Gramáticahomônimas Tópico resolvido

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
erastóstones
Veterano
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb 13 Jun, 2015 19:45
Última visita: 12-11-23
Jul 2020 07 01:08

homônimas

Mensagem não lida por erastóstones »

Qual a distinção entre prezar x presar --- traz x trás----cozer x coser ? Se possível citar exemplos.obrigado!

Última edição: erastóstones (Ter 07 Jul, 2020 01:37). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
ASPIRADEDEU
2 - Nerd
Mensagens: 678
Registrado em: Qui 27 Fev, 2020 17:27
Última visita: 07-10-23
Jul 2020 07 08:57

Re: homônimas

Mensagem não lida por ASPIRADEDEU »

Como você já citou acima no próprio tópico essas palavras são homônimos, ou seja, possuem ou som igual ou escrito igual ou ambos iguais.

Então, vamos para sua dúvida:
Prezar- ter grande apreço ou consideração por; estimar Ex: "O segredo foi investir em melhorias e prezar sempre pela qualidade técnica."
Presar(tb pode ser utilizado apresar)- Deixar aprisionado, preso; aprisionar. Ex:Eu irei presar um fugitivo.

Trás é um advérbio de lugar. Indica uma posição posterior, ou seja, atrás. Ex: As crianças devem viajar no banco de trás.
Traz é a forma conjugada do verbo trazer, que significa levar, transportar para perto de quem fala. Ex: Traz isso logo! (imperativo)

cozer-Cozer é sinônimo de cozinhar Ex: Vou cozer ovos de codorna.
coser-Coser é sinônimo de costurar Ex: Minha avó vai coser minha saia agora.

Bizu: Olha para as formações das palavras e tenta a associar a alguma que tenha grafia próxima geralmente irá dar certo, Exemplo: cozer-cozinhar

Última edição: ASPIRADEDEU (Ter 07 Jul, 2020 08:57). Total de 1 vez.


“Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.”
Sir Winston Churchill

Avatar do usuário
Autor do Tópico
erastóstones
Veterano
Mensagens: 282
Registrado em: Sáb 13 Jun, 2015 19:45
Última visita: 12-11-23
Jul 2020 07 10:16

Re: homônimas

Mensagem não lida por erastóstones »

ASPIRADEDEU escreveu:
Ter 07 Jul, 2020 08:57
Como você já citou acima no próprio tópico essas palavras são homônimos, ou seja, possuem ou som igual ou escrito igual ou ambos iguais.

Então, vamos para sua dúvida:
Prezar- ter grande apreço ou consideração por; estimar Ex: "O segredo foi investir em melhorias e prezar sempre pela qualidade técnica."
Presar(tb pode ser utilizado apresar)- Deixar aprisionado, preso; aprisionar. Ex:Eu irei presar um fugitivo.

Trás é um advérbio de lugar. Indica uma posição posterior, ou seja, atrás. Ex: As crianças devem viajar no banco de trás.
Traz é a forma conjugada do verbo trazer, que significa levar, transportar para perto de quem fala. Ex: Traz isso logo! (imperativo)

cozer-Cozer é sinônimo de cozinhar Ex: Vou cozer ovos de codorna.
coser-Coser é sinônimo de costurar Ex: Minha avó vai coser minha saia agora.

Bizu: Olha para as formações das palavras e tenta a associar a alguma que tenha grafia próxima geralmente irá dar certo, Exemplo: cozer-cozinhar
Excelente meu amigo




Responder

Voltar para “Gramática”