Sugestões de MelhoriasUma área para questões e resoluções de destaque?

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mai 2020 04 18:05

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por caju »

Beleza! Então vamos criar.

Vou criar um fórum novo em cada uma das três matérias: Matemática, Física e Química.

Só temos que decidir o nome. "Resoluções Notáveis", "Ideias Interessantes"... mais alguma opção?



"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
rodBR
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 592
Registrado em: Sáb 28 Jan, 2017 22:37
Última visita: 04-03-24
Mai 2020 04 18:41

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por rodBR »

caju escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 18:05
mais alguma opção?
Talvez: Artifícios/Bizus e Estratégias/técnicas interessantes.

Última edição: rodBR (Seg 04 Mai, 2020 18:54). Total de 1 vez.


"Uma vida sem questionamentos não merece ser vivida".

Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2126
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 26-03-24
Mai 2020 04 19:05

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Jigsaw »

caju, foi sugerido tambem "resoluções interessantes" pelo mcarvalho,

Mas eu não entendi muito bem essa discussão, o que vocês querem é ter maior facilidade para encontrar "questões de referência"?

É que para mim está tudo tão organizado no Forum, por exemplo, quando vocês entram numa questão de Fisico-Química, na parte de baixo aparece mais 5 questões de referência, pelo menos pra mim essa ferramenta tem atendido perfeitamente.

De qualquer modo não quero ser do contra, se essa ferramenta pode trazer benefícios para a grande maioria, então que seja implantada.

caju, eu votaria tambem em "resoluções notáveis", perceba que no wikipedia do Bayern de Munique traz uma seção com "jogadores notaveis":
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fu%C3%9Fb ... _jogadores

Eu tenho apenas uma dúvida operacional: se o nome do Tópico for resoluçoes notáveis, haveria separação por sub-áreas (EXEMPLOS abaixo) ou vocês colocariam tudo no "mesmo balaio", por que se for colocar tudo junto acho que haverá mais dificuldade do que facilidade, uma vez que do jeito que está você entra nas sub-areas e encontra tudo separado (EX: química geral, quimica organica, Fisico-quimica, ITA/IME, etc)

Resoluções notáveis = quimica geral
Resoluções notáveis = quimica orgânica
Resoluções notáveis = Físico-química
Resoluções notáveis = IME/ITA

É complicado porque se for separado por sub-área haverá Tópicos demais, se for colocar tudo no "mesmo balaio", não haverá mais essa facilidade de Tópicos separados.

Outra coisa, essas resoluções serão "transferidas" das respectivas sub-áreas ou "coexistirão" nas duas áreas? por exemplo uma questão do Tópico IME/ITA que for considerada "notável" existirá apenas nessa aba de resoluções notáveis? Então quem pesquisar na aba IME/ITA não a encontrará?

Eu acredito que seria interessante verificar direito todas as questões antes de implementar essa modificação de forma definitiva no Forum.



Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 04 19:28

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por mcarvalho »

Jigsaw, os questionamentos são bons, não se preocupe. Vou dar meus dois centavos:
Jigsaw escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 19:05
Mas eu não entendi muito bem essa discussão, o que vocês querem é ter maior facilidade para encontrar "questões de referência"?

É que para mim está tudo tão organizado no Forum, por exemplo, quando vocês entram numa questão de Fisico-Química, na parte de baixo aparece mais 5 questões de referência, pelo menos pra mim essa ferramenta tem atendido perfeitamente.
Penso que são coisas distintas. As "questões de referência" que você citou, que eu chamaria de "questões semelhantes", são muito úteis, penso, quando você quer encontrar questões parecidas àquela que você está atualmente lendo: seja para resolvê-las (se ainda não estiverem resolvidas), aprofundar-se no tópico, ou até testar seus conhecimentos: parte importante do processo de aprendizado, depois que você erra uma questão, é buscar questões semelhantes. Em contrapartida, quando você quer buscar questões e resoluções que você já conhece, para consultar ou usar de referência, esse recurso não ajuda muito.

