Sugestões de MelhoriasUma área para questões e resoluções de destaque?

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 03 15:41

Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por mcarvalho »

Pessoal, boa tarde.

Uma coisa que existe em alguns outros fóruns correlatos por aí, e que acho que poderia ser interessante por aqui é uma seção específica para questões e resoluções de destaque. Explico: muitas vezes nos deparamos, aqui no TutorBrasil, com aqueles problemas milaborantes de geometria plana, que envolvem visualizações extraordinárias (e muitas vezes bem simples), ou aquelas manipulações algébricas de tirar o queixo.. ou, às vezes, até alguma demonstração mais elementar, mas que poderia ficar num lugar fixo, de tal modo que fosse fácil referenciá-la em outras resoluções e fosse fácil encontrá-la pela primeira vez. São mais de dez (quinze?) anos de fórum, tem muita postagem boa que está escondida, que os membros mais antigos podem até conhecer, mas muitos novos membros não. E tem, também, muita postagem boa que ainda vai ser construída e que pode ficar empoeirada.

Hoje mesmo vi o Planck linkando uma demonstração dele de força centrípeta em uma outra resposta, e isso me fez lembrar desta ideia. Como a demonstração era dele próprio, evidentemente ele se lembrou e referenciou, mas em outros casos isso pode ser mais difícil de ocorrer.

Assim, em termos práticos, acho que a seção poderia incluir tanto questões que envolvem resoluções muito boas, quanto postagens que incluem explicações amplas para assuntos recorrentes e delicados, como aquelas do sousóeu/RenetGuenon, por exemplo. Embora já haja o fórum de Demonstrações pra isso, então teria que se pensar se os dois poderiam coexistir. O procedimento seria parecido para incluir as postagens nessa seção, penso: restrito aos moderadores.

O que acham?



"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 03 22:40

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Planck »

mcarvalho escreveu:
Dom 03 Mai, 2020 15:41
muitas vezes nos deparamos, aqui no TutorBrasil, com aqueles problemas milaborantes de geometria plana, que envolvem visualizações extraordinárias (e muitas vezes bem simples), ou aquelas manipulações algébricas de tirar o queixo.. ou, às vezes, até alguma demonstração mais elementar, mas que poderia ficar num lugar fixo, de tal modo que fosse fácil referenciá-la em outras resoluções e fosse fácil encontrá-la pela primeira vez.
Um exemplo que encontrei: viewtopic.php?p=49925#p49925. Essa resgatei do “limbo” e coloquei em uma mensagem no tópico do sousóeu. A questão usa uma ideia muito boa para problemas desse nível.




Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Mai 2020 03 22:51

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Tassandro »

mcarvalho,
Aprovo. Estou criando alguns tópicos IME/ITA para resolver questões que considero boas, e que não são demonstrações, mas podem servir de base para outras questões.
É uma ótima ideia!
Última edição: Tassandro (Dom 03 Mai, 2020 22:52). Total de 1 vez.


Dias de luta, dias de glória.

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 03 22:53

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Planck »

Tassandro escreveu:
Dom 03 Mai, 2020 22:51
mas podem servir de base para outras questões.
Exatamente, podem ter raciocínios para utilizar em muitas questões.



Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 04 09:40

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por mcarvalho »

Tassandro escreveu:
Dom 03 Mai, 2020 22:51
mcarvalho,
Aprovo. Estou criando alguns tópicos IME/ITA para resolver questões que considero boas, e que não são demonstrações, mas podem servir de base para outras questões.
É uma ótima ideia!
Bem, submeto, então, ao crivo do caju! Também aprecio a opinião dos outros membros que quiserem falar, por certo


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
carlosaugusto
3 - Destaque
Mensagens: 407
Registrado em: Sáb 11 Mai, 2019 13:18
Última visita: 18-01-23
Localização: São Paulo
Mai 2020 04 10:17

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por carlosaugusto »

mcarvalho, acho uma excelente ideia, tanto para colaborar com resoluções de futuras questões postadas pelos membros, também com o objetivo de revisar a matéria através desses melhores problemas :D



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mai 2020 04 10:24

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por caju »

Achei legal! Podemos criar, sim! Como vocês sugerem que seja chamado esse novo fórum?

Vou criar esse fórum que não permite novos tópicos, que nem o fórum "Demonstrações", mas permite novas respostas.

Assim, quando vocês encontrarem uma questão que queiram ser adicionada nesse fórum, basta colocar uma resposta no tópico com @ para mim (@caju) ou para o moderador que vocês preferirem, que iremos receber a notificação e moveremos o tópico para o novo fórum :)

Vamos definir esse nome...

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
Tassandro
5 - Mestre
Mensagens: 1905
Registrado em: Sáb 15 Fev, 2020 17:01
Última visita: 03-10-23
Localização: Teresina, PI.
Mai 2020 04 10:35

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Tassandro »

caju,
Acho que não precisaria criar um novo tópico. Penso que seria melhor mudar o nome do Tópico Demonstrações para "Demonstrações e Ideias interessantes"
Daí, se a partir de hoje alguém quiser fazer um tópico com uma questão que envolva uma ideia interessante, colocaria na frente "(Ideia)"
Essa é a minha sugestão.


Dias de luta, dias de glória.

Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 04 12:14

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por mcarvalho »

Tassandro escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 10:35
Acho que não precisaria criar um novo tópico. Penso que seria melhor mudar o nome do Tópico Demonstrações para "Demonstrações e Ideias interessantes"
É uma possibilidade que acho que podemos considerar, sim. Inclusive é uma saída mais econômica, porque não demanda a criação de outro tópico. Mas será que não desvirtuaria um pouco a seção de "Demonstrações", que já está bem estabelecida até? Pensando que as "ideias interessantes" poderiam ser tanto "ideias interessantes" per se, quanto resoluções interessantes, acho que poderia ficar algo amplo e genérico demais para juntarmos com a parte de demonstrações. A ver. De todo modo não será má saída.


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2020 04 13:50

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Realmente, muito bacana a ideia.

Também penso que seria interessante que esse fórum fosse dividido, a princípio, nas três áreas mais discutidas por aqui: matemática, física e química. Por uma questão de organização, acredito que seria melhor um novo fórum mesmo.

A minha sugestão de nome é "Resoluções Notáveis".



"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”