Sugestões de MelhoriasUma ideia para o Fórum

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mar 2020 07 18:32

Uma ideia para o Fórum

Mensagem não lida por mcarvalho »

Estimados, boa tarde.

Já há algum tempo que tive essa ideia, e acho que este fórum poderia concretizá-la bem. É da tradição daqui a realização de maratonas de matemática e física, que, mesmo ausentes nesse último ano, são parte importante da comunidade e ajudaram, tenho certeza, muitas pessoas em suas aprovações para exames e vestibulares em geral, ou até para o aperfeiçoamento de suas habilidades em matemática e física. Tudo isso sem falar do fórum per se, que presta um trabalho importante, tanto pelas respostas ativas, rápidas e muito bem feitas, quanto pelas muitas questões boas que alguns membros fornecem.

Penso que uma outra coisa que poderíamos organizar são simulados de alguns exames tradicionais, notadamente a Fuvest (depois explico por quê), mas não só. Sei que alguns membros ativos daqui têm o costume de criar questões, e acho que alguns outros também poderiam tomar parte da tarefa, e esse seria o passo mais essencial para a construção dos simulados. Além disso, simulados abertos, disponíveis para todo mundo, seriam uma ótima forma de ajudar os vestibulandos, especialmente os que não frequentam nenhum cursinho/escola, já que, depois de refazer as provas em si, os simulados são a melhor maneira de estudar.

O processo, creio, envolveria:
(I) analisarmos e estudarmos bem o formato das questões, bem como a distribuição dos conteúdos do exame em questão, para podermos criar um simulado de qualidade;
(II) a confecção de questões em si e provavelmente a parte mais interessante de todo o projeto;
(III) a revisão dos conteúdos, através de vários membros escolhidos, para garantirmos a precisão nas informações;
(IV) a parte burocrática, de diagramação do conteúdo, disponibilização online, etc;
(V) a publicação do simulado;
(VI) a disponibilização da resolução comentada.

Sugeri, inicialmente, a Fuvest, não só por ter um modelo tradicional, previsível e muito bem feito de questões, como também me parece o mais acessível, tanto para quem vai usar o simulado, quanto para quem vai fazê-lo. Talvez o de ITA/IME pudesse até ser mais interessante e desafiador, mas dada a exigência do nível de questões, mesmo sabendo que temos muitos membros aqui acima desse nível inclusive, penso que seria melhor deixarmos para uma segunda oportunidade.

Duas dificuldades seriam, de qualquer modo: (I) a quantidade de questões, 90, que exigiram bastante tempo para formulação; (II) o foco do grupo ser majoritariamente Matemática, e depois Física, o que poderia prejudicar um pouco as outras matérias.

Penso que poderíamos contornar, senão completamente, ao menos em parte, esses dois problemas, realizando primeiro um simulado de segunda fase, que reduziria de 90 para 46 questões. Enfim, os pormenores poderíamos discutir depois.

Eu particularmente tenho familiaridade com o exame da Fuvest (prestei com sucesso ano passado), tendo já feito análises das distribuições de conteúdo, nada aprofundado claro, mas enfim, percebi que muitos simulados de cursinhos e de materiais de escola (inclusive a que eu usei ano passado) continham várias escolhas, no mínimo, problemáticas. Sendo bem sincero, não consegui gostar muito do nível que vi, por mais que tivessem boas coisas.

De resto, acho que é isso. Daria trabalho, mas se organizarmos direito, e o pessoal se empolgar com a ideia, acho que seria realizável.

O que acham?



"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
Fotoeletrico
2 - Nerd
Mensagens: 133
Registrado em: Seg 21 Jan, 2019 17:17
Última visita: 07-03-23
Mar 2020 07 19:02

Re: Uma ideia para o Fórum

Mensagem não lida por Fotoeletrico »

mcarvalho, excelente ideia, porém muito trabalhosa, pois muitos aqui estão na correria diária.Dessa forma, eu acho que seria uma boa fazer uma banca de questão primeiro, depois de conferir se não há erros nas questões após isso que poderia ir ao acervo.Além disso, eu acho uma boa para quem deseja fazer simulado, podem começar pelos do Hexag solidário(https://www.cursinhoparamedicina.com.br ... solidario/), esses são disponibilizados pelo cursinho de forma gratuita, segue o link https://drive.google.com/drive/folders/ ... QrIGsma0A- .Vale ressaltar que a formulação de questões é trabalhosa, deve passar bom um crivo de nível e de veracidade com o conteúdo abordado.