Uma outra possibilidade que eu pensei para essa nova área, além de catalogar questões/resoluções de referência/notáveis/interessantes, seria de manter arquivadas resoluções particularmente bem-feitas: aquilo que nós, humildemente, podemos chamar de "geniais". Vezes nos deparamos com elas, admiramos, mas passamos o olho rapidamente e... bem, quando vê, nunca mais as achamos.
Jigsaw escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 19:05
caju, eu votaria tambem em "resoluções notáveis", perceba que no wikipedia do Bayern de Munique traz uma seção com "jogadores notaveis":
Também gosto desse nome.
Jigsaw escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 19:05
Eu tenho apenas uma dúvida operacional: se o nome do Tópico for resoluçoes notáveis, haveria separação por sub-áreas (EXEMPLOS abaixo) ou vocês colocariam tudo no "mesmo balaio", por que se for colocar tudo junto acho que haverá mais dificuldade do que facilidade, uma vez que do jeito que está você entra nas sub-areas e encontra tudo separado (EX: química geral, quimica organica, Fisico-quimica, ITA/IME, etc)
Acho que podemos fazer um teste apenas com as categorias mais genéricas primeiro (matemática, física, química). Não sabemos quantos tópicos irão para lá, e, enquanto forem poucos, não acho que haverá tanta dificuldade em mantermos as categorias mais amplas.
Jigsaw escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 19:05
Outra coisa, essas resoluções serão "transferidas" das respectivas sub-áreas ou "coexistirão" nas duas áreas? por exemplo uma questão do Tópico IME/ITA que for considerada "notável" existirá apenas nessa aba de resoluções notáveis? Então quem pesquisar na aba IME/ITA não a encontrará?
Eu gosto mais da ideia de coexistirem. Mas acho que a implementação seria bem mais difícil (o professor caju deve confirmar isso). Então, pensando operacionalmente, acho que podemos conviver com resoluções notáveis apenas na área de resoluções notáveis. Como será mais fácil pesquisar dentro dessa seção do que dentro da categoria ITA/IME inteira, é esperado que alguém comece pela primeira, e não pela segunda, então acho que não prejudica tanto. Se o método de busca for mais ortodoxo, vulgo busca via Caixa de Pesquisa (Google Search), permanece igual.


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
Ósmio
5 - Mestre
Mensagens: 1230
Registrado em: Sex 03 Abr, 2020 00:07
Última visita: 04-03-24
Localização: Nova Iguaçu - Rio de Janeiro
Mai 2020 04 19:41

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Ósmio »

Bom, mesmo com tantas opiniões, acho que devo pelo menos participar pra ver ser sai algo de proveito.

Se estiver dentro do alcance da programação deste fórum, eu colocaria todos esses tipos de questões em um "mesmo balaio", como Jigsaw disse. Dentro desse mesmo "balaio" teria subdivisões para separar esses tipos de questão de acordo com a matéria. Por exemplo:

Resoluções notáveis
Físico-Qímica
Orgânica
Geral

Resoluções notáveis
Física 1
Física 2
Física 3

E assim vai...

Não acho que ficaria muito complicado, desde que as subdivisões se restringissem a algo mais simples como mostrei ao invés de também colocar IME/ITA, entre outros.

A propósito, eu iria sugerir "Questões (resoluções) Mirabolantes", assim, acho que chamaria mais a atenção dos usuários a explorar essa parte e se interessarem a fazer o mesmo.
Última edição: Ósmio (Seg 04 Mai, 2020 19:45). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
MateusQqMD
5 - Mestre
Mensagens: 2693
Registrado em: Qui 16 Ago, 2018 19:15
Última visita: 21-02-24
Localização: Fortaleza/CE
Mai 2020 05 15:53

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por MateusQqMD »

Penso que a ideia seja transferir essas resoluções porque será permitido responder nesses tópicos, daí caso alguém tenha alguma dúvida poderia enviá-la nesse tópico mesmo. Ficaria bagunçado dois tópicos sobre o mesmo problema (mesmo que um não permita resposta) porque nem todo mundo é familiarizado com o fórum..

Sobre a divisão desse novo fórum, acho que o momento de decidir como será feita é agora. Digo isso porque já pensei em sugerir que algumas áreas do fórum fossem divididas de maneira mais específica (como ocorre com biologia, por exemplo). Mas acredito que isso seja inviável pela quantidade de tópicos que existem, daria uma trabalheira medonha organizar (tempo). Daí pode acontecer de não ser possível mexer nisso depois.

A minha sugestão de divisão para esse novo fórum seria:

Matemática:

- Álgebra

- Geometria

Física:

- Estática e Dinâmica

- Termologia, Óptica e Ondas

- Eletricidade e Magnetismo

Química:

- Físico-Química

- Geral e Ôrganica.

