Concursos Públicos(COPEVE-UFAL 2015) Combinatória e Probabilidade Tópico resolvido

Este é o fórum para postagem de problemas cobrados em Concursos Públicos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
rramenzoni
Elite
Mensagens: 167
Registrado em: Qui 05 Out, 2017 11:59
Última visita: 22-04-24
Jul 2019 12 17:29

(COPEVE-UFAL 2015) Combinatória e Probabilidade

Mensagem não lida por rramenzoni »

Fernanda trabalha numa fábrica de tintas e precisa armazenar seis caixas de matérias-primas (A, B, C, D, E e F) em seis depósitos distintos (1, 2, 3, 4, 5 e 6), de modo que a caixa A não seja armazenada no depósito 1, nem a caixa B, no depósito 2. Se Fernanda não conhece tais limitações, qual a probabilidade dessa restrição ser respeitada?
Resposta

0,7
Colegas, não interpreto que todos os depósitos precisam ser preenchidos. Para chegar ao gabarito tem que considerar que o total de possibilidades para armazenar as 6 caixas em 6 depósitos é P6!, porém, exceto caixas A e B, não vejo restrição para que as demais fiquem num mesmo depósito, por exemplo.
meu ponto de partida foi 6x6x6x6x6x6 (6^6)
caixa A 5 possibilidades
caixa B 5 possibilidades
demais caixas 6 possibilidades cada
5x5x6^4 / 6^6 = 0,6944 (deu para acertar por aproximação, mas pode ter sido coincidência)

Alguém me acompanha?

Última edição: rramenzoni (Sex 12 Jul, 2019 17:35). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jul 2019 12 17:45

Re: (COPEVE-UFAL 2015) Combinatória e Probabilidade

Mensagem não lida por csmarcelo »

A palavra-chave aqui é "distintos".

Confesso que às vezes tambem me confundo com esses enunciados. Criou-se um "padrão" de enunciados em análise combinatória que, ao meu ver, muitas vezes não é nada claro, mas com o qual precisamos nos acostumar.




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Concursos Públicos”