Sugestões de MelhoriasDois tipos de Ranking

Poste aqui suas críticas e sugestões de como poderíamos melhorar o fórum.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
jomatlove
4 - Sabe Tudo
Mensagens: 1051
Registrado em: Qui 05 Jun, 2014 19:38
Última visita: 16-08-21
Localização: Arapiraca-AL
Jul 2017 09 18:14

Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por jomatlove »

Olá!
tenho uma sugestão pro fórum.
Nesse fórum há três tipos de membro:
1.Aqueles que postam questões;
2.Aqueles que resolvem questões;
3.aqueles que postam e resolvem questões.
Pois bem,deveria ter dois tipo de ranking:um para os que resolver questões e outro para os que postam questões.Pois alguns membros jogam dezenas de questões por dia,chegando assim a uma alta posição no ranking sem resolver questão alguma.
Ressalvo,ainda,que postar uma questão é bem fácil,já postar a resolução é algo bem mais difícil.
Assim teríamos dois times,e um membro podia jogar nos dois times:no time dos que postam e no time dos que resolvem.

Fica aí a dica.Espero que tenham gostado.

:):)



Imagination is more important than
knowledge(Albert Einstein)

Avatar do usuário
Killin
3 - Destaque
Mensagens: 1085
Registrado em: Ter 28 Jun, 2016 15:31
Última visita: 20-12-23
Jul 2017 09 23:46

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por Killin »

Talvez isso pudesse ser resolvido fazendo com que a pessoa só passasse de nível ao ganhar ''likes'', ou seja, a quantidade de postagens não influenciaria em nada. Quando eu entrei no fórum no começo eu pensei que fosse assim, mas depois que vi que você ia passando de nível pela quantidade de mensagens...



Life begins at the end of your comfort zone.

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 16 00:37

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Estou dando uma olhada na implementação destas ideias, e estou achando que consigo fazer!

Vou estudar como fazer da melhor maneira possível e retorno neste tópico para dar qualquer feedback :)

Muito obrigado pela dica.
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 16 09:39

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

Gostei de ideia. Isso com certeza motivaria/incentivaria mais participantes a responder.

Só não sei se a melhor estratégia é pelos "likes". Você não pode obrigar alguém a "gostar" de uma resposta que você deu. Talvez fosse mais apropriada uma pontuação em cima de "respostas aceitas" (com a opção de termos mais de uma por tópico, porque isso de fato pode ocorrer). E aí, em cima disso, coloque um trabalho dos moderadores de reforçar que as mensagens sejam marcadas de tal forma ou até eles mesmos marcando-as.



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 18 13:44

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Muito boa sugestão também. Vou analisar as duas, e de repente implementar as duas... Tem que estudar uns rankings maneiro pra incluir estas duas condições (like e respostas aceitas).


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 25 09:48

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Olá a todos,

Consegui fazer o primeiro passo para implementar essa melhoria (dois rankings).

Vejam que agora aparece, abaixo do avatar, a quantidade de soluções aceitas no fórum. Assim, poderei fazer um ranking em cima deste número.

Agora irei trabalhar nos bugs do novo fórum e começarei a implementar os novos rankings. Alguma sugestão de nomes para os rankings?

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 25 12:04

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

Algumas sugestões:

Participativo
Destaque
Nerd
Professor particular
Sabe-tudo
Isaac Newton
Albert Einstein



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 25 14:41

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

Caju, uma outra sugestão minha seria colocar esse rank em percentual. A referência seria o total de mensagens do fórum, ou de uma categoria pra ficar mais preciso, creio eu. Assim, eu poderia ser Nerd em um, mas apenas participativo em outro.

A ideia do percentual é porque, num primeiro momento, se o fórum tem 100 mensagens e eu respondi 50 destas, provavelmente serei um Einstein. Mas, depois de uns anos, quando o fórum tiver 1000 mensagens, se eu permanecer apenas com essas 50, eu deveria ser, no máximo, participativo.

Resumindo, para manter o status, o membro teria que "correr atrás".

Talvez isso seja demais, mas eu sou assim, detalhista ao extremo às vezes. :mrgreen:



Avatar do usuário
caju
5 - Mestre
Mensagens: 2135
Registrado em: Qui 19 Out, 2006 15:03
Última visita: 27-03-24
Localização: Rio de Janeiro
Contato:
Jul 2017 26 01:23

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por caju »

Olá a todos,

Gostei da ideia do "ranking dinâmico".

Desenvolvi um pouco seu pensamento, csmarcelo, e pensei em dividir a quantidade de usuários que já resolveram alguma questão pelo número de rankings e colocar em ordem de soluções aceitas de cada um no seu respectivo ranking.

Por exemplo. Se existirem 100 usuários que já resolveram algum tópico, e temos 5 rankings, então o sistema coloca os 100/5=20 usuários com menos soluções aceitas no primeiro ranking, 20 no segundo, 20 no terceiro, ... e assim sucessivamente.

Assim, o membro teria que correr atrás conforme viriam chegando novos membros e aumentando a quantidade de pessoas em cada ranking.

Pensei também em colocar um peso em cada ranking. Tipo assim: em vez de ter 20 usuários em cada ranking (no exemplo anterior), poderíamos colocar 10 no primeiro ranking, 20 no segundo, 40 no terceiro, 20 no quarto e 10 no quinto (quer seria os pesos 1, 2, 4, 2 e 1).

Enquanto isso, estou arrumando os bugs dessa nova versão do fórum! hehehe

Grande abraço,
Prof. Caju


"A beleza de ser um eterno aprendiz..."

Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2017 26 11:52

Re: Dois tipos de Ranking

Mensagem não lida por csmarcelo »

Caju,

Pensei em algo assim: para eu ser Albert Einstein (supondo que este será o rank mais elevado), meu percentual de soluções aceitas dentro de um determinado assunto deveria corresponder a, pelo menos, 10% do total de tópicos dentro desse assunto.

Funcionaria da mesma forma que o ranking de total de mensagens, com a diferença que a quantidade de pontos necessários para se atingir uma determinada posição tenderia a aumentar com o passar do tempo.

Da forma que você colocou, poderíamos ter pessoas com rank alto, mas participação baixa, não?

Além disso, seria justo o meu esforço ser diminuído pelo de outra pessoa? É mais ou menos isso que aconteceria.

Colocando em cima do total, todo mundo teria a chance de ser um "Albert Einstein", dependendo unicamente do esforço pessoal.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Sugestões de Melhorias”