Sugestões de MelhoriasUma sugestão EXCELENTE! Sobre Guia de livros

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 27 21:05

Uma sugestão EXCELENTE! Sobre Guia de livros

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Olá, sugiro 3 tópicos fixos para ficar destacados na home page, recomendação de livros para universidades em geral, ITA/IME e Olimpíadas, acredito que muitos entram no fórum sem muito compromisso, sem saber onde estudar, e acabam saindo do fórum sem saber onde começar. Vejo que toda hora os usuários novos chegam fazendo a mesma pergunta sobre quais livros usar para ITA ou para FUVEST, e acho que deixar esses três tópicos fariam cada um que entrasse no fórum já ter um guia para seus estudos.

Sugiro esses três tópicos em modo "Wikipédia", ou seja, aberto para todos que quiserem acrescentar alguma informação nova sobre os livros, fazendo resenhas sobre as principais qualidades de cada livro e seus principais defeitos, tudo nesses 3 tópicos. Vamos deixar bem destacado na home page, para qualquer visitante entrar primeiro nesses tópicos que com certeza fará ele se registrar.

Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Seg 28 Mai, 2018 00:29). Total de 2 vezes.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 27 21:09

Re: Uma sugestão EXCELENTE! Acerca de Guia de livros

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

De ITA/IME já tenho um guia excelente feito por um usuário:

Matemática:

Se estiver muito mal em matemática faça os 4 volumes do Matemática e Realidade do Gelson Iezzi feito para Ensino Fundamental, dizem ser a melhor coleção do Fundamental que existe.

Logo após faça Rufino Vol. 0 e Tópicos de Matemática - IME ITA Olimpíadas - Volume 1, eles irão de botar num excelente nível da matemática do Fundamental.

Feito isso faça Aref vol. 1 ao 8 paralelamente ao FME vol. 1 ao 10, lendo e resolvendo primeiro o Aref que é mais didático e depois o Iezzi por seu formalismo matemático, deixe o livro de cálculo como o último das duas coleções. Paralelamente a essas duas coleções faça as questões categorizadas do
Rumo ao ITA para cada matéria que você finalizar, exemplo: Terminou Conjuntos vá para as questões categorizadas nessa matéria e resolva todos os exercícios, postando no fórum a dúvida que tiver.

Após terminar as duas coleções faça A Matemática no Vestibular do ITA (1950 a 2013) - Sergio Lima Netto(resolva completamente, muito importante), a coleção Rufino Elementos da Matemática, Tópicos da matemática(os volumes depois do primeiro), Geometria - Uma visão da Planimetría(dizem ser o melhor de Geometria), Morgado de Combinatória e Probabilidade, e os dois de Geometria, Caio Guimarães- Complexos e Polinômios, para finalizar Lidski. Dizem ser bastante importante saber as primeiras partes de Teoria dos Números que parece que todo ano cai.

A partir daqui para Matemática já vai ultrapassar a prova do ITA, mas serve para entender os livros universitários de Física e Química, Guidorizzi Vol. 1 ao 4, Apostol 1 e 2. O Guidorizzi parece ser o mais abrangente e o Apostol tem os exercícios mais difíceis e muitos consideram o melhor livro de Cálculo do mundo(ele é usado no ITA). Comece com Guidorizzi e aprofunde com Apostol.

Física:

Comece com Física Clássica de 5 volumes em paralelo com Tópicos de Física, na parte de Mecânica use os dois livros do Renato Brito Fundamentos da Mecânica em paralelo com as duas coleções, faça primeiro o Clássica depois o mesmo assunto no Tópicos, depois Renato Brito e logo após as questões categorizadas do Rumo ao ITA. Na parte de Elétrica dizem que o Curso Online de Circuito Elétrico do Renato Brito é excelente.

Logo após Una Visión Analítica del Movimiento 3 volumes, que o ITA já copiou questões idênticas, lembrando que antes de ir ao Una Visión já deve ter feito todas as provas de Física do ITA desde 1990 no mínimo. Logo após Saraeva, Kósel, Irodov, 200 Physics puzzling problems. Pegue um Halliday/Tipler/Serway/Zemanky se quiser aprofundar a teoria enquanto faz esses livros russos e peruanos, lembrando que é preciso o conhecimento em cálculo para Halliday/Tipler/Serway/Zemanky que citamos em matemática.

Aqui já começa a superar a prova do ITA, Moysés Nussenzveig 4 volumes(é muito necessário Cálculo para entender o livro, é o livro usado no ITA nos primeiros anos), Física Quântica - Eisberg e Resnick, Eletromagnetismo Hayt.

