Concursos PúblicosAnálise combinatória Tópico resolvido

Este é o fórum para postagem de problemas cobrados em Concursos Públicos.

Moderador: [ Moderadores TTB ]

Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Jun 2019 18 05:58

Análise combinatória

Mensagem não lida por legislacao »

A responsabilidade pelo controle das contas-correntes que 12 empresas — 5 farmácias, 4 oficinas automobilísticas e 3 restaurantes — mantêm em determinado banco será aleatoriamente dividida entre os técnicos bancários Luíza e Mateus.

Considerando que, na situação hipotética acima, ambos os técnicos ficarão com o mesmo número de contas, julgue os itens a seguir.

Há mais de 1.000 maneiras distintas de se dividir essa responsabilidade.
gabarito:
Resposta

errado
A resolução que eu achei considerou essa questão como um caso de combinação, porém, apesar de bater com o gabarito, não sei foi resolvida da forma correta. Eu não consigo entender como a ordem não importa, pois, considerando que cada um precisa ficar com 6 empresas, podemos ter uma divisão na qual Luíza fique com 5 farmácias e 1 oficina, e Mateus fique com 3 oficinas e 3 restaurantes, o que ao meu ver indicar que a ordem faz diferença.

Em que parte do raciocínio estou errando?

Última edição: legislacao (Ter 18 Jun, 2019 05:59). Total de 1 vez.



Avatar do usuário
csmarcelo
6 - Doutor
Mensagens: 5114
Registrado em: Sex 22 Jun, 2012 22:03
Última visita: 17-04-23
Jun 2019 18 11:07

Re: Análise combinatória

Mensagem não lida por csmarcelo »

Não entendo a dificuldade das pessoas serem claras nos enunciados de análise combinatória.

Ao meu ver, da forma que está, não dá pra saber se a distinção é relativa às contas ou aos tipos de conta.

Pode-se alegar que, pela complexidade que seria considerar a distinção pelos tipos de conta, é provável que seja pelas contas. Em algumas situações, também podemos apelar para o bom senso, como eu mesmo já fiz aqui, mas, nesse caso, não acho absurda nenhuma das duas possibilidades.

Talvez eu que seja limitado mesmo... :lol:

Bem, dito isso, considerando a distinção pelas contas, teríamos [tex3]C^{12}_6=924[/tex3] maneiras. Veja: estamos escolhendo 6 contas de 12 e dando-as à Luíza. Consequentemente, as restantes serão de Mateus.

-----------------------------------------------------------------------

Eu vi uma outra resolução que trabalha com anagramas.

Considere as contas em sequência, como espaços reservados para as letras de uma palavra. Cada posição da "palavra" está vinculada a uma conta especifica e cada "letra" indica a quem aquela determinada conta pertence.

L = a conta pertence a Luíza
M = a conta pertence ao Mateus

L L L L L L M M M M M M

Agora basta fazermos como faríamos com uma palavra de verdade, ou seja, permutar as letras desconsiderando as repetições.

Dessa forma, também temos um total de [tex3]\frac{12!}{6!6!}=924[/tex3] maneiras de distribuir as contas.




Avatar do usuário
Autor do Tópico
legislacao
Ultimate
Mensagens: 803
Registrado em: Qui 14 Mar, 2019 05:19
Última visita: 19-03-24
Jun 2019 19 17:28

Re: Análise combinatória

Mensagem não lida por legislacao »

csmarcelo,

"Não entendo a dificuldade das pessoas serem claras nos enunciados de análise combinatória."

Pois é :lol:

Acho que o mais adequado é seguir esse raciocínio que você falou, de usar o bom senso e também analisar o contexto da prova.

Muito obrigado pela resposta!




Responder
  • Tópicos Semelhantes
    Respostas
    Exibições
    Última msg

Voltar para “Concursos Públicos”