A person who never made a mistake, never tried anything new.
Viajante do espaço-tempo! :arrow:

Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mar 2020 07 19:36

Re: Uma ideia para o Fórum

Mensagem não lida por mcarvalho »

É verdade, a execução do projeto demandaria bastante.

Acho que sua ideia pode ser uma boa. Poderíamos criar um espaço destinado a questões criadas pelos membros do fórum, tendo elas um direcionamento específico (questões ao estilo Fuvest, ITA, olimpíadas...) ou não. E os membros poderiam tanto avaliar a questão quanto à sua acurácia, quanto tentar resolvê-la também. E poderíamos, por certo, acumularmos questões para uma futura confecção de simulado.

Outro ponto é que as questões de simulados, se fizermos um, não precisam ser todas inéditas: podemos adaptar algumas já existentes, principalmente mais antigas (pra não correr o risco de serem tão conhecidas), que sejam pertinentes. Isso aliviaria bastante o trabalho.

Quanto ao Hexag, é bem legal a iniciativa deles, e eu mesmo usei alguns dos simulados ano passado, mas são extremamente voltados para o material deles (no sentido da distribuição dos conteúdos), além de algumas questões serem mal formuladas, o que pode atrapalhar um pouco. Não sei se mudaram esse ano, embora de qualquer modo já sejam de grande valia os simulados de lá.


"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Mar 2020 07 19:38

Re: Uma ideia para o Fórum

Mensagem não lida por caju »

Olá mcarvalho,

Sua ideia é muito legal! E como você mesmo já mencionou, e o Fotoeletrico também, esse esquema dá trabalho!

Eu me disponibilizo pra ficar responsável pelos itens (IV) e (V). Tenho conhecimento e experiência em software de diagramação de apostilas, então posso criar os PDFs para publicação. E podemos criar um espaço no fórum para disponibilização desses arquivos.

Se você conseguir um grupo para fechar todos os passos mencionados, conte comigo nos passos que indiquei 🤗

Grande abraço
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Autor do Tópico
mcarvalho
3 - Destaque
Mensagens: 553
Registrado em: Sex 12 Abr, 2019 15:13
Última visita: 21-10-23
Mar 2020 08 18:11

Re: Uma ideia para o Fórum

Mensagem não lida por mcarvalho »

caju, obrigado pela ajuda!

Sim, agora a parte de montar o grupo para organização disso seria mais complicada.

O que acha de algo parecido com o que o Fotoeletrico sugeriu?

Podemos criar um espaço no fórum especificamente pra questões criadas pelos usuários: inicialmente dentro da seção de matemática, que é onde certamente haveria mais movimento, mas futuramente na de física ou quem sabe até em outras. Alguns usuários já postam essas questões "self-made", e penso que um espaço específico poderia ser interessante porque o foco das respostas poderia ser direcionado: se a questão está correta, qual a melhor resolução, etc... Caso ninguém resolvesse ou conseguisse resolver, o próprio usuário seria convidado a postar sua resolução, e daí, de novo, os outros membros poderiam verificá-la.

Talvez até alguma marcação fosse interessante. Por exemplo: indicarmos se ela é de nível 1 (nível de vestibulares) ou 2 (nível de ITA ou mesmo olimpíadas). Claro, apenas hipóteses.

Que acham? Fica uma ideia a se discutir com os outros membros também. Certamente não seria a área mais ativa de todas do fórum, mas acho que poderia atrair um mínimo de uma postagem semanal.

Depois, claro, poderíamos aproveitar parte do material colocado aqui para construirmos um simulado, se for o caso.



"Dizem que não existe almoço grátis. Mas o universo é o derradeiro almoço grátis"

Alan Guth

Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”