Mas não sei. Pode ser que não seja preciso divisões. Depende de como serão selecionadas (critério) essas questões/resoluções.

O que vocês pensam?


"Como sou pouco e sei pouco, faço o pouco que me cabe me dando por inteiro."

Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mai 2020 05 16:37

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por mcarvalho »

MateusQqMD escreveu:
Ter 05 Mai, 2020 15:53
Mas não sei. Pode ser que não seja preciso divisões. Depende de como serão selecionadas (critério) essas questões/resoluções.
A princípio eu não sei se são tão imprescindíveis, com a possível exceção da de matemática (talvez da de física também). Mas se formos adotar essas subdivisões, acho que as suas propostas de categorização são boas e sem excesso, não tenho nada a acrescentar.


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
Planck
5 - Mestre
Mensagens: 2863
Registrado em: Sex 15 Fev, 2019 21:59
Última visita: 28-11-21
Mai 2020 05 17:25

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Planck »

mcarvalho escreveu:
Ter 05 Mai, 2020 16:37
Mas não sei. Pode ser que não seja preciso divisões. Depende de como serão selecionadas (critério) essas questões/resoluções.
Há dois pontos interessantes (e antagônicos) de serem analisados. O primeiro é que, com as divisões é possível categorizar melhor as resoluções/ideias - mirabolantes - e isso implica na organização desse possível novo espaço. Por outro lado, o segundo ponto, é que um excesso de divisões e subdivisões pode jogar sombra sobre a principal ideia disso: facilitar o acesso à resoluções/ideias interessantes. Nessa perspectiva, como foi mencionado, o critério de seleção dos tópicos, para compor esse novo espaço, será fundamental.

Diante disso, a divisão sucinta em grandes áreas de um ciência, como o MateusQqMD explicitou, seria positiva, pois, não é excessiva e possibilita categorizar muito bem diversas resoluções/ideias.
Ósmio escreveu:
Seg 04 Mai, 2020 19:41
Não acho que ficaria muito complicado, desde que as subdivisões se restringissem a algo mais simples como mostrei ao invés de também colocar IME/ITA, entre outros.
Exatamente isso, caso a opção seja por subdivisões, quanto mais enxuto, melhor.



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mai 2020 05 21:04

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por caju »

O que eu imaginei fazer, era criar um sub-fórum novo dentro do fórum de Matemática, outro sub-fórum dentro de Física e um dentro de Química.

Quando um moderador move uma mensagem de um fórum para outro, há uma opção de "deixar um tópico fantasma" no fórum antigo. Assim, o tópico coexiste em ambos os fóruns, mas é um tópico só! Que será acessado na timeline do fórum, e na timeline do novo fórum também.


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
Jigsaw
5 - Mestre
Mensagens: 2126
Registrado em: Qui 15 Nov, 2018 22:45
Última visita: 26-03-24
Mai 2020 06 10:48

Re: Uma área para questões e resoluções de destaque?

Mensagem não lida por Jigsaw »

caju escreveu:
Ter 05 Mai, 2020 21:04
O que eu imaginei fazer, era criar um sub-fórum novo dentro do fórum de Matemática, outro sub-fórum dentro de Física e um dentro de Química.

Quando um moderador move uma mensagem de um fórum para outro, há uma opção de "deixar um tópico fantasma" no fórum antigo. Assim, o tópico coexiste em ambos os fóruns, mas é um tópico só! Que será acessado na timeline do fórum, e na timeline do novo fórum também.
caju, pesquisei o Fórum PiR2, que é um forum semelhante ao nosso, e eles denominaram essa área de "QUESTOES FORA DE SERIE RESOLVIDAS", não estou conseguindo acessar agora, parece que o site está com problemas:
https://pir2.forumeiros.com/

Eu não entendi direito essa questão do "tópico fantasma", neste caso ficaria o tópico fantasma no lugar onde foi postada a questão original, e a questão original seria transferida para a nova área com acesso restrito? mas então qualquer modificação que fosse feita no Tópico fantasma (que ficou na antiga área), seria transferida automaticamente para o Tópico da área restrita?

Eu acho que a melhor opção seria um sub-forum dentro de cada área mesmo, se for criar uma diversidade muito grande de Tópicos, acredito que até os moderadores irão se perder dentro do Forum, a princípio costumo ser contra qualquer mudança estrutural no forum, mas como percebi que muitos estão a favor, então prevalece a vontade da maioria, afinal estamos num ambiente democrático.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”