Química:

Comece com Feltre 3 volumes em paralelo com Nelson Santos Treinamento em Química ITA IME e o livro dele de Físico-Química quando chegar essa parte no Feltre, junto com as questões categorizadas do Rumo ao ITA. Faça também o Renato Garcia de Freitas. Dizem ser excelente a coleção Feltre e Setsuo da década de 70, mas lembre-se de ficar atenta a nomenclatura ultrapassada e atualizar para a última da IUPAC.

Terminado esses livros, vá para Atkins/Brown/Chang/Russel/Brady/Kotz para Química Geral e Solomons/McMurry para Orgânica(lembre-se que deve resolver desde 1990 as provas de Química do ITA).

Aqui ultrapassamos a prova do ITA: Química Inorgânica do Atkins e do J. D. Lee, Físico-química do Gilbert Castellan e do Atkins.




Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 31 15:41

Re: Uma sugestão EXCELENTE! Sobre Guia de livros

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Guia ITA/IME do Lemann do fórum Pir2:

Entendo que muita gente chega nesse forum, e por boa razão, este tem tantas informações de qualidade, que até vale apena ver um tópico por um, mas como a quantidade é absurda, e muitos são repetidos, quero expor oque eu aprendi durante esses anos, e oque me ensinaram nesse forum. Eu quero fazer um comentário mais abrangente possível e ao mesmo tempo que explique a logica das decisões. Vai ser longo.

Primeiramente, antes de apresentar os livros, quero que estamos na mesma pagina em torno do estudo. Infelizmente, nós humanos temos tempo limitado aqui na terra, e temos limites em relação a quanto conseguimos ler em um ano(E não podemos gastar tanto tempo, só para entrar numa universidade, é contra-produtivo). Além disso, não podemos apressar os estudos para conseguir chegar ao objectivo numérico, se não oque está lendo(por não haver reflexão, análise e estruturação tudo dentro da sua cabeça), vai pro lixo, e quando chegar a prova, é como se você nem estudou o assunto.

Outra coisa que quero dizer antes de continuar, tem muitos estudos mostrando que a nossa para guardamos o máximo possível longo prazo é: rever o assunto numa sequencia geometrica, então por exemplo, estudou algo, ae voce revê após 2 dias, ae 4 dias depois, ae 8 ae 16 e etc. Pode implementar isso ao estudo, de modo menos intenso, revendo o matéria que estudou no livro a cada 100 paginas, ou algo do tipo. E ae quando terminar um livro, reve o assunto do livro anterior. É uma ideia.

Agora vamo para o que interessa, livros:

=MATEMATICA= Os grandes tanques do embasamento são Aref e Iezzi. E tem grande debate sobre qual é melhor. Eu usei os dois ao mesmo tempo, e garanto que os dois se complementam. Claro, se estudar menos de 9 horas por dia(é tranquilo se organizar bem, e lembra que estou contando intervalos de descanso, então na realidade é so 6 horas ou 7 horas de estudo dependendo de como organizar), e quer passar de primeira, vai ter que ser seletivo. Pode até revesar, uns assuntos menos importantes, usa só um livro, outros mais, usa dois(tipo em conjunto e logaritmo usar só um livro é uma opção).


Iezzi: Tem 11 volumes, mas o volume 11 não cai, e o volume 8 é desnecessario(parece muito volume, mas em termos de paginas os 11 volumes do iezzi e os 8 do aref acabam sendo parecidos). A ordem recomendada é 1,2,3,9,10,4,7,5,6,8, mas você pode trocar um outro de acordo com sua fraqueza, ou até pode fazer de acordo com quanto cai na prova(só se for muito confiante em matematica). Desses volumes, o que destacam-se em qualidade são o 9 e 10(e talvez até probabilidade, mas só porque o do AREF pra mim, foi fraco).
No final de todo volume do iezzi tem uma lista enorme de exercicios, quando terminar o livro, não precisa(e não recomendo fazer) imediatamente. É o tipo de coisa que você faz depois de uns 8 meses sem tocar no assunto, e quer testar se ainda consegue resolver. Mas é bem util, tem muitas questoes boas ali(e muitas mesmo).


AREF: Grande qualidade, e em certas assuntos até superior significativamente. É um livro de 8 volumes, sendo o oitavo desnecessario, e você não toca no vol 5 (geometria) deles(não por ser ruim, mas por ser pior que iezzi em qualquer perspectiva). Se quiser estudar só um livro por materia, basicamente pode usar só AREF, menos naqueles que mencionei.

