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Vocês devem ter notado que o site ficou um período fora do ar (do dia 26 até o dia 30 de maio de 2024).

Consegui recuperar tudo, e ainda fiz um UPGRADE no servidor! Agora estamos em um servidor dedicado no BRASIL!
Isso vai fazer com que o acesso fique mais rápido (espero 🙏)

Já arrumei os principais bugs que aparecem em uma atualização!
Mas, se você encontrar alguma coisa diferente, que não funciona direito, me envie uma MP avisando que eu arranjo um tempo pra arrumar!

Vamos crescer essa comunidade juntos 🥰

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Concursos PúblicosVUNESP - Raciocínio Matemático Tópico resolvido

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rramenzoni
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Mar 2021 11 23:24

VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

Uma empresa de motofrete realiza 1 020 serviços por dia, divididos igualmente entre todos os seus motofretistas. Em um certo dia, 17 motofretistas não compareceram ao trabalho, e para que os serviços do dia fossem todos realizados, os que compareceram ao serviço fizeram 3 entregas a mais que o normal. O algarismo das unidades que representa o total de motofretistas dessa empresa é
Resposta

b) 5
vi a seguinte solução e não entendi (negrito):
Número de motofretistas que não compareceram = 17
Entregas a mais que serão feitas por (X) = 3
Logo, 17 * 3 = 51
X - 17 = 51 (entregas a mais para os que sobraram)
X = 68

1020 / 68 = 15 entregas para cada um dos que compareceram
Logo, num dia normal são 12 (15 - 3) entregas por motofretista.
Assim: 1020 / 12 = 85 motofretistas num dia sem faltas.

Alguém pode me ajudar?

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NathanMoreira
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Mar 2021 11 23:58

Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por NathanMoreira »

rramenzoni ,

Pra falar a verdade, nem eu entendi essa resolução aí. Vou deixar como eu resolveria:

[tex3]x[/tex3] : quantidade de motofretistas
[tex3]y[/tex3] : quantidade de serviço que um motofrete faz
rramenzoni escreveu: 11 Mar 2021, 23:24 Uma empresa de motofrete realiza 1 020 serviços por dia, divididos igualmente entre todos os seus motofretistas.
[tex3]y=\frac{1020}{x}[/tex3]
rramenzoni escreveu: 11 Mar 2021, 23:24 Em um certo dia, 17 motofretistas não compareceram ao trabalho, e para que os serviços do dia fossem todos realizados, os que compareceram ao serviço fizeram 3 entregas a mais que o normal.
[tex3]y+3=\frac{1020}{x-17}[/tex3]
[tex3](y+3).(x-17)=1020[/tex3]

[tex3]\text{Substituindo }y=\frac{1020}{x}[/tex3]

[tex3]\left(\frac{1020}{x}+3\right).(x-17)=1020[/tex3]
[tex3]\left(\frac{1020+3x}{x}\right).(x-17)=1020[/tex3]
[tex3]\frac{(1020+3x).(x-17)}{x}=1020[/tex3]
[tex3]\frac{1020x-17340+3x^{2}-51x}{x}=1020[/tex3]
[tex3]\cancel{1020x}-17340+3x^{2}-51x=\cancel{1020x}[/tex3]
[tex3]3x^{2}-51x-17340=0[/tex3]

Simplificando ambos lados da igualdade por 3:

[tex3]x^{2}-17x-5780=0[/tex3]
[tex3]\Delta =(-17)^{2}-4.1.(-5780)[/tex3]
[tex3]\Delta =289+23120[/tex3]
[tex3]\Delta =23409[/tex3]

[tex3]x=\frac{-(-17)\pm \sqrt{23409}}{2.1}[/tex3]
[tex3]x=\frac{17\pm 153}{2}[/tex3]

[tex3]x_1=\frac{17+153}{2}={\color{red}\boxed{85}}[/tex3]

[tex3]x_2=\frac{17-153}{2}=-68[/tex3] [tex3]\rightarrow [/tex3] não convem, visto que [tex3]x[/tex3] se trata de uma quantidade de pessoas, que não pode ser negativa.

Portanto, o algarismos das unidades que representa o total de motofretistas dessa empresa é 5.

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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

É justamente desta resolução que vc fez que quero fugir! calcular essa raiz na hora da prova?! tem algum método rápido? dá para saber que fica entre 100 e 200 e que termina em 3. Aí vc testa um número central primeiro? por acaso 153...
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NathanMoreira
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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por NathanMoreira »

rramenzoni , basta fazer o mmc:

[tex3]\sqrt{23409}=\sqrt{3^{2}.3^{2}.17^{2}}[/tex3]
[tex3]\sqrt{23409}=3.3.17=153[/tex3]
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LostWalker
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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por LostWalker »

O Poder da Matemágica
rramenzoni escreveu: 11 Mar 2021, 23:24 Logo, 17 * 3 = 51
X - 17 = 51 (entregas a mais para os que sobraram)
X = 68
Olha, eu fiquei bem encucado com essa lógica, então tentei aplica-la em outro exemplo e não, não bateu, tentei preservar ao máximo o exercício, usando até valores com números primos.

