Sugestões de MelhoriasCriação da área provas/livros resolvidos

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 06 20:24

Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Tive a ideia de criar uma área semelhante a da maratona, pegamos as provas por ano, e um usuário coloca a primeira questão para um segundo resolver, e esse segundo coloca a segunda questão da prova na ordem dada pela banca e assim por diante até terminar a prova daquela matéria. As melhores provas para serem colocadas na minha opinião seriam as olimpíadas internacionais, do site Art of Problem Solving e do Omegaleph que tem todas separadas por ano de física e química, seria armazenado um pdf em cada tópico para o usuário copiar a próxima questão depois de resolver a anterior. Acho que essa ideia além de aumentar o nível do fórum, traria muitos usuários que estão fazendo simulados de provas e entram no fórum com todas as provas resolvidas na ordem com certeza iriam querer se registrar. O que acham e digam quais as provas achariam essenciais? Pra mim seriam as olimpíadas(procuramos cada uma no site noic e art of problem solving), ITA, IME, IIT-JEE e outras internacionais. Quem sabe poderíamos até criar um tópico para um livro completo como Titu Andreescu e ir resolvendo as questões por ordem.

Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Dom 06 Mai, 2018 20:27). Total de 1 vez.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:17906)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 06 20:34

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

Achei excelente a sua ideia.




Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 06 21:57

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

https://mega.nz/#F!OTIx0Jza!jB92twvbjCQrHzWaDNy6-g

https://drive.google.com/drive/folders/ ... EJyMzVWVkk

O primeiro link tem todas as provas das 3 maiores olímpiadas do mundo de matemática, física e química organizados pelo Omegaleph que eu upei, o segundo tem muitas provas olímpicas de outros países organizados pelo amigo GuiBernardo, já temos aí um excelente material para fazer essa nova parte do fórum, que sem dúvida alguma irá expandir a grandeza desse fórum, que já é excelente.
Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Dom 06 Mai, 2018 22:03). Total de 2 vezes.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 07 15:23

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

O melhor método seria colocar uma página com as provas inteiras, e deixar em cada questão um link do tópico da questão igual tem no Art of Problem Solving vejam: https://artofproblemsolving.com/communi ... 9_2017_imo Cada questão tem um tópico no qual todos os usuários que se interessarem pela questão entram em "view topic" para discuti-la, acho que assim deixaria mais organizado essa nova seção. Recomendaria dividir em Olimpíadas, vestibulares militares, vestibulares não-militares e livros completos resolvidos pelos membros como Titu Andreescu. Depois quando toda a prova for resolvida selecionar as melhores respostas e montar um PDF escrito em LaTeX com as questões e as melhores respostas e seus autores, com certeza isso incentivaria mais participação e melhor qualidade nas respostas!
1.PNG
1.PNG (113.48 KiB) Exibido 4539 vezes
Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Seg 07 Mai, 2018 15:42). Total de 1 vez.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:17906)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 07 19:57

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:17906) »

Eu já uso o "Art of Problem Solving" a algum tempo, não como usuário, mas como observador, justamente para ver as provas resolvidas de olímpiadas, seria uma boa ideia se o Caju seguisse esse modelo.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 09 14:55

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Manifestem-se galera! Só assim podemos deixar o fórum cada vez melhor! Obrigado.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 14 18:54

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

https://drive.google.com/drive/folders/ ... HFfb1ozTEE

Mais uma enorme quantidade de provas para viabilizar esse projeto. Quando tivermos todas as questões resolvidas fazemos um PDF com as questões e as resoluções com os créditos para os usuários que resolveram. Isso com certeza aumentaria a participação no fórum. Créditos do Link: Ferrazini do fórum PIR2.
Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Seg 14 Mai, 2018 19:06). Total de 1 vez.



Autor do Tópico
Auto Excluído (ID:20808)
6 - Doutor
Última visita: 31-12-69
Mai 2018 28 15:24

Re: Criação da área provas/livros resolvidos

Mensagem não lida por Auto Excluído (ID:20808) »

Resposta do Prof. Caju:
Olá humano,

Poxa, muito legal você estar fazendo todas essas sugestões. Peço desculpas não poder dar toda atenção que você merece, devido ao escasso tempo que estou nesse semestre.

Eu parei um pouco nesse último domingo para ver a possibilidade da sua primeira sugestão (espaço para resolução de provas de olimpíadas), e pensei da seguinte forma. Veja o que você acha:

(1) Criar um fórum "Olimpíadas", no mesmo nível dos fóruns "Fórum de Matemática", "Comunidade TTB", ...
(2) Dentro do fórum "Olimpíadas", criar "Olimpíadas de Matemática", "Olimpíadas de Física" e "Olimpíadas de Química".
(3) Dentro de cada um dos fóruns criados em (2) criar um fórum para cada prova: "Olimpíada X", "Olimpíada Y", ...
(4) Dentro de cada fórum criado em (3), colocar um tópico para cada questão da respectiva prova.

Assim, os usuários não teriam permissão para criar novos tópicos nesses fóruns, apenas poderiam responder os tópicos já existentes criados pelos moderadores.

O problema disso tudo é ter a mão de obra para digitar todas essas questões. Eu estou bastante atarefado (você pode ver pelo tempo que demorei parar respondê-lo, peço desculpas novamente). Mas, organizado a ideia, com o passar do tempo, vou arranjando espaço e colocando.

Outro problema é que eu não estou muito ligado nesse mundo de olimpíadas! Ou seja, não sei quais são as provas mais importantes para poder começar. Nesse ponto, acredito que você poderia me ajudar, não é? Poderia me passar uns 3 ou 4 links de pdfs das últimas provas mais importantes?

Grande abraço,
Prof. Caju
https://mega.nz/#!T6xjDb7Q!6NvB5nyOQGZB ... v6Ige8kJ-c

No arquivo está as provas de 2017 da OBM, OBF, OBQ, além da última da IMO(Internacional de Matemática). Se não está sabendo muito sobre Olimpíadas vá no site http://noic.com.br/ ele fala basicamente tudo sobre as Olimpíadas, recomendo que todos leiam o site inteiro para absorver essas valiosas informações.

E era bem essa a forma que eu planejei, se tudo der certo, seremos o primeiro fórum com provas inteiras resolvidas em ordem!!! Primeiro vamos iniciar colocando provas de Olimpíadas, depois de vestibulares militares e por fim vestibulares para universidades em geral(FUVEST, UNICAMP, etc). Grande abraço.

Última edição: Auto Excluído (ID:20808) (Seg 28 Mai, 2018 16:54). Total de 6 vezes.



Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”