->Agora uma observação em relação á GEOMETRIA. Primeiro, você não grave nenhuma formula! Ou quase nenhuma, mas lembre como desenvolver ela, e algumas acaba gravando, mas se esquecer como desenvolver, reaprende(é essencial). Você pode usar iezzi sozinho, tranquilo, eu até recomendo se achar que não vai conseguir estudar o resto do conteudo até o final do ano. Mas tem um cara chamado Morgado, e ele tem dois livros, um Chamado Geometria I e outro Geometria II. E os dois são sobre geometria plana.

O primeiro é basicamente um resumo enorme da metade do iezzi só de teoria(quando você ver teoremas de tales no iezzi, você passou do geometria I e já ta no geometria II). No final dele tem um monte de exercicios para resolver, mas antes dos exercicios, ele mostra um troço de relação de triangulo, que recomendo TODOS darem uma olhada, e fazer num papel um resumo do aquilo(não tem isso no iezzi, e é muito interessante aprender(não gravar) como ele desenvolveu tudo). Geometria II já é mais formal, mas recomendo tanto quanto, pois é mais aprofundado do que o proprio iezzi(mas pode não fazer tanta falta, ou seja, não é obrigatorio fazer).

Então o embasamento se resume assim: Tem dois metodos, o mais forte: Iezzi(1)Aref(1)//Iezzi(2)Aref(2 pula a parte de progressoes)//Iezzi(3)Aref(3)//Iezzi(9)Morgado(I e II)//Iezzi(10)//Iezzi(4)Aref (2, pegando a parte de progressoes, e ae 4, parando antes de entrar na parte de analise combinatoria)//Iezzi(7),Aref(6)//Iezzi(5),Aref(5)//Iezzi(6),Aref(7).

Ae o metodo efficiencia(que recomendo muito considerar, porque olha, é basicamente impossivel fazer isso em um ano, estudando de segundo a sabado(recomendado) e 10 horas por dia, fazendo mais de 20 paginas por dias de cada livro 2 vezes por semana, mal termina). Não tem problema nenhum mesmo fazer vol 1 só um livro, e vol 2 tambem(talvez conjunto para aref e log para iezzi por exemplo), o volume 5 pode talvez fazer só com iezzi, morgado é totalmente opcional, se quiser matriz pode ficar so para um livro, e se tiver corajoso geometria analitica e numeros complexos pode fazer so com aref.

Aprofundamento: É para quem já terminou a base e quer aprofundar onde tem difficuldade. Primeiramente, antes de aprofundar, é necessario fazer as provas do ITA/IME/Olimpiadas/Mackenzie. E escreve qual assunto você errou mais, ou se sentiu em mais difficuldade(numericamente).

-Matematica em nivel IME ITA(Caio Guimaraes): O vol 1 sobre complexos e polinomios. Se não tiver nada pra estudar, recomendo talvez começar com esse(ou topicos de matematica vol 1). Vol 2 é geometria analitica. Note dois assuntos bem prevalentes. O vol 3 é geometria plana, mas considerando que pode fazer Morgado se não fez

-Topicos de Matematica: Eu so fiz o vol 1, e é um assunto interessante, muito util, que é desigualdade e tambem fatoração. Mas mesmo sendo muito util e universal(serve para qualquer tipo de questao), é algo que vai aplicar em uma questão ou outra no maximo numa prova.

-Elemetos da Matematica: Tem varios volumes(0-5 foram lançados) cheio de questão de alto nivel mesmo(e dá uma teoriazinha antes para te preparar/relembrar). Para ver em detalhe oque cada volume toca, olha no site do cara, quando clica no livro, mostra todos capitulos escrito, e saberá qual que precisa. http://www.livrariadorufino.com/

-Morgado Probabilidade e Combinatoria: A qualidade das questões desse livro comparado ao do iezzi/aref é assustador. Esse livro é incrivel, muito bom mesmo.

-Da uma lida em Radical Duplo(e triplo), e propriedade de congruencia. (Tem video no youtube que explica bem, e já é sufficiente)

-Apostila Teoria dos Números Eduardo Tengan(cap. 1-3): Se tiver no segundo ano de estudo, e fez tudo que teve de fazer, talvez de uma olhada nesses capitulos(eu não tenho certeza, pois ainda não cheguei até esse ponto, mas da uma olhada em teoria dos numeros nas partes basicas em bem util)

Outros livros além do necessario(serio, so se for para olimpiada que tu chegaria até aqui) mas é legal notar: Lindski(pode até ser util para o ita, sendo bem seletivo, mas é totalmente overkill, se não tiver mais prova para fazer e ja fez todos os exercicios do iezzi extra, já estará preparado), Geometria Una vision de la planimetría(Cara, já tem livro demais em geometria, se quiser um mestrado nela, então gasta 1 mes resolvendo esse monstro), e tem tambem uns outros peruanos e russos, todos otimos.