Vamos falar assim: Um loja faz 15 entregas por dias, dividas igualmente pelos seus funcionários. Num dia, 2 empregados faltam e cada funcionário precisa entregar 2 pacotes a mais. Aplicando essa lógica aí, seria:

[tex3]2\cdot2=4\\x-2=4\,\,\,\therefore\,\,\,x=6\\15/6 = \,???[/tex3]

Não faz sentido. O resulto correto é que essa loja possui 5 funcionário, cada um entrega 3; quando 2 faltaram, cada um entregou 5 (2 pacotes a mais).



Dinamizando o exercício
Ainda assim, existe uma maneira rápida de fazer através de algumas suposições. Vamos de definir que [tex3]\boxed{x}[/tex3] é o número de empregados nesse dia atípico e que [tex3]\boxed{M}[/tex3] é a quantidade média de entregas num dia comum. Podemos fazer duas afirmações:

[tex3]1020=(M+3)\cdot x\\1020=M\cdot (x+17)[/tex3]

Igualando...

[tex3](M+3)\cdot x=M\cdot (x+17)\\{\color{Red}\cancel{\color{Black}M\cdot x}}+3\cdot x={\color{Red}\cancel{\color{Black}M\cdot x}}+17\cdot M\\\boxed{3\cdot x=17\cdot M} [/tex3]



Teoria dos Números
Isso é uma igualdade muito útil. Ocorre que, [tex3]\boxed{x,M\in\mathbb{N}}[/tex3] e [tex3]\boxed{\mdc(3,17)=1}[/tex3] , ou seja, necessariamente, [tex3]\boxed{x=17k}[/tex3] e [tex3]\boxed{M=3k}[/tex3] , tal que [tex3]\boxed{k\in\mathbb{Z}}[/tex3] . escrevendo isso, temos:

[tex3]3\cdot {\color{SeaGreen}x}=17\cdot {\color{Purple}M}\\\boxed{3\cdot {\color{SeaGreen}17k}=17\cdot {\color{Purple}3k}}[/tex3]


Basta agr testarmos os valores sabendo que [tex3]\boxed{1020=(M+3)x}[/tex3]

Tabela completa:
[tex3]\begin{matrix}
k&M&x\\1&3&17\\2&6&34\\3&9&51\\4&12&68\\5&15&85\\6&18&102\\\vdots&\vdots&\vdots
\end{matrix}[/tex3]


Atalho
Vamos dinamizar um pouco, sabemos que [tex3]\boxed{1020=M\cdot(x+17)}[/tex3] , vamos supor que [tex3]\boxed{M=10}[/tex3] , logo [tex3]\boxed{x+17=102\,\,\,\therefore\,\,\,x =85}[/tex3] (aqui é só um palpite, sabemos que [tex3]85[/tex3] é a resposta, mas essa é só uma coincidência), conforme o [tex3]\boxed{\uparrow M\equiv\downarrow x}[/tex3] , note que há palpites que se aproximam de [tex3]\boxed{M=10,x=85}[/tex3] , então vamos pular os inicias e testar a partir do [tex3]\boxed{k=4}[/tex3]

[tex3]k=4\,\,\,\therefore \,\,\,M=12\,\,\,\therefore \,\,\,x=68[/tex3]
[tex3]1020=M\cdot(x+17)\\1020=12\cdot85\\\boxed{1020=1020}\,\,\,\mbox{Valor encontrado}[/tex3]

O atalho diminui o número de testes pra fazer, o que ajuda bastante, e como sabemos, o número total [tex3]\boxed{T=x+17}[/tex3] , logo, [tex3]85[/tex3] já é a resposta propriamente dita.


Resposta
[tex3]\color{MidNightBlue}\boxed{5}[/tex3]
Editado pela última vez por LostWalker em 12 Mar 2021, 14:25, em um total de 2 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

Nathan, este método não é rápido quando o número é grande. Mas agradeço sua ajuda!
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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

Lost Walker, só uma dúvida de interpretação da tabela: Como ler a linha k = 4 isoladamente? ela faz sentido apenas matemático? jogando na equação 1020 = M. (x+17) aí parece que harmoniza com o enunciado.
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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por rramenzoni »

Lost, apliquei a lógica maluca que nem vc em outros exercícios e não funciona mesmo. Com certeza funcionou por coincidência!
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LostWalker
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Re: VUNESP - Raciocínio Matemático

Mensagem não lida por LostWalker »

rramenzoni, nossa, eu tive que pesquisar até lembrar. A forma correta seria

[tex3]k=4\leftrightarrow M=12,\,x=68[/tex3]
"[tex3]k[/tex3] é igual a 4, se, e somente se, [tex3]M[/tex3] é igual a 12 e [tex3]x[/tex3] é igual a 68"

Editado pela última vez por LostWalker em 12 Mar 2021, 18:29, em um total de 2 vezes.
"[...] Mas essa é a graça dos encontros e desencontros: a Coincidência e o Destino. Se pudesse resumir, diria: A causalidade é a Ironia do Universo."
-Melly
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