem a função de advérbio e neste caso o referente é o verbo "está". Consegue perceber que "um pouco" modifica, atribui um quê de diferente ao verbo e sua atuação? "O menino" não somente "está", mas "está um pouco".
O senhor há de notar também o seguinte: um advérbio não pode ser regido por um substantivo, por exemplo. Então caso seja identificado uma palavra que compreendestes como advérbio, mas o referente for um substantivo, este termo não pode ser advérbio.

Certo, agora vamos dar um passo. Sairemos da morfologia e adentraremos a sintaxe. Serei breve.
O adjetivo ou locução adjetiva (duas ou mais palavras que exercem a função de adjetivo, sendo obrigatoriamente regidas por substantivo), sintaticamente serão adjuntos adnominais ou predicativos.
O advérbio ou locução adverbial, sintaticamente serão adjuntos adverbiais.
As diferenças básicas entre adjunto adnominal e predicativo, são:
1º) O adjunto vem junto do nome (substantivo), enquanto o predicativo é intermediado por verbo.
2º) O adjunto (inclusive o adverbial) é um termo acessório, enquanto o predicativo é um termo integrante da oração.
Entendido?

Agora, para finalizar, façamos juntos a análise das alternativas:
a) "Talvez você fosse como aquela menina rica, de fora, que achou horrível nosso pobre doce de abóbora e coco."
Quem é o sujeito? Quem é como aquela menina rica e blá blá blá? "Você". Então "você" é o sujeito, também o núcleo do sujeito e substantivo. A oração nos diz que "você" é o quê? "menina rica", ou seja, com base numa comparação atribui-se uma característica para o sujeito. Por isso "menina rica" é uma locução adjetiva (mais de uma palavra). Agora me diga, sem medo, o "de fora" se refere ao "você" (substantivo)? É "você de fora"? Ou é "menina rica de fora"? Viu? O "de fora" modifica a locução adjetiva que sintaticamente nesta oração é predicativo do sujeito. Diante disso o "de fora" é uma locução adverbial de lugar, sintaticamente um adjunto adverbial de lugar, não tendo valor de adjetivo mas sim de advérbio.
b) "Lembro-me que vi o ladrão morrer afogado com os soldados de canoa dando tiros (...)."
Olhemos para a segunda oração: "os soldados de canoa dando tiros". Quem é que estava "dando tiros"? "os soldados", logo este é o sujeito e o núcleo é "soldados". Agora olhe para o "de canoa". Qual o referente destes vocábulos? O substantivo "soldados". Isto posto "de canoa" não pode ter valor de advérbio, pois se liga ao nome. Para ter valor de advérbio tem que se ligar ao verbo, adjetivo ou outro advérbio. O "de canoa" é uma locução adjetiva que sintaticamente é um adjunto adnominal, tendo valor de adjetivo.
c) "O menino da roça que pela primeira vez vê as algas do mar, se balançando sob a onda clara, junto da pedra."
Agora ficou mais fácil, mesmo ritmo da última alternativa. O termo "algas" é substantivo (núcleo do objeto direto, neste caso). Assim sendo "do mar" se liga a quê? Ao termo "algas". Sendo portanto uma locução adjetiva que sintaticamente é um adjunto adnominal, tendo valor de adjetivo.

Farei minhas considerações finais: Esteja ciente que aqui busquei fazer um resumo sem que se comprometa o aprendizado. Almejei explicar o assunto para que o entendimento da questão ficasse claro. É óbvio que o substantivo não é regente somente do adjetivo, por exemplo, vários outros termos da oração são regidos pelo substantivo. Mas não será viável falar mais por questão de economicidade de tempo e palavras e por questão do aprendizado do senhor, sendo bom que busques pesquisar também. Peço perdão se algo não ficou claro e coloco-me à disposição para sanar possíveis dúvidas.

Fique bem, Sr. Martins.

Atenciosamente, João Guilherme.



Pulvis sumus

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg
  • Nova mensagem Adjetivo
    por bickman » » em Gramática
    1 Respostas
    2318 Exibições
    Última msg por Deleted User 23699
  • Nova mensagem (EFOMM - 2016) Calorimetria
    por JohnnyEN » » em IME/ITA
    2 Respostas
    5897 Exibições
    Última msg por JohnnyEN
  • Nova mensagem (EFOMM - 2016) Plano R3
    por JohnnyEN » » em IME / ITA
    2 Respostas
    1435 Exibições
    Última msg por Cardoso1979
  • Nova mensagem (EFOMM-2020)Sintaxe
    por ASPIRADEDEU » » em Gramática
    0 Respostas
    1257 Exibições
    Última msg por ASPIRADEDEU
  • Nova mensagem EFOMM - 2017 - Combinatória
    por JohnnyEN » » em IME / ITA
    2 Respostas
    1568 Exibições
    Última msg por lbdmk

Voltar para “Gramática”