Matematica no ITA:
(ITA 1985-2015)
10.32% Geometria Espacial (94)
10.10% Geometria Analitica (92)
9.55% Geometria Plana (87)
9% trigonometria (82)
8.67% polinomios (79)
8.45% numeros complexos (77)
8.34% matrizes e determinantes (76)
8.23% Funcoes (75)
6.26% Logaritmo e Exponencial (57)
4.94% PA e PG (45)
4.39% Sistemas Lineares (40)
4.28% Conjuntos e Logica (39)
4.17% Combinatoria e Probabilidade (38)
2.63% Numero Binomial e Binomio de Newton (24)
0.66% Modulo (6)

=QUIMICA= Essa é bem mais simples. Como terá que ler muito menos que em matematica, usar dois livros é quase obrigado(quimica é acumulativa demais, quanto mais exercicios, melhor para fixar). A quimica tem 3 volumes, GERAL(tranquila, precisa gravar poucos coisas, e essas tenta escrever no papel isso, e se possivel, faz mais simples possivel para gravar facilmente), FISICO-QUIMICA(Nada de gravar formular(tirando umas que não podem ser deduzidas), foca em entender ao maximo oque está acontecendo) e por ultimo ORGANICA(VAI TER QUE GRAVAR TUDO). Exercicio é basicamente o unico jeito de realmente gravar na memoria.

Agora para os livros, em embasamento:
-Feltre: Tem que ter, esse livro é muito bom. Claro tem certos detalhes que precisa complemento e alguns assuntos não estao presentes/ precisam ser reforçados como energia de cristalização/hibridização, temos um segundo livro pra isso.
-Tem duas opções populares, eu usei pessoalmente Usberco, e adorei, ele tem muito exercicio e complementa bem. Outra opção é Tito(mas não tenho certeza). Tem uma terceira, que não inclui pois raramente vejo gente usando, que é Martha Reis. (Alem disso, há o setsu, mas não recomendo, se for usar, não será para embasar, e se for para aprofundar, já tem o Atkins)

-Aprofundamento: Tem duas opções, pode ir direto pras prova, ou melhor ainda, entrar nos livros de exercicios de Quimica, que são: Nelson Santos - Treinamento em Quimica Ime Ita Unicamp, Problemas e Exercicios de Quimica - Renato Garcia, Nelson Santos - Problemas de Fisico-Quimica. E qualquer duvida teorica que tiver, ou se quiser aprofundar na sua teoria, Atkins, é perfeito. Pode até ir além e pegar Russel(Ou/e Brown). Solomons é focado em quimica organica. E se quiser ir para olimpiada, Brady é monstro, Kotz. Mas tamo só enchendo boi, você já estará preparado depois de exercicios e atkins.

ITA 1985-2015
Quimica
34.47% Quimica Geral
10.81% Eletroquimica
8.64% Termoquimica
8.45% Solucoes
7.07% Equilibrios Quimicos
5.89% Cinetica Quimica
5.7% Introducao a Quimica Organica
5.11% Reacoes Organicas
4.81% Gases
4.52% Propiedade Coligartiva
2.36% Diagrama de Fases
1.38% Polimeros
0.79% Isomeria

=FISICA: Primeiramente, que notar que, pode mudar a ordem. Sao 3 volumes, e sempre faz o 1 primeiro, mas pode ir do 3 para o 2 ou não(o motivo é que o volume 3 tem assunto que vai mais no vestibular, ou seja, se achar que não vai terminar o conteudo a tempo,(1/2 meses antes da prova), escolhe essa opção).

Livros de embasamento: Basicamente é Topicos e Classica

-Fisica Classica: Tem o de 5 volumes e o de 3 volumes(eu prefiro o de 3 volumes, por que não houve perda em teoria e ser menor, e tempo é algo que muita gente sobrestima ter. Você vai usar topicos, então compensará pela menor quantidade de exercicios.) Excelente teoria, e tem exercicios otimos dentro, contudo podia ter mais quantidade desses otimos exercicios. Olha, a parte de mecanica, se quiser, pode até só fazer com topicos. Mas o volume 2 e volume 3, tem que usar Classica(E ESPECIALMENTE O CD(o livro indica quando tem que usar), olha a teoria e entenda ela, por exemplo, não grave a formula de campo de um fio/espira/solenoide, aprenda a deduzir ela através da lei de gauss, e etc).
-Topicos de fisica: Otimo livro, infelizmente a teoria é um pouco bruta, ás vezes acelerada. Mas em mecanica, pode usar só ele.

(Alguns de voces podem conhecer Fundamento da fisica de ramalho, ele não servirá muito pra nada basicamente, a teoria mesmo sendo boa, não é superior a nenhum desses, e o nivel dos exercicios é fracos demais, tem outros como fisica concentual que podem ser usados, mas por questão de preferencia, e pelo aprofundamento já apresentar melhor oque ele oferece, eu prefiro não usar ele)
Aprofundar: Faz provas, ver sua fraqueza, ae, depois considera um desses livros:
-Fundamentos da Mecanica: Tem dois volumes, é incrivel, depois dele, você não precisa de mais nada em mecanica. Se tiver difficuldade no assunto, recomendo esse livro. Mas lembre que seu tempo é precioso, se não for necessario, sai fora, por que gastar um mes em 1/2/3 questoes que já iria acertar. Vem com um mês de um curso de circuitos(do renato brito) muito bom! Principalmente no tocar do assunto de simetria, porexemplo.

-Adir Moyses(não o universitario, mas o de 5 volumes): Esse livro estou em duvida se boto no aprofundamento ou não. Ele é muito bom mesmo. Tipo, eu tinha comprado ele para ver a parte de fisica moderna(mas esse volume tem optica tambem), e queria dar uma olhada nele. Eu comecei a ler a parte de optica, e aprendei muito mesmo(ele vai em detalhe sobre tudo quanto é coisa, e foi uma experiencia totalmente differente do que classica, é difficil explicar). Recomendo e muito. Vamos dizer que não viu eletricidade faz alguns meses ou esqueceu alguns detalhes, e quer um livro para aprofundar. Recomendo ele para Eletricadade/Optica(e fisica moderna) e talvez até para gravitação/oscilações(ondas)

-Fisica Una vision Analitica del movimiento: Tem basicamente exercicio incriveis de qualquer assunto da fisica, se os anteriores não foram sufficientes, seja extremamente seletivo nesses livros em quais assuntos quer aprofundar(é um livro com 1000 paginas, e tem um espanholzinho, mas nada demais). É realmente o melhor livro para te preparar para prova militar.

Por ultimo: Saraeva(qualidade total) e talvez seu irmao Kosel, e com ajuda superficial da teoria do Halliday/moyses. Indo alem do necessario para ITA, no Moyses(requer uma noção basica de calculo differencial) pode-se achar mais exercicios como no saraeva.

Se quiser estudar mais fisica moderna, depois das provas: 1000 Solved Problems in Modern Physics – Ahmad A. Kamal ou talvez algo como Física Moderna para ITA, AFA, Fuvest (Relatividade e Quântica – Teoria Completa e Exercícios).

Ae para nivel superior, é iradov/sears e assim vai, que sai do nosso foco.

E por ultimo, não esqueca de fazer seu horario analisando quantas horas de estudos terá em total no ano(calcula de modo que faça oque tenha que fazer em 10 meses, no maximo, pois tem que deixar tempo para relembrar e fazer prova, tem que mesmo!), e quantas paginas por dia terá de fazer. Estude de segunda a sabado, e domingo usa seu tempo para socializar, exercitar(MUITO IMPORTANTE), e etc. E não se esqueca que o objetivo não é saber todo conteudo, é passar na prova, então faz o seu horario certinho, 1:30 de estudo, 45 minutos de descanso, ou algo assim, e vai experimentando com seu horario até voce achar oque não te cansa. Um horario ruim pode estragar um ano, respeita o horario com todo seu coração e não exagera. Eu exagerei e acabei ficando uma semana sem produtividade boa. Foi mal gente, porque ta bem tarde aqui, entao minha cabeça nao ta tao boa, tinha varias dicas aqui na cabeça, talvez relembre ela amanha, mas acho que disse oque queria dizer e qualquer duvida só falar.

Se for usar pdf, baixe flux, e recomendo o leitor sumatrapdf. Todos livros podem ser achados na internet. Estuda uma materia por dia, ou no maximo duas. Quando fizer seus horarios, divida ele durante todo dia, e não concentrado a tarde ou de manha ou a noite. Se precisar ajuda nessa parte, pode mandar mensagem.
Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Qui 31 Mai, 2018 15:41). Total de 1 vez.



Cobrakai
sênior
Mensagens: 35
Registrado em: Ter 01 Set, 2020 14:55
Última visita: 15-06-22
Set 2020 21 13:48

Re: Uma sugestão EXCELENTE! Sobre Guia de livros

Mensagem não lida por Cobrakai »

Cara estudo pra ESPCEX mas tua analise foi muito foda e